quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Como consertar uma escapada da roda traseira

Como consertar uma escapada da roda traseira...

Pensou bobagem, né?

Mas estou falando daquela situação onde você acelera e a moto começa a derrapar a roda traseira:

Se você não reverter isso rapidamente, é tombo certo.

Felizmente encontrei este outro vídeo onde vários pilotos escapam do tombo aliviando o acelerador ao mesmo tempo em que deslocam o corpo para frente a fim de aliviar o peso sobre a roda traseira.

Isso desloca o centro de gravidade para a frente, aliviando a tração da roda traseira e diminuindo a tendência de desequilíbrio e derrapagem.

É contra-instintivo, mas funciona, então vale a pena aprender uma técnica que pode ser muito útil.

De brinde, algumas escapadas de acidentes por pura sorte. 

PS: Comentário enviado pelo Dan, que ao contrário do autor da postagem, já pilotou motos grandes:

Os motociclistas levantam por reflexo e devido à moto jogá-los, pois ela escorrega e logo adere ao piso. Dei risada com o efeito cagaço dos caras, sei bem como é! 

Se ele diz, eu acredito — de qualquer forma, fica aí o vídeo mostrando como não cair em uma situação dessas.


Um abraço,

Jeff

PS: Hoje tem postagem dupla, dá uma olhada aí em baixo.

5 comentários:

  1. Eles chamam esse efeito da moto jogar o piloto pra frente de highside. O ideal eh maneirar na aceleração assim que começar a perder o controle.

    ResponderExcluir
  2. deu pra ve ali que muita recuperou aliviando o acelerador e a levantada veio depois, possivelmente a levantada é só consequência, alias, quando eu crescer gostaria de ter intimidade com a minha moto como o cara da supermotard, o que foi aquilo em 2:19???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drifting?
      Tem gente que percorre um circuito inteiro derrapando e brincando...
      https://www.youtube.com/watch?v=20XsaHpRQC8
      Só não publico o vídeo no blog para não dar mau exemplo para a moçada,,, hehehe
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Sim o reflexo é de aliviar o acelerador, nisso o pneu adere e lança o piloto para o lado contrário da curva (maldita física!), dependendo do piso isso pode ocorrer mesmo sem aliviar o acelerador, o pneu escorrega e logo adere. ;-)

      Excluir
  3. Repararam que no primeiro vídeo o único motociclista sem a jaqueta é justamente o que cai? O universo sendo fdp só pra não perder o hábito kkkkkk

    ResponderExcluir