domingo, 1 de fevereiro de 2015

Fiz o teste e não comprovei a denúncia, o Jeff é maluco

Jeff, fiz o teste do nível de óleo um dia após a troca em uma Titan, 20 mil km, usando óleo semissintético 10W-30, e nas duas medições deu o mesmo resultado: 

Com 1 litro de óleo, antes de ligar o motor e depois de ligar o motor por uns minutos, o nível de óleo ficou na mesma marca da vareta. 


Um abraço,

Jeff

Não, prezado Jeff. 

Apesar de às vezes começar a falar comigo mesmo, garanto que não estou maluco ainda não. Pelo menos pelas próximas horas.

Descobri essa história hoje pela manhã, conversando com o proprietário de uma Titan.

Ele estava no posto de gasolina, havia trocado o óleo no dia anterior e resolveu comprovar a denúncia ali de imediato, já que a moto dele estava estacionada lá há quase uma hora.

Fizemos o procedimento do jeito errado, sem ligar o motor, e encontramos o óleo no máximo da vareta, como previsto. 

Aí fizemos do jeito certo, ligando e desligando o motor, e encontramos o óleo no mesmo nível, tudo sem rosquear a vareta (rosquear é errado).

Fiquei com a maior cara de tacho até entender o que havia acontecido.

O mesmo teste feito em uma moto com óleo mineral 20W-50 encontra os níveis em pontos bem diferentes da vareta, como foi comentado na postagem Como Ver o Nível do Óleo:
Então por que isso não ocorreu na moto com o óleo semissintético 10W-30?

A explicação é a seguinte:

O óleo mais viscoso 20W-50 demora mais para retornar para o cárter porque ele é... mais viscoso.

Por ser mais viscoso, ele demora mais para passar pelas pequenas folgas do caminho de retorno da galeria de alimentação, fazendo o caminho inverso e passando através da bomba de óleo.

Isso permite o tempo necessário para fazer a medição e completar o nível de óleo.

Mas nas motos usando o novo óleo semissintético 10W-30, o óleo é tão pouco viscoso (tão fino, parece água) que retorna imediatamente para o cárter.

Não dá tempo de constatar que a quantidade recomendada não atinge o nível recomendado.

Resumo da história:

Os novos proprietários estão fundidos, porque não vão nunca descobrir jamais a quantidade correta de óleo para o seu motor.

Estão destinados a repetir a mesma experiência desse proprietário com quem conversei hoje:

Sua hooonda Titan anterior precisou fazer o motor 4 vezes e trocar o cabeçote em um período de 120 mil km... e a moto atual já está dando sinais de problemas no motor aos 20 mil km.

Ou seja...

É pra acabar mesmo.

Ou você acredita no que eu falo ou continua sendo freguês de concessionária.

Quatro retíficas em 120 mil km, mais um cabeçote, por baixo ele deixou na concessionária o equivalente a uma moto chinesa que, bem tratada, chega aos 100 mil km sem precisar fazer o motor. O Daniel e sua dafra Speed que o diga. E minha dafra Kansas Jezebel já está com 78 mil km. 

Mas isso não ocorre porque as dafra sejam melhores do que qualquer moto; ocorre porque tanto o Daniel quanto eu descobrimos que a quantidade de óleo recomendada para a troca estava muito errada e passamos a colocar a quantidade suficiente para manter o nível correto. Dono de Speed e Kansas que acredita na dafra e fica colocando apenas 1 litro faz o motor a cada 15 mil km ou vende a moto e nunca mais compra outra da mesma marca. 

O triste é que vou continuar falando que os motores estão sendo destruídos por causa disso e as pessoas vão continuar não acreditando.

Agora já posso ficar maluco.

Filme Além da Imaginação, Spielberg, 1983

Um abraço,

Jeff

7 comentários:

  1. ta... Quantos litros de óleo deve botar na CB300???

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  2. Respostas
    1. A quantidade recomendada no manual, fazendo o procedimento de medição conforme o manual. Caso não detecte a necessidade de colocar mais óleo por causa da pouca viscosidade, eu trataria de descobrir qual a capacidade de óleo do motor recomendada pelo fabricante para abastecimento de motor seco (após desmontagem).
      No caso da Titan, ela é de 1,2 litro de óleo, coincidentemente (ou não), o que a moto pede quando se faz a medição pelo procedimento correto. Por essa lógica, a quantidade recomendada corresponderia ao óleo necessário, já que durante a desmontagem de um motor de Titan você não encontra 200 ml de óleo presos lá dentro. Quando muito, 50 ml.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Ola tem como vç me manda aquela pagina,quer tem o video do fucionamento do moto.

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    3. Olá, Hildebrando!
      Não sei que vídeo é esse, tem como passar mais informações?
      Um abraço,
      Jeff

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  3. Se vc ligar a moto e não aguardar o óleo descer...a medição será errada...pois a medição é feita corretamente quando todo o óleo esta no cárter, a capacidade total de óleo nas motos é sempre superior a capacidade de troca, no caso da XRE 300 a capacidade geral é de 2 litros de óleo, já a de troca é de 1,4 litros...dessa forma da pra se imaginar que fica quase meio litro preso dentro do motor nas trocas.

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    1. Faça o teste na prática antes de começar a imaginar o que fica preso lá dentro.
      Um abraço,
      Jefferson

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