domingo, 15 de fevereiro de 2015

Depois do temporal

Chuvas fortes trazem alagamentos e o risco de encontrar buracos submersos, já falamos disso.

Mas depois das chuvas aparecem outros obstáculos e armadilhas e, se você não lembrar que eles certamente estarão em seu caminho, poderá levar um belo tombo, ou coisa pior. 
Reportagem: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2015/02/motoqueiro-atropela-3-criancas-que-sinalizavam-buraco-em-rua-com-sofa.html

A coisa mais comum que você encontrará são os buracos causados pela lavagem do asfalto e do substrato:


Reportagem: http://destaquesarandi.blogspot.com.br/

Além dos buracos criados durante as fortes chuvas, lama e brita são arrastados para a pista; choveu forte aqui na região, e na tarde de domingo passei por essa situação.

Seguíamos Jezebel e eu em direção ao retorno da pista, quando notei à minha esquerda um carro se aproximando na confluência. 

Nós iríamos cruzar trajetórias logo à frente, quando ele tentasse entrar na via em que estávamos, e nós tentássemos sair dela para fazer o retorno.

Como estávamos mais à frente, acelerei para garantir que não trombaríamos com o carro, quando na alça do retorno vejo um mar de pedrinhas trazidas pela chuva, já com pista seca.


A velocidade era adequada para a pista seca, mas não para passar com a moto inclinada em cima disso. Se eu arriscasse e tentasse passar, seria o mesmo que pegar um atalho para o hospital. 

Optei por adiar a manobra por uns 100 metros e fazer o retorno logo adiante. Resumo: Não caímos.

Chuvas derrubam galhos e árvores. Essas são particularmente traiçoeiras à noite, porque absorvem a luz do farol e você só percebe quando já está em cima. 


Reportagem: http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/01/florianopolis-teve-arvores-caidas-e-transito-intenso-apos-chuva-forte-4390772.html

E dependendo da posição em que a árvore cai, os galhos podem ficar na direção de quem se aproxima, dificultando ainda mais a visualização.


Chuvas fortes também podem provocar gretas na pista, terríveis para as rodas se encaixarem e a moto te derrubar.


Essas gretas podem evoluir rapidamente para coisas muito piores.



Muito piores mesmo...
Reportagem: http://noticias.r7.com/cidades/noticias/queda-de-barreira-interdita-rodovia-entre-brasilia-e-goiania-20101229.html


Pontes são vítimas das chuvas torrenciais, e durante uma viagem podem te obrigar a desvios de centenas de quilômetros (não se esqueça de reabastecer antes de pegar o desvio). 


Nunca passe em uma ponte humilde sujeita à forte correnteza, a água está removendo a terra debaixo da cabeceira da ponte há várias horas, você nunca sabe se ela resistirá ou não.

Espere a água baixar para ter certeza de que ela aguentará sua passagem. Ou espere algum maluco tentar passar primeiro, sempre tem alguém que não vê perigo nas coisas.

As chuvas também podem criar uma praça de guerra. Imagine você vindo a quase 100 por hora e encontrando uma situação dessas logo após a curva:


Reportagem: http://www.jaraguaam.com.br/jornalismo/geral/chuva-pomerode-e-jaragua-sem-acesso


Barrancos sem cobertura vegetal adoram criar estas armadilhas depois da curva só para derrubar motociclistas incautos: 


Reportagem: http://www.clmais.com.br/informacao/74304/prf-registra-queda-de-barreira-no-cruzamento-da-282-com-a-116-em-lages


E mesmo depois de removida a barreira, a pista permanecerá escorregadia por muito tempo. Até mesmo depois que o asfalto secar, porque aí a lama virará poeira solta, que escorrega tanto quanto.


Reportagem: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/verao/conteudo.phtml?id=1104816


Não é só terra que desce a encosta. Estradas recortadas em encostas rochosas volta e meia deixam cair pequenos pedaços da paisagem no meio da rodovia:


Reportagem: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2013/08/queda-de-barreira-provocou-interrupcao-no-transito-na-br-116-em-nova-petropolis-4232879.html

E grandes pedaços também.



E aí, achou que eu estava exagerando, né?

Tô não...

Agora que você já sabe o que pode estar te esperando após uma chuva forte e o fim dos alagamentos, tenha cautela, principalmente se estiver no meio de uma viagem. 

Um abraço, e boa viagem (ou boa chegada em casa),

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário