Pilotando uma moto, essa frase ganha outro sentido.
Um daqueles mitos que se fala sobre motos é que a moto vai na direção do seu olhar.
Imagem: goggle
Espero que seja ela maior de idade. E habilitada. E realmente use aquele capacete...
Diz a lenda que, se você ficar olhando para um buraco, você passará por cima dele.
Eu nunca acreditei nisso, até que aconteceu comigo com um amigo meu. E inúmeras vezes.
Na mais patética delas, Jezebel e eu rodávamos há horas por uma estradinha deliciosa, cheia de curvas, quando algo fora do comum me chamou a atenção do meu amigo:
Apareceu uma sequência de olhos-de-gato (aquelas tartaruguinhas que os infelizes colocam para separar as mãos de direção) ali no meio do nada.
Aquilo destoava tanto da paisagem que fiquei o meu amigo ficou olhando para elas e o resultado foi trepidante.
O fato é que isso não é lenda.
As motos realmente vão para onde nosso olhar nos leva porque a pilotagem é uma coisa instintiva.
Fazemos movimentos com o corpo que nem chegamos a perceber, tomamos decisões absolutamente sem pensar, e é por isso que a moto segue nossos pensamentos predominantes, e não necessariamente nossos desejos conscientes.
Sabendo disso, use esse conhecimento a seu favor.
Quando iniciar uma curva longa, não caia na armadilha de ficar olhando o terreno à sua frente; desvie o olhar para o final da curva, para o ponto onde quer chegar com a moto, sem se preocupar com a trajetória que pretende fazer.
E deixe a curva acontecer naturalmente.
Seu corpo adotará automaticamente a postura necessária para fazer a curva sem pensar, sem panicar e, o mais importante, sem chance de você comprar o terreno na beira da estrada.
Não se preocupe se precisar inclinar a moto mais do que está acostumado; se você estiver numa velocidade compatível com as condições de trânsito, você terá reserva para inclinar a moto.
Aprenda mais sobre essa capacidade de fazer curvas nesta excelente postagem do blog Old Dog Cycles.
Um abraço,
Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário