quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Será que foi o pneu furado?







Reportagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/02/motociclista-de-30-anos-morre-em-acidente-em-caibi-no-oeste-de-sc.html

Você faz ideia do que possa ter levado o piloto a perder o controle próximo a uma curva e bater contra o guard-rail?


Podem ter sido fatores humanos como velocidade, uso de medicamentos ou álcool, ou uma pane mecânica. 


Mas vendo a foto, eu tenho uma suspeita:




Este pneu traseiro me parece para fora do aro.


Caso ele tenha furado, ao continuar girando o pneu se desprende do aro e torna muito difícil o controle da motocicleta. 


A moto se desvia bruscamente, causando a colisão contra o guard-rail ou outros veículos.


Um pneu no fim da vida útil (quase careca) tem 90% mais chance de furar, porque a pouca borracha não oferece resistência a pregos e pedras pontiagudas.

E mesmo pneus novos podem furar ao pegar uma tábua com pregos.


Pelo sim, pelo não, vacinar o pneu é uma prevenção.

A vacina protege contra furos pequenos, os mais comuns. 

E como ela funciona?

A vacina é uma gosma com microfibras. Conforme o pneu gira, ela fica aderida à parede interna da câmara ou do pneu sem câmara.
Na hora em que o pneu fura e o ar tenta sair, a gosma vai junto e arrasta as microfibras, que formam uma rolha e impedem a passagem da gosma e do ar.

A própria pressão do ar mantém a rolha no lugar, e dependendo do furo, você nem perceberá que o pneu furou.

Câmaras de ar do tipo TUFF-UP usadas pela honda nas Titan e Fan 125 e 150 (mas nada impede que você use na sua moto, se aro e pneu forem da mesma medida) não precisam de vacina, porque já contam com uma segunda câmara interna recheada de gosma. 


Imagem e mais informações: http://www.motokando.com/index.php/component/content/article/21728-sistema-tuff-up-entenda-esta-tecnologia

Custam mais caro do que uma câmara normal mais vacina, mas te poupam do trabalho sujo da aplicação da vacina:


Na propaganda é assim...   e na prática é assado.

Há várias marcas no mercado, as imagens usadas são meramente ilustrativas. 
Imagem: Erick Belluci Tedeschi
Note que, ao contrário do que a propaganda mostra, a vacina só atua se for aplicada antes do(s) prego(s) atingir(em) o pneu. Mesmo porque você aplica a vacina com o pneu totalmente vazio.

Para encher o pneu vacinado, você precisará de ar comprimido, então não faça o serviço de aplicação em casa se não tiver um compressor de ar.

Não confunda a vacina contra furos com os produtos reparadores de pneus. 

Esse outro tipo é uma espuma também com microfibras, mas sob pressão. A espuma se expande, tapa o furo com uma rolha de microfibras, e a pressão da lata é suficiente para encher o pneu... se a coisa funcionar.


Da única vez que tentei usar, acabei tendo que desmontar a roda e levar até o borracheiro, porque o treco não funcionou.

Considero a melhor opção a vacina, por evitar o transtorno de desmontar a roda, mas não abro mão de uma câmara reserva no alforje.

Até porque nem a vacina nem o reparador de pneu dão conta de furos maiores do que 6 milímetros. 

Mais informações sobre o assunto:

http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/11/o-que-acontece-quando-fura-o-pneu.html

http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2012/11/o-pneu-furou-e-agora.html

http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/05/vale-pena-consertar-uma-camara-de-ar.html

http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/09/como-trocar-o-pneu-da-moto.html

Um abraço,

Jeff

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