terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Enganos acontecem — Novidades sobre a postagem Dei muita risada quando li

Eu desconfiei que havia algo errado naquele comentário desfilado pelo leitor XXXXX na postagem Qual o melhor óleo, mineral ou sintético? na terça-feira de Carnaval...


A arrogância da primeira frase não combinava com o estilo didático do restante do texto que eu critiquei na postagem Dei muita risada quando li.

As palavras não apareciam acentuadas na primeira frase, mas no restante do texto estavam corretas, o que cheirou a uma colagem. 

Fui conferir se era realmente a transcrição de algum texto da internet e veja só o que eu encontrei:

Item 4: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/MobileMotos_Conteudo.vxlpub?hnid=46945

Exceto pela frase revoltada, indignada e estufada de sabedoria e conhecimento do assunto, só que não:

"meu deus ! ainda tem gente ke confunde VISCOSIDADE com a numeraçao do oleo , 10-40 ,15-40 ou 20 -40 nao tem nada ver com a viscosidade do oleo."

Exceto isso, todo o texto enviado pelo leitor XXXXX foi copiado sem dó nem piedade do item 4 da matéria 8 Cuidados com o óleo da moto publicado há muito tempo no site WebMotors, sem fazer a menor referência ao verdadeiro autor do texto.

Minha surpresa foi grande ao ver o nome de quem escreveu a matéria, Geraldo Tite Simões.



Livro do Tite no Motonline em 2006 
Para quem não conhece, o Tite é um jornalista especializado com décadas de experiência no motociclismo. 

Acompanho reportagens e crônicas dele desde o início da revista Duas Rodas, quando CG era novidade e eu tinha uma (faz teeempo...).

É um dos caras que mais entende de moto neste país, já trabalhou com as maiores revistas especializadas, já foi piloto de testes, piloto de competição, testou no limite tudo quanto foi modelo de moto, escrevia escreve colunas muito boas (a postagem que ele fez sobre o lisarb é de leitura obrigatória) e hoje dá aulas de pilotagem com segurança em SP

Já até citei matérias dele aqui no blog, nas postagens O que fazer ao avistar uma poça de óleo / lama / areia / folhas? e Ressonância, oscilação e instabilidade


O Tite é um guru, referência em motociclismo e representante do verdadeiro espírito motociclista — saca tudo de motos e possui milhares de vezes mais experiência com elas do que eu.


Mas o fato é que tudo o que eu disse lá naquela postagem sobre o verdadeiro significado da classificação de viscosidade SAE permanece válido. 


Infelizmente, o Tite errou. Acontece.


Minhas postagens também não estão imunes a erros; tanto é que quando descubro que escrevi algo impróprio, corrijo a informação e peço desculpas. Peço desculpas por informar incorretamente que peço desculpas quando erro.

Mas o Tite errou por culpa dele mesmo? 

O Tite é jornalista e motociclista, que eu saiba não é técnico ou engenheiro. Então eu arrisco dizer que ele, como jornalista, transcreveu uma informação passada por alguém da área automotiva — e
 esse alguém causou toda essa confusão que dura até hoje. 

Estou preparando uma matéria sobre esse e outros "errinhos bobos" cometidos por fabricantes de carros e motos, repetidos à exaustão na imprensa e na internet, e que causam prejuízos aos usuários que não dispõem de conhecimento técnico para perceber o engano.

Aquela postagem no WebMotors permanece no ar, ajudando a perpetuar uma informação incorreta — o leitor XXXXX acabou pagando o pato por copiar o texto sem dar o devido crédito ao autor.

É o risco que se corre ao sair papagueando coisas lidas na internet sem ter conhecimento do assunto e sem pesquisar outras fontes: quem faz isso não tem como identificar possíveis enganos. 

Estão aí os negadores das viagens de astronautas das missões Apolo à Lua que pensam ser os donos da verdade repetindo arrogantemente um monte de erros conceituais grotescos e informações incorretas, desconhecendo noções elementares de Física. Vão passar uma tremenda vergonha na hora em que lançarem uma sonda independente que fotografe ainda mais nitidamente os locais de pouso por lá... e isso acontecerá muito em breve.

Eu me senti na obrigação de informar ao Tite o que estava acontecendo para que ele pudesse retificar sua matéria e eliminar esse engano.

O Tite é um cara muito acessível, não se nega a discutir um assunto, trocamos alguns e-mails, e o resumo é este aqui:



Imagem editada resumida ao tema da postagem

Estou certo de que assim que tiver tempo o Tite irá corrigir o texto, mesmo porque não conheço ninguém no WebMotors e ficaria estranho eu pedir a correção de um texto que não é meu — o pessoal perguntaria "Quem és tu, ó desconhecido?" e eu não tenho tempo de ficar explicando, já basta o meu trabalho (brrr!) blogando.

Então estou mandando bala aqui no blog, preparando uma postagem sobre viscosidade e capacidade de lubrificação para acabar de vez com todas as dúvidas que esse assunto levanta.


Agora é esperar que aquela informação incorreta seja eliminada da internet, o que poderá levar anos.


Esta semana houve um aumento gigantesco de visitações ao blog, algum Moto Clube ou Fórum reproduziu uma postagem daqui (Muito obrigado!) — mas ao contrário do esperado, após alguns dias não ganhamos muitos leitores.

O pessoal lê as postagens e denúncias e acha que é bobagem, porque aprendeu um conceito fundamental de maneira diferente da que é dita aqui — a mensagem do blog não é levada a sério porque há zil referências na internet dizendo o contrário.



Sempre vai ter alguém citando alguma cópia daquele artigo no WebMotors sem ter acesso à errata... 

A invenção da escrita é a bênção e a maldição da Humanidade. 


Com a internet, então... vixi!


Por isso, procure ficar sempre atualizado. 


Aqui no blog fazemos o possível para isso.


Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário