terça-feira, 3 de novembro de 2015

A busca da tangência perfeita

Pilotando em uma estrada cheia de curvas, a busca da tangência perfeita é um prazer e tanto...
Imagem: http://www.dailyventure.com/travel/Motorcycling-Mulholland-Drive-and-Highway

Normalmente o pessoal busca ficar junto à faixa divisória para fazer a trajetória de percurso mínimo que te levará à próxima curva, como os pilotos à frente nas duas fotos.
Imagem: http://www.smokymountainmansion.com/tail-of-the-dragon-us-129-famous-motorcycle-highway/

E não é só o pessoal das esportivas, todo motociclista busca a proximidade da faixa central.
Imagem: http://www.southbayriders.com/forums/threads/110500/

Infelizmente, alguns erram o lado da faixa...

Por esse motivo e também pelos motivos dos dois vídeos abaixo, a busca da trajetória perfeita tangenciando a faixa divisória pode não ser a melhor escolha.


Sem contar aquele lance do vídeo da outra semana:
Imagem: Vídeo da outra semana

Ficar muito perto da faixa divisória não é o melhor lugar para você estar na hora em que aparece alguém abrindo demais a curva... 

Ao colocar as rodas tangenciando a faixa divisória, você se esquece de que sua moto e seu corpo inclinado estão invadindo a contramão.
Imagem: http://www.sport-touring.net/

Você se ilude de que não está na contramão porque suas rodas estão na sua faixa — no entanto, na prática, você está quase inteiro na contramão sim, e nem percebe.

Como você nunca sabe o que vem depois de uma curva fechada, ficar muito perto do contra-fluxo te expõe a um perigo maior e rouba uma importante margem de manobra.

A velocidade na estrada é mais alta que na cidade.

Veículos em direções opostas na cidade trafegam a uma velocidade relativa de 60+60 = 120 km/h.

Na estrada, essa velocidade relativa será na casa dos 200 km/h — tudo acontece muito mais rápido.

Qualquer manobra nessa situação será feita no susto, e muita gente já mordeu um barranco na beira da estrada por conta disso.

Tenha sempre uma carta na manga para usar na hora em que for necessária, e escape das encrencas.

Mesmo porque você não está numa competição e ninguém está cronometrando seu tempo.

Um abraço,

Jeff

3 comentários:

  1. Olá Jeff, estou feliz em vir aqui lhe falar da minha primeira viagem de moto, 207Km de Belém-Pa a Bragança-Pa, mais uns 45 KM para a praia de Ajuruteua e a volta, claro. Como motociclista de primeira viagem usei todas as dicas que você compartilhou aqui e felizmente tive uma cansativa, porém deliciosa viagem. A sensação de paz interior e os detalhes da estrada foram incríveis, obrigado mais uma vez por todas as informações pertinentes que você sempre tem para compartilhar. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nane!
      Essa informação me deixa muito feliz! Viagem deliciosa, paz interior e detalhes da estrada, esse é o verdadeiro espírito motociclista! Bem melhor do que viver em guerra com o mundo fazendo pose de malvadão, como a turma curte muito por aí.
      Tudo de bom,
      Jeff

      Excluir
  2. Olá Jeff, estou feliz em vir aqui lhe falar da minha primeira viagem de moto, 207Km de Belém-Pa a Bragança-Pa, mais uns 45 KM para a praia de Ajuruteua e a volta, claro. Como motociclista de primeira viagem usei todas as dicas que você compartilhou aqui e felizmente tive uma cansativa, porém deliciosa viagem. A sensação de paz interior e os detalhes da estrada foram incríveis, obrigado mais uma vez por todas as informações pertinentes que você sempre tem para compartilhar. Um forte abraço.

    ResponderExcluir