É fundamental ler o manual do proprietário, mas é mais que fundamental pesquisar a internet em busca de informações atualizadas sobre a moto que você pretende comprar.
Há diversos fóruns de proprietários na internet, e neles você pode encontrar informações complementares que podem fazer toda a diferença.
Sites como o Reclame Aqui costumam apresentar casos bem interessantes para análise pelos futuros compradores.
Saber como a empresa se comporta quando surge um problema, pesquisar referências no mercado, conhecer a(s) concessionária(s) onde você poderá comprar e fazer a manutenção de sua moto podem pesar muito na sua escolha.
Também é importante analisar se as reclamações são procedentes. Um cliente que reclama porque sua moto apresentou problema porque ele fez algo que o manual do proprietário dizia que ele não poderia fazer não deveria reclamar.
Da mesma maneira, empresas que se omitem quanto à solução de problemas merecem ser vistas com desconfiança pelo mercado.
Infelizmente no Brasil a maior parte das empresas, sejam montadoras ou concessionárias, peca no atendimento aos clientes.
O que é incompreensível, porque a fidelização da clientela deveria ser a prioridade número 1.
Afinal, hoje você está comprando sua primeira moto, e daqui a alguns poucos anos estará passando ela pra frente (e guardando-a pra sempre na garagem da memória), e sairá em busca de sua segunda moto.
Um cliente com boa experiência com a marca e com a concessionária provavelmente buscará sua nova companheira no mesmo endereço.
Já o cliente que foi tratado que nem lixo (porque depois da venda, muitas concessionárias vêm os clientes com algum problema com sua moto como um mero estorvo), esse cliente não volta e ainda faz propaganda negativa para família, colegas, vizinhos, cobrador e passageiros do ônibus.
Nos países do primeiro mundo, essa lição já foi aprendida, o consumidor é tratado com respeito, e ai da empresa que não o fizer.
Mas no país onde querem enfiar fuleco e caxirola goela abaixo do povo....
Um abraço,
Jeff
PS: Quando pensar em comprar sua segunda moto (e a terceira, quarta, quinta...), não se esqueça daquelas dicas da Apresentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário