Pinhão e coroa desgastados também facilitam o desencaixe da corrente. (Para saber como agir quando isso acontece, clique aqui.)
Isso é grave, porque a corrente saltando fora da coroa pode travar a roda, causando sua queda numa fração de segundo. Muita gente já foi atropelada por causa disso, e ninguém ficou sabendo porque não voltaram para contar a história.
Também pode causar acidentes fatais, como o mostrado nesta postagem.
Em condições de uso normais, depois da primeira regulagem obrigatória um ou dois dias após a instalação, uma corrente bem lubrificada e com folga correta pode passar muitas semanas sem necessitar de novo ajuste.
Mas às vezes pode acontecer de você regular a corrente hoje e daqui a dois ou três dias ela lacear e escapar de novo, e isso não é normal.
Algo está acelerando esse desgaste, e se você não corrigir a causa, ela continuará escapando, o que é sempre um risco de travamento da roda e queda.
O que pode causar esse desgaste anormal?
A regulagem incorreta pode ser a principal causa! Você pensa que está regulando bem a corrente seguindo as instruções do manual do proprietário, mas as informações te induzem ao erro. Essa é mais uma pegadinha esperta dos fabricantes que só descobri agora.
Falta de lubrificação acelera o desgaste, mas não a esse ritmo.
Para a corrente funcionar direito, o pinhão e a coroa precisam estar perfeitamente alinhados.
Se a roda traseira ficar torcida na balança, a corrente trabalhará forçada e a vida útil da corrente será ridícula.
Mas aí você confere o alinhamento das rodas pelas marcações da balança, e está tudo normal...
Pense como um técnico:
Não há efeito sem causa, então qual é o fator que não estou considerando?
O desgaste de outros componentes que podem influenciar esse alinhamento: as buchas da balança e as buchas da coroa.
Imagem: http://www.falcononline.com.br/forum/index.php?topic=9032.0 Na foto, buchas de coroa de Falcon de um excelente tutorial do André BBB sobre a manutenção das de todas as buchas que astamos falando, vale a pena a visita ao fórum Falcon On Line.
Nunca tinha ouvido falar nelas, né?
É outra coisa que ninguém te fala na hora de vender a moto.
Se estiverem desgastadas, irão permitir o movimento lateral da balança durante as curvas. Aquela balançada que sua moto começou a dar sem motivo, lembra? Pois é.
Quando você olha a moto parada, tudo está alinhado. Mas se você não balançar a balança, não descobrirá essa folga que não deveria existir.
As outras buchas que podem dar problema são aquelas que amortecem o movimento entre a coroa e a roda.
Nem imaginava que elas existissem, né? Você e quase todo mundo.
Essas buchas permitem uma pequena torção da coroa no sentido do giro, isso é normal, são feitas para isso.
Mas quando elas se desgastam, também passam a permitir o deslocamento lateral da coroa em relação à roda, e isso causa o desalinhamento da coroa com o pinhão.
Um terceiro fator que pode causar o desgaste superacelerado da relação é o uso de pneus maiores que as medidas originais, mas já falamos disso nesta postagem aqui.
E uma coisa que você precisa considerar:
Há correntes baratas e correntes mais caras. As correntes mais baratas são do tipo simples, as mais caras são equipadas com retentores de graxa — pequenos aneizinhos de borracha que mantêm a graxa entre os elos e os pinos.
Correntes sem retentores se desgastam muito mais rápido que correntes com retentores.
Você paga mais barato, mas essa economia poderá sair muito cara se você descuidar da regulagem.
Um abraço,
Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Troquei a balança da bros 150 /2011 por a da bros 160/2015 ha alguma diferença, minha moto nunca soltou a corrente e nem p tambor de freio de saiu da balança depois que troquei houve da corrente cair e também do tambor sair ..
ResponderExcluirOlá, Roger!
ResponderExcluirLamento, não tenho essa informação. Isso está parecendo é erro de montagem...
Um abraço,
Jeff