quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A honda atendeu aos pedidos do blog!!!

Olha como são as coisas! Rufem os tambores!

Depois de ler o blog colecionar tantos motores detonados de Titans, Fans e Bros, a honda reformulou os Manuais de Proprietário!

Agora não tem mais toda aquela enrolação de ir de uma página para outra, nem confusão!

Olha só como ficou bonito o procedimento bem explicadinho de como fazer a troca de óleo da moto:
Podia ter sido sempre assim, né dona honda?

Agora não tem como errar, o manual HOJE é bem detalhado.

Ele explica passo a passo que você é obrigado a ligar o motor e deixá-lo em marcha lenta depois de colocar a quantidade de 1 litro, medir o nível de óleo e completar COM MAIS ÓLEO até atingir a marca superior da vareta.

Na verdade eles continuam dando aquela enroladinha básica bem discreta lá no item 7: "Se necessário, adicione óleo".

Sempre falta um pouquinho de óleo, né dona honda?

Por que já não diz logo "Coloque 1,x litro"?

Aí não dava confusão...

Mas veja como a raposa perde os ovos, mas não perde a ovelha (ou algo assim):

Não se iluda com esse procedimento!

VOCÊ AINDA PRECISARÁ MEDIR CORRETAMENTE O NÍVEL PELA MANHÃ NO DIA SEGUINTE!

Essa medição feita após a troca é enganosa, porque o motor está totalmente quente.

Quando você medir no dia seguinte pela manhã, aguardando os poucos minutos determinados, vai descobrir que ainda está faltando óleo.

O manual da Edith (minha regal raptor Fenix Gold com motor baseado na honda Rebel vendida no mundo todo, menos no Brasil) pede 1,9 litro. Na oficina logo após a troca, são necessários 2,3 litros para chegar ao nível superior da vareta medidora.

Mas no dia seguinte, medindo após ligar o motor 2 a 3 minutos, a vareta aparece seca e são necessários mais 300 ml, totalizando 2,6 litros para um motor com "capacidade de óleo" de 1,9 litro... 

Se você ignorar esse macete, vai sempre deixar sua moto sem óleo.

SEMPRE FAÇA A MEDIÇÃO PELA MANHÃ COM O MOTOR FRIO DEPOIS DE LIGAR E MANTER EM MARCHA LENTA PELOS POUCOS MINUTOS RECOMENDADOS, PRINCIPALMENTE NO DIA SEGUINTE À REVISÃO E TROCA DE ÓLEO.

Somente a medição "a frio" é que garante o nível correto de óleo de sua moto — na medição com o motor quente o resultado é falso por causa da dilatação do óleo pelo calor.

Ou seja, o procedimento completo da honda ainda está incompleto.

Outra coisa:

A honda continua afirmando no manual do proprietário que a capacidade de óleo é de 1,0 litro.

O que você entende lendo isso?

Que não pode colocar mais do que 1,0 litro de óleo, porque se colocar mais, estará acima da capacidade do motor, certo?

E colocar mais óleo do que o recomendado estraga o motor, certo?

Pois é.... mas não fique em dúvida.

A dona honda é muito distraída, num lugar ela diz uma coisa e em outro diz outra:

Engraçado que para o proprietário ela diz que é 1 litro e na ficha técnica ela diz que é 1,2 litro.

A desculpa que o "motor esconde óleo" não cola, porque quem já desmontou um motor sabe que depois de escoar o óleo do motor não sobram 200 ml lá dentro. Quando muito, e com boa vontade, uns 50 ml.

Então você pode colocar aquele tiquinho a mais de óleo que o motor vai pedir quando você conferir a vareta sem medo de estragar o motor.

O que não pode fazer é como muita gente faz, achar que fez o procedimento errado e rosquear a vareta. NUNCA ROSQUEIE A VARETA PARA ENCONTRAR O ÓLEO!

Faça o que o Manual do Proprietário manda, complete com mais óleo até atingir a marca de nível superior. Não tem erro.

E olhe só o que está escrito no site da honda:

Percebeu o detalhe?
Não?

Tudo bem, eu amplio para você ver melhor:


Óleo grátis em 7 revisões.

Você entende que são as 7 primeiras revisões, né?

Quem mandou não ler as letrinhas miúdas lá embaixo da página?
Fornecimento de óleo grátis válido só a partir da 3ª revisão... 

Se você quiser usufruir do óleo grátis, vai ter de fazer 9 revisões, pagando o óleo nas duas primeiras e todas as peças e serviços em todas as revisões. Dúvida: certeza que esse óleo é "grátis" mesmo?

Hummm.... mais duas revisões...

Será que não deu certo bancar só as 7 primeiras revisões, tiveram que esticar o prazo em quase 30% para tentar evitar a quebradeira de motores?

Mesmo colocando esse motor 160 com cabeçote e cilindro cheios de aletas e aquelas carenagens enormes, tudo para ajudar a resfriar o motor?



Ou será que fui eu que não li as letras miúdas da primeira vez que vi o anúncio?

Ah, essas letrinhas miúdas... tsk, tsk.

Dona honda, diz pra gente:

Esse óleo grátis é só 1 litro, ou inclui também o chorinho para chegar no nível superior da vareta, dona honda?

Vê lá, hein?

Fique de olho nas suas concessionárias porque tem muita gente por aí que só bota 1 litro e deixa o dono se ferrar de verde e amarelo...

Ele confia que a moto sai da revisão bem lubrificada, mas o cara que entrega a moto dá uma enrolada legal, dona honda.

Porque na hora de mostrar para o dono que trocaram o óleo, ele mostra a vareta com o óleo no nível certinho na marca de cima da vareta...

Só que ele nunca se lembra de fazer o procedimento certo do manual, ele nunca liga o motor antes de medir o nível... então ele mostra que tem um óleo que não tem.

Bom, a senhora sabe disso, né?

Se ainda não sabe, está sendo muito... ahn... descuidada.

Agora você proprietário que ainda achava que 1 litro é 1 litro, não tem mais desculpa — a dona honda está dizendo tudo claramente, é só ler, ENTENDER, e fazer a coisa certa;

Então nunca foi só 1 litro?

Não, nunca foi. E o autor do blog não é um doente mental imbecil que escreve asneiras ;)

E não se descuide de repor o óleo, a honda avisa que ele é consumido naturalmente e precisa ser reposto.

Esse óleo semissintético 10W-30, fino demais para o Brasil, passa fácil entre os anéis e é consumido (queimado) muito mais rapidamente que o antigo óleo mineral 20W-50.

Você não percebe que o óleo está sumindo do cárter porque as motos modernas usam catalisador, que elimina a fumaça. 

Se você se descuidar da verificação periódica do nível de óleo, seu motor vai fundir e a honda dirá com razão que te avisou, você que não leu o manual.

Leia você mesmo lá onde diz Inspeção do nível, agora finalmente está tudo muito bem explicadinho no manual: 
Isso quer dizer que você não pode sair rodando por 3000 km sem lembrar de repor o óleo, ele precisa ser conferido idealmente todos os dias, porque vazamento não tem hora para começar, ou no mínimo uma vez por semana, e sempre após trajetos longos.

E o nível precisa ser completado para que fique sempre próximo da marca superior da vareta medidora.

Também não caia na besteira de usar óleo semissintético 10W-30 se a sua moto foi feita para usar (e tenha certeza de que ela está muito feliz com) o bom, velho e confiável óleo mineral 20W-50. 

IMPORTANTÍSSIMO:

Você nunca poderá deixar de conferir se o óleo que colocaram na sua moto na revisão da concessionária ou oficina realmente está no nível superior da vareta medidora.

Porque como a honda diz, rodando com pouco óleo seu motor poderá sofrer sérios danos. E tem gente muito distraída por aí em oficinas e, surpreendentemente, também nas concessionárias. E não só da honda, isso vale para todas as marcas. Os antigos donos de dafra Speed e Kansas que o digam.

DICA: Rodando com pouco óleo, seu motor SOFRERÁ sérios danos. E depois não adianta chorar que a garantia já terá acabado. Se bem que todas as concessionárias de todos os fabricantes fazem de tudo para não reembolsar problemas desse tipo alegando descuido do proprietário. Ora, faça o favor...

Não sei se já falei, mas tem muita concessionária por aí que só coloca 1 litro e quer que o dono da moto se обрезка. Será que estou ficando muito repetitivo?

E por último:

NÃO SE ESQUEÇA DO PROCEDIMENTO CORRETO!

Senão, depois que acabarem as 7 revisões com óleo digrátis depois das 2 primeiras que você vai bancar do seu bolso, você correrá grande risco de começarem a colocar só 1 litro de óleo, ou você mesmo colocar só 1 litro de óleo, e detonar o seu motor por conta própria.

Para o fabricante e a concessionária tudo bem, já terá acabado a garantia mesmo...

Para agendar a oficina, é só dar um pulinho no balcão ali do lado.

Um abraço,

Jeff

13 comentários:

  1. O assunto é sério, e é exposto com bom humor. Muito bacana a sua preocupação com o bem estar alheio. Tomara que seus leitores sigam a sua orientação. Eu estou seguindo, confiante na longevidade do motor de minha moto. Abraços.

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    1. Obrigado, José, mas a orientação não é minha... é da honda e de todos os fabricantes, conforme os Manuais de Proprietário. A única coisa que faço é esclarecer o pessoal porque os manuais sempre induziram a um erro perpetuado por dezenas de anos. Agora do jeito que está escrito o manual da honda ainda tem problemas, mas ficou bem mais fácil de explicar e não tem mais como os teimosos insistirem em dar informações erradas, frequentemente lançando ofensas pessoais contra quem sempre afirmou o tempo todo as coisas como elas são. Azar de quem foge da realidade, preferindo acreditar que as coisas não são como são. Ela agora está aí bem explicada para todo mundo ver.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. O assunto é sério, e é exposto com bom humor. Muito bacana a sua preocupação com o bem estar alheio. Tomara que seus leitores sigam a sua orientação. Eu estou seguindo, confiante na longevidade do motor de minha moto. Abraços.

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  3. Parabéns à Honda por descrever os procedimentos de troca e verificação do nível de óleo do motor na forma de um passo a passo bem fácil de entender. Agora será que nos motores de motos não se pode mandar colocar a quantidade que seja padrão pra ficar no nivel máximo? Será que cada motor vai uma quantidade específica e por isso recomendam colocar sempre uma quantidade inferior e depois completar ? Pq nas motos eh assim e nos carros eh diferente e a quantidade recomendada geralmente corresponde ao nível máximo?

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    1. Olá, Deivisson!
      Também não vejo motivo algum para não se indicar uma quantidade exata que deixe o nível na marca superior.
      É o caso de se perguntar se não seria algo parecido com aquilo que aconteceu na volkswagen:
      Uma esperteza que acharam que era tão esperta que não iriam descobrir nunca. Foram bem, tiveram sucesso por 40 anos.
      Um abraço,
      Jeff

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  4. Ahh e tbm parabéns a Honda por falar exatamente qntos minutos se deve ligar e esperar pra medir o nivel de óleo ao invés de falar alguns ou vários minutos como outras marcas e que vc fica sem saber exatamente quanto tempo tem de deixqr o motor funcionando ou parado pra medir o nível de óleo!

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  5. Mas está sempre correto a explicação do manual. Está dito ali> CAPACIDADE de 1L.
    Não está escrito CAPACIDADE MAXIMA, sim o BASICO, o minimo que voce deve ter dentro do motor pra rodar um bom tempo.
    Se tivesse escrito CAPACIDADE MAXIMA de óleo, ai sim o limite seria o EXATO descrito.
    shaushsauhas entende quem quer.

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    1. Vai ser difícil encontrar alguém que concorde com essa interpretação sua... :-)
      Um abraço,
      Jeff

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    2. uhusahusahsau enquanto isso motores arregaçando aos 30 mil

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    3. Por isso que a única solução para o problema é a honda e os demais fabricantes virem a público via tv, rádio, jornal, revista para deixar claro de uma vez por todas que todo mundo sempre entendeu errado o que está escrito no manual do proprietário.
      Elas nunca que teriam coragem de assumir que as concessionárias sempre orientaram erradamente os clientes e na maioria das vezes não colocou a quantidade de óleo correta, mas pelo menos se esclarecessem publicamente essa questão as pessoas parariam de continuar destruindo seus motores. Mas isso interessa para eles?
      A atitude da honda mostra bem que enquanto eles puderem se defender dizendo que dão todos os avisos, e os proprietários é que não leem o manual, o continuarão fazendo.
      O empenho de garantir as primeiras trocas de óleo durante o período de garantia é prova clara dessa intenção. Apesar de essa atitude lesar os proprietários que não tiveram acesso ao manual porque compraram a moto de segunda mão, ou que não leram porque confiaram nas informações dos vendedores que ensinaram um procedimento de medição do nível de óleo incorreto, e o praticaram a cada revisão, o ministério público já mostrou que não está nem aí, pelo menos o de Santa Catarina sequer foi capaz de enquadrar a dafra — apesar do escândalo do 1 litro recomendado ser 1,4 litro real, um caso de má fé muito mais evidente que o da honda.
      Estamos por conta e o jeito é os consumidores se unirem e avisarem uns aos outros para que pelo menos os lucros com venda de peças e oficina diminua. Caso se unissem para forçar uma baixa dos preços abusivos, seria melhor ainda.
      Mas isso é utopia.
      Um abraço,
      Jeff

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  6. Tenho uma Bros 150 2014, esta com 53000 km, sempre utilizei mobil 10w30, e troco a cada 1500 km pois utilizou ela para viagens ao meu trabalho toda semana em outra cidade distante 160km. Na troca, sai no maximo uns 800 ml, e completo com 1L, porém, noto que minha roupa fica com cheiro de fumaça e o motor esta quente nas pernas, andando até pela cidade. As vezes eu completo o óleo com 600km rodados e aguenta de boa até os 1500 da troca. Vou utilizar o 20w50 e ver se noto alguma diferença. A cada 4000 km faço revisão com um mecânico de confiança e régulo válvulas, lubrifico rolamentos e tudo que merece a moto. Não vejo sinais de fumaça pela escapamento. Mas o odor nas roupas é notável. Obrigado pelas informações.

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  7. Olá Jeff,
    Parabéns pelo blog. Esclarece muito. Precisamos de mais pessoas assim, que queiram fazer a sua parte para melhorar o mundo.
    Minha dúvida: Essa questão de ter que acrescentar mais óleo no motor após a troca e no dia seguinte também vale para os carros??

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    1. Obrigado, João!
      Meu sonho é ver ninguém mais caindo nessas espertezas dos fabricantes.
      Sobre carros, não valia até pouco tempo atrás, estão mudando a regra do jogo no meio da partida.
      Dá uma conferida nesta postagem:
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/09/fabricantes-de-carros-mudam-as-regras.html
      Um abraço,
      Jeff

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