domingo, 22 de fevereiro de 2015

Caminhões, ônibus e utilitários tombando

Imagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/02/carreta-tomba-na-sc-108-ao-tentar-passar-por-trevo-em-braco-do-norte.html

Assista ao vídeo na reportagem do g1 e veja como um caminhão tomba com facilidade, basta estar um pouco acima da velocidade permitida.

Ao perceber um caminhão em velocidade acima da normal em uma curva ou cruzamento, fique alerta.

Caminhões têm o centro de gravidade muito alto, o que quer dizer que tombam com facilidade.



E o que era um veículo grande fluindo com o trânsito, de repente passa a ser um enorme obstáculo plantado à sua frente.

Em dias de ventania, não caia na tentação de ficar abrigado ao lado de um caminhão vazio. O risco é maior em áreas descampadas e sobre pontes e viadutos:



Ao ser ultrapassado, tome cuidado porque a velocidade excessiva pode causar uma perda de controle na sua frente. (Já estive atrás de uma carreta que colocou o rodeiro traseiro no acostamento e fez um L, estancando bruscamente):



Ônibus também são veículos com propensão a capotar tombar. Estão sempre em alta velocidade na estrada, o que já é meio caminho andado. Basta uma manobra repentina para o centro de gravidade alto induzir um movimento pendular, fazendo o motorista perder o controle.



Veículos altos como jipões e peruonas utilitários esportivos SUVs também são instáveis. Basta uma curva em excesso de velocidade ou uma mudança de trajetória brusca para capotarem.



Um SUV estourando um pneu também capota. O estouro acontece aos 1:30 do vídeo.



Voltando aos caminhões:

Se já não bastasse o risco de permanecer no ponto cego do espelho do caminhoneiro, aí está mais um bom motivo para não entrar junto com um caminhão em uma curva:



E na cidade, ao parar em um cruzamento, não fique muito avançado em relação aos outros carros, nem sobre a faixa de pedestres.

Além de atrapalhar os transeuntes (alguém ainda usa essa palavra?) e arriscar uma multa, você estará sujeito a imprevistos como este:



Imagine-se no lugar daquele cara... 

Infelizmente, confirmando o alerta:

Tome cuidado com esses grandalhões.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário