Uma modificação bastante comum é a mudança do número de dentes do pinhão da moto.
Essa alteração simples e barata pode otimizar o desempenho para as condições em que você usa a moto.
Um dente a menos no pinhão torna a moto mais forte nas arrancadas, mas limita proporcionalmente a velocidade final.
Um dente a mais no pinhão pode melhorar um pouco a velocidade final, mas torna as arrancadas menos impetuosas.
Em compensação, essa última opção tem a vantagem de deixar o motor girar mais à vontade em estradas, vibrando (e gritando) um pouco menos.
Motos de trilha são motos muito fortes (têm muito torque). Elas têm coroas enormes para enfrentar os obstáculos do fora de estrada, e por isso mesmo possuem velocidade final bem abaixo do que seria o ideal para rodar em rodovias.
Então, parece uma boa ideia alongar a relação de uma moto de trilha para viajar com mais conforto na estrada, certo?
Bem, isso pode dar muito errado.
Como o farol é alimentado diretamente pelo alternador, quanto menor a rotação do motor, menor a quantidade de energia gerada, e menor a intensidade luminosa do facho do farol...
Imagine a situação, você viajando todo contente com a moto mais gostosa, aí cai a noite e você descobre que a nova relação piorou ainda mais a iluminação daquele farol que já não era grande coisa....
Pois é....
Fazer alterações sem pensar em todas as possíveis consequências pode causar grandes problemas, porque é de noite que a vaca vai para o brejo.
Um abraço,
Jeff
A história dessa adaptação quem me contou foi um colega da escola, eu seria bem capaz de fazer a a modificação e só descobrir o tamanho da encrenca depois... vivendo e aprendendo!
ResponderExcluirObrigado por acompanhar o blog, Darci!
Um abraço,
Jeff