sábado, 14 de novembro de 2015

Exercício para praticar o contra-esterço

Nós sempre falamos para aprender a praticar o contra-esterço, e finalmente encontrei um vídeo que ensina como fazer isso.

Esse domínio da moto é algo que você precisa ter porque desviar de um problema é muito mais eficiente e menos complicado do que simplesmente frear.

Aquele acidente da postagem do outro dia poderia ter sido evitado com essa técnica.

Note o jogo de cintura dos pilotos e a maneira como eles empurram o guidão direito para ir para a direita, e empurram o guidão esquerdo para ir para a esquerda.

Isso é o contra-esterço, e ele pode ser o seu melhor amigo na hora do sufoco. 

Inicialmente os cones estão colocados a uma distância de 11 metros uns dos outros e a extensão total é de 66 metros — você vai precisar encontrar um estacionamento ou rua fechada ao trânsito com pelo menos 80 metros livres.
A meta é atingir uma velocidade de 50 km/h costurando entre os cones, sem frear nem acelerar. 

Sempre comece com velocidades menores e vá aprimorando o domínio.

Quando estiver craque, pratique a manobra evasiva, que simula desviar de um carro parado na sua frente em uma rodovia.
Pratique essa manobra por vários fins de semana desviando tanto para a esquerda quanto para a direita — ela poderá salvar sua vida e sua moto muitas e muitas vezes.

Não importa se a sua moto é grande ou pequena: aprenda, pratique muito e não vacile na hora de usar o contra-esterço e as manobras evasivas.

Aquele circuitinho das aulas da motoescola só serve para tirar a carteira de habilitação.

Para sobreviver no trânsito, não serve para nada.

Um abraço,

Jeff
PS: Lembre-se que todo exercício com a moto tem o risco de cair associado. 
Os autores do vídeo não recomendam fazer os exercícios sozinho em local isolado devido à possibilidade de queda com uma moto pesada. 
Tome os devidos cuidados para não levar um tombo e se machucar sem ter recursos para pedir ajuda.

5 comentários:

  1. Não custaria nada a nossas moto-escolas ensinar estas técnicas. Mas a única preocupação delas é "treinar" os aspirantes a motociclistas a percorrer o circuito da prova de habilitação, que não reflete a realidade encontrada no dia-a-dia do trânsito.

    ResponderExcluir
  2. O único problema desses treinamentos, pelo menos pensando em minha cidade ou as que conheço. Não existem estacionamentos abertos como esses que eles utilizam e se houvessem ou seriam cercados pois seriam de supermercados ou se houver algum como esses utilizados em outros países como nos EUA (o que nunca vi no Brasil), estariam lotados, impossibilitando o treinamento.

    Venho pensando em algum local para treinar esse tipo de manobras, porém nunca consegui encontrar algum adequado. Em minha cidade o mais próximo seria um local utilizado pelas auto escolas para a prática de aulas tanto de moto, quanto de outros veículos e seria arriscado pois estaria no meio de diversos pilotos em treinamento de diversos veículos e a entrada não seria permitida, pois só é permitida a entrada de veículos de auto escolas associadas.

    Existe alguma sugestão de local que eu poderia verificar se existe em minha região, Jeff?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caio!
      No meu tempo de novato era mais fácil encontrar locais com pouco movimento e estacionamentos vazios de supermercados.
      Pátios de hipermercados são maiores, demoram mais a lotar. Não há nenhum desses em sua área que você possa ir fazer compras logo cedo em uma manhã de domingo?
      Se algum vigia estranhar você indo para lá e para cá, você fala que está com dificuldade para achar uma vaga ;)
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. É então, pensei justamente em um estacionamento de um supermercado que costuma estar bem vazio, porém existem alguns seguranças que ficam em suas motos de um lado pro outro e que costumam ser bem ignorantes que não vão gostar nada da minha presença fazendo manobras com a moto.

      O jeito é testar assim que minha moto chegar que será uma cria de Jezebel, uma Horizon 150. Ansioso para aplicar seus ensinamentos em minha primeira moto.

      Excluir
    3. Não deixe de ler a postagem / assistir o vídeo do dono de Horizon que deu um depoimento sobre o procedimento de medição do nível de óleo dessa moto!

      Vai o link para o caso de ter passado por ela:

      https://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/10/o-video-da-polemica-do-1-litro-de-oleo.html

      Um abraço! Jezebel e eu ficamos felizes que o blog tenha sido útil!

      Jeff

      Excluir