quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Minha moto escapa a marcha

Estou andando em segunda ou terceira marcha e o câmbio vai sozinho para o neutro...

Às vezes a marcha escapa e a rotação do motor sobe muito...


Às vezes eu reduzo e o câmbio faz um barulhão e trepida, o que pode ser?

São sintomas que em uma moto usada bem rodada poderiam indicar desgaste de componentes internos, pedindo a abertura do motor e a substituição de componentes do câmbio.


Mas e quando isso acontece em uma moto nova?


Aconteceu com Edith, e ela só tinha 1600 km rodados. Para quem não conhece, Edith é minha lifeng mvk regal raptor Fenix Gold.


Um novato ficaria desesperado e cairia naquela conversa "tá vendo, moto chinesa, moto é hoooonda, blablablá..."


Já um macaco velho não se desespera porque sabe que o problema não é tão grave quanto parece. 


Para sua informação, amigo: 


Isso pode acontecer com qualquer moto que use câmbio desse tipo... até uma hooooonda.


O pedal do câmbio da minha moto não é instalado diretamente no eixo do câmbio. Ele usa uma haste com duas articulações como esta aqui:




Acontece que as duas articulações que ficam protegidas por essas capinhas de borracha não podem trabalhar cheias de areia e sem graxa.


Sem lubrificação e com sujeira, o atrito entre os componentes dificulta o acionamento do pedal do câmbio — ele fica mais pesado.


Cada vez que você aciona o pedal do câmbio, você faz girar uma peça como essa aí do lado, o seletor de marchas...

... que por sua vez faz girar o tambor seletor com seus canais de guia...


... que posicionam os garfos que acoplam as engrenagens corretas para cada marcha.

Se a articulação está suja e mal lubrificada, o pedal do câmbio fica pesado, você aciona o pedal e 
pensa que colocou a marcha no lugar certo, mas a engrenagem só se deslocou três quartos da distância que deveria.

A ponta da estrela que posiciona aquela marcha não ficou bem encaixada, não empurrou o tambor seletor para a posição correta.

O resultado é que as engrenagens não se acasalam direito, ficam em contato apenas por uma pequena área, fazendo grande força. 

É só uma questão de tempo para que elas escorreguem e a marcha escape, voltando da segunda marcha para o neutro, ou escapando da terceira marcha e ficando em um falso neutro no espaço entre a segunda e a terceira marchas.

Geralmente isso acontece no momento em que a moto está fazendo força para subir uma ladeira ou ganhar velocidade.

E a solução para isso é ridiculamente simples:

Basta mandar lavar a moto, afastar as capinhas de borracha, aplicar um pouco de graxa resistente à água (graxa branca) e repor as capinhas. Só isso.

Dá mais trabalho limpar a graxa das mãos do que fazer esse serviço.

Um mecânico desonesto (ou incompetente) diria que é necessário remover e desmontar o motor para corrigir o problema interno — o que somente precisará ser feito em motores muito rodados, se este procedimento não resolver o problema.

Com 2 reais de graxa você resolve uma coisa que parece extremamente grave, mas não é.

Somente ficará grave se você deixar essa situação se repetir muitas vezes, porque aí as engrenagens se desgastarão e passarão a escapar com facilidade, então não terá volta.

Aí sim, só abrindo o motor e usinando os cantos vivos para recuperar o engrenamento perfeito dos ressaltos das engrenagens.

Não deixe de reaplicar graxa nas articulações do pedal do câmbio após cruzar poças e alagamentos. 

E aproveite e já lubrifique também as articulações da balança e do(s) cavalete(s), e principalmente a corrente de transmissão — rodando seco, o conjunto de transmissão durará apenas a metade do que poderia durar.

Um abraço,

Jeff

15 comentários:

  1. ola amigo, tenho uma cbx250 twister, o cambio esta pesado, neutro so entra quando o motor esta parado, me disseram que seria desgaste na estrela de posicionamento, não sei o que esta acontecendo, parece que a embreagem esta baixa, já regulei mas não resolveu, já não sei mais o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Willian!
      Antes de pensar em qualquer reparo mecânico, experimente fazer o seguinte:
      1) Troque o óleo e passe a usar um óleo bem conceituado. Tem óleo por aí que só tem imagem e propaganda. Particularmente recomendo o Havoline ou Yamalube, os dois são a mesma coisa e minha moto parou de escapar marcha com ele, sinal que lubrifica melhor e facilita o acoplamento da estrela.
      2) Mantenha o nível de óleo sempre no máximo da vareta conforme o manual — não adianta medir o nível com óleo quente, o certo é a frio. Essa pequena diferença causada pela dilatação do óleo é suficiente para dar esse efeito.
      3) Tente usar um aditivo tipo Militec. Outras pessoas usam Bardhal ou Molykote, eu uso Militec e estou satisfeito.
      4) Se nada disso resolver, pode ser realmente desgaste da estrela. Não é preciso tirar o motor fora e abri-lo, a estrela pode ser substituída apenas abrindo a tampa lateral direita do motor ainda instalado no chassi.
      5) Ao trocar a estrela já aproveite e confira como estão os discos da embreagem. É normal trocar os discos com 40 a 60 mil km.
      Um abraço e boa sorte,
      Jeff

      Excluir
  2. Qual a regulagem correta desta haste, dev ficar bem solta ou justa, sem se movimentar muito qdo parado,
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Coloquei meu quadriciclo na marcha 3 e desliguei quando fui ligar pra colocar no neutro não aparece o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não aparecer indicação da marcha pode ser apenas um problema do indicador.
      Acredito que sua dificuldade esteja em mudar de marcha com o veículo engatado, o mecanismo é semelhante ao das motos.
      Já tentou manter acionada a embreagem durante a partida?
      Se isso não funcionar, force o movimento do quadriciclo com a marcha engatada sem acionar a embreagem. As rodas forçarão as engrenagens a mudar pouca coisa de posição e permitirão a redução para a segunda marcha. Repita o procedimento até conseguir colocar o câmbio no neutro, aí a partida será normal.
      Boa sorte,
      Jeff

      Excluir
  4. Olá tenho uma cbx Strada 200 .
    Ela escapa marcha de 3 para 2 ou troca sozinha para 4 .
    Já troquei a estrelinha o seletor de marcha as molas do seletor.
    E mesmo assim quando eu ganho velocidade em 7 mil giro ela econtinua escapando .
    Oq vc me diz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, leitor!
      Nesse caso, provavelmente as bordas dos ressaltos de acoplamento dos cubos das engrenagens estão arredondadas (desgastadas).

      Como a Strada deve ter uma boa quilometragem, mas as engrenagens do câmbio originais são muito boas, melhores e mais duráveis que as atuais, antes de comprar um câmbio novo analise se vale a pena mandar usinar apenas esses ressaltos ou trocar tudo de uma vez.
      Quando troquei o câmbio da minha usei as engrenagens de uma moto antiga de desmanche com nota fiscal.
      Acabei precisando abrir de novo para corrigir esse problema de escapar marcha, mas a usinagem resolveu o problema e o reparo já tem uns 40 mil km.
      Boa sorte com sua moto,
      Jeff

      Excluir
    2. Também pode ser desgaste das ranhuras do tambor seletor, aí só trocando a peça.
      Eu de novo,
      Eu

      Excluir
  5. Olá amigo! Tenho uma amazonas 250 cc e quando passo da segunda para terceira marcha ela cai no neutro, a moto não é muito rodada e a pouco tempo o mecânico mexeu no pedal de câmbio, a partir daí que não funcionou mais, segundo ele terei que abrir o motor pois desgastou a engrenagem. Tem alguma sugestão! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jardel!
      O que deve estar acontecendo é que o mecânico deixou o pedal de câmbio encaixado um dentinho fora de posição.

      Assim, o movimento do seu pé não leva a engrenagem para a posição correta e a marcha acaba escapando.

      Experimente fazer uma marca de referência no pedal e eixo, afrouxar o parafuso e mover o pedal por um dente de posição para que a mudança do pedal fique melhor definida.
      Meu motogrupo de amigos WD±40 fez um vídeo mostrando o procedimento:
      https://www.youtube.com/watch?v=Gv9JQMmajY0
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Se isso não resolver, pode mesmo ser o desgaste da estrelinha posicionadora ou dos próprios ressaltos de acoplamento das engrenagens, aí só abrindo a tampa direita no primeiro caso ou o motor no segundo.
      Boa sorte,
      Jeff

      Excluir
    3. Mas a coincidência de o problema ter aparecido depois que ele mexeu é sintomática... tente resolver da maneira descrita no vídeo, é estranho que um mecânico profissional não conheça esse macete simples e já queira abrir o motor... as Amazonas 250 têm motor suzuki, é uma mecânica muito confiável.
      Eu de novo,
      Eu

      Excluir
    4. Valeu irmão! Vou tentar e volto a comentar! Abraço

      Excluir
  6. Infelizmente não solucionou o problema! Continua o mesmo problema, quando coloco terceira marcha ela não responde! Levei ao mecânico e ele me disse que muito difícil ser a caixa de marcha que provavelmente possa ser só a estrelinha! Tomara que seja so usso mesmo.. Desde já agradeço irmão, Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jardel!
      Se for só a estrelinha, o conserto sai bem mais barato.
      Agora imagino que o difícil será encontrar essa peça aqui no Brasil... depois conta pra gente o final dessa história!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir