Estas motos foram posicionadas nos pontos cegos do motorista do caminhão devido ao capô e posicionamento dos espelhos — nenhuma dessas motos pode ser vista pelo motorista.
Os pontos cegos dos espelhos dos ônibus são bem parecidos.
Permanecer nesses pontos é sempre um risco, porque o motorista não está te vendo, nem imagina que você está por ali.
Ao contrário dos motoristas de carros, os condutores de veículos grandes e barulhentos não ouvem o ronco das motocicletas.
Precisando mudar de faixa, ele não o ouvirá nem o verá pelos espelhos, e o ônibus ou caminhão crescerá para o seu lado, uma visão nada agradável.
Ao ultrapassar um ônibus ou caminhão, faça da maneira mais rápida e segura possível; não fique marcando touca do lado dele.
Além disso, existe outra situação: a de ser ultrapassado por um desses veículos lentos.
Acontece com motos de pouca potência, com motociclistas que babam com a paisagem e com aqueles que acreditam na indicação do velocímetro da Kansas e ficam na rodovia a 50 km/h achando que estão a oitenta.
Você acaba exposto a este risco:
Imagens: Coletânea the luckiest people compilation part 12 — https://www.youtube.com/watch?v=r4imaOrkqtg
O motorista do carro em alta velocidade vê o caminhão mudando de faixa em velocidade relativamente baixa à sua frente e, sem pensar no motivo que fez o caminhão mudar, tem a infeliz ideia de ultrapassar pela direita.
Acaba encontrando uma moto ainda mais lenta que o caminhão... e quase a atropela — as três últimas imagens foram feitas em menos de 1 segundo, eles tiveram sorte.
Quanto maior o veículo, maior a dificuldade de conduzir. Quando obrigados a fazer manobras bruscas, ônibus e principalmente caminhões tendem a perder o controle, capotar ou fazer o L.
Por causa do peso enorme, ônibus e caminhões têm muita dificuldade de frear.
Nunca caia na besteira de entrar na frente de um deles se não houver uma margem de segurança muito boa, achando que o motorista irá conseguir reduzir a velocidade só porque você entrou na pista.
Entre perder o controle do caminhão ou ônibus, colocando em risco a vida dos passageiros, ou passar por cima de você, muito motorista ficará na dúvida...
E aí, se sua moto engasgar, pedir reserva, escapar a marcha, perder a corrente, adivinha quem vai dançar?
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/02/motociclista-de-18-anos-morre-apos-colidir-contra-caminhao-na-br-282.html
Não dê chance para o azar. Para nós motociclistas, caminhões e ônibus são encrencas ambulantes. Quanto mais longe deles, melhor.
Outras postagens sobre caminhões e ônibus:
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/11/ponto-cego-na-lateral-de-caminhoes-e.html
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/10/area-cega-frente-de-caminhoes.html
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/01/visao-do-caminhoneiro.html
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/02/buzina-nao-para-caminhao.html
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/12/uma-grande-injustica.html
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/08/o-recado-daquele-la-que-sobreviveu.html
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/12/veiculos-grandes-lentos-e-nao-tao-lentos.html
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2012/10/armadilhas-do-transito-parte-i.html
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/02/pneu-dechapando.html
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2012/12/uma-situacao-que-tem-tudo-para-dar.html
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/01/dois-bons-motivos-para-ficar-longe-de.html
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/08/este-aqui-sobreviveu-para-dar-o-recado.html
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/03/quem-ve-so-traseira-nao-imagina-o-que.html
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2012/12/esqueca-pressa.html
Barbaridade, quantas postagens sobre ônibus e caminhões...
Isso porque são os acidentes com esses veículos que mais nos expõem ao risco de morrer.
Respeite esses grandalhões e viva muito.
Um abraço,
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário