terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Como identificar óleo na pista

Você sabe identificar manchas de óleo no asfalto?

Grandes vazamentos de óleo diesel ocorrem por furo ou falta da tampa no tanque de combustível de caminhões e ônibus; grandes vazamentos de óleo lubrificante costumam aparecer em locais de acidentes graves. 

No asfalto seco é fácil, as manchas de óleo têm tipicamente esta aparência:

Reportagem: Vazamento de óleo causa acidentes com motos em cruzamento no Centro - 

O pessoal joga serragem ou cal para absorver o óleo, mas não se iluda: passar por cima dessa lama formada pela mistura de serragem ou cal e óleo é quase tão escorregadio quanto passar diretamente sobre o óleo derramado. 

Já com pista úmida, o óleo adquire uma coloração iridescente (das cores do arco-íris, variável com o ângulo de incidência da luz, como nas bolhas de sabão):

Todas as imagens: https://www.youtube.com/watch?v=yMX1NaLe16o

Ao ver essa mudança de cor no asfalto, uma mancha com leves tons de arco-íris, e sentir um forte cheiro de óleo diesel, fique atento porque um caminhão ou ônibus passou há pouco tempo vazando combustível.


A tendência é essa mancha ficar mais intensa quanto mais fechada for a curva: o combustível se acumula para um lado do tanque devido à força centrífuga e à inclinação da pista e do veículo, e o combustível vaza em maior quantidade no ponto mais acentuado da curva.

Manchas de óleo pouco concentradas como as dessas duas primeiras fotos da sequência do youtube não são tão preocupantes, com cuidado dá para passar por elas numa boa.


Mas quando o derramamento aumenta de concentração de óleo, e a mancha fica brilhante, como essa aí embaixo, a coisa fica séria...




Quanto mais brilhante a mancha, maior a quantidade de óleo na pista.

Fuja dela, ou será um tombo na certa.

Se houvesse área de escape, você poderia tentar atravessá-la em linha reta (passando por cima da mancha) sem frear nem acelerar, como eu fiz daquela vez

Mas nessa situação, com o guard-rail fatiador de motociclistas ali do lado, o mais prudente será reduzir a velocidade ao máximo e tentar fazer a tangência pelo lado de dentro da curva, sem colocar os pneus na área suja. 

Mas nada funcionará se você estiver a uma velocidade inadequada para a pista molhada, que dirá da pista oleada.

Essa redução de velocidade tem que começar a ser feita ao notar o primeiro indício de pista escorregadia; lembre-se que a situação tenderá a piorar mais para frente nas curvas ou condições da pista que favoreçam o vazamento do tanque.

Assim que perceber indícios de óleo na pista, entre no modo de pilotagem de emergência — pare de acelerar, se possível evite mudanças de trajetória, evite passar sobre o óleo, evite frear sobre o óleo. 

Não tenha vergonha de ir para o acostamento, caso existente, se o piso for regular e não houver grande desnível nem guard-rail ou obstáculos.

Evite ao máximo a área suja; passar sobre o óleo derramado fará o pneu deslizar e te jogará no chão — o piloto está caindo só de passar com o pneu dianteiro sobre a mancha de óleo. 



Outra coisa, não fique de bobeira nas imediações. 

Você ter conseguido passar não quer dizer que outros veículos não irão perder o controle e derrapar para cima de você.

Se puder parar e sinalizar o local, faça isso com extremo cuidado. Estacione a moto muito longe da área suja e se prepare para sair da frente do pessoal desembestado.

Um carro desgovernado poderá vir para cima de você à toda velocidade, absolutamente sem desacelerar, porque os freios não terão eficiência alguma. 

Reportagem: http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2014/03/jovens-de-moto-escorregam-em-oleo-e-sao-atropeladas-por-veiculo.html

Quer saber? Dependendo da situação, nem vale a pena tentar bancar o herói. 

Um grande derramamento de óleo é um desastre de grandes proporções, está acima da capacidade de atuação de alguém sozinho.


Mesmo o pessoal que trabalha com isso com equipes, viaturas, cones e giroflex ainda corre risco de vida.


Imagem: http://noticias.r7.com/distrito-federal/um-homem-e-quatro-criancas-morrem-em-acidente-de-carro-no-entorno-do-df-24012015

Um atropelamento feito por alguém tentando frear, em velocidade desacelerada de 40 km/h, dá alguma chance de sobrevivência; uma pancada a 80 km/h de um carro desgovernado não dá nenhuma. 

O vídeo é esse aí de baixo, tem várias coisas bem didáticas, algumas delas serão discutidas em novas postagens.

Logo aos 16:42, outra moto passa por cima de uma mancha de óleo sem cair. 

Aos 17:04, uma moto cai ao passar pelo que suponho seja uma mancha de óleo (ou seria areia?).

E a sequência que leva ao acidente lá de cima começa aos 18:22.



Um abraço,

Jeff

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