terça-feira, 3 de setembro de 2013

Como trocar o pneu da moto

Um grande número de visitas ao blog é feita à postagem O pneu furou... e agora?

Com a consciência pesada por nunca ter explicado como fazer isso Na eventualidade de você estar consultando o blog para saber como colocar as mãos na massa para levar o pneu até o borracheiro, vamos lá:

Retirar e instalar as rodas na moto não tem mistério, parece muito complicado apenas na primeira vez.

Você só precisa do jogo de ferramentas original da moto e conhecer alguns macetes.


Roda dianteira:

É a mais fácil, basta soltar a porca e empurrar o eixo para fora, a roda se desmonta sozinha. 

Não precisa soltar os cabos de freio ou velocímetro, nada, nada. Deixe tudo pendurado que eles não fugirão.

Talvez você precise usar um bloco de madeira para encorajar o eixo a sair do lugar, ou movimentar um pouco a roda, mas assim que o eixo estiver completamente livre, basta soltar a roda dos componentes do freio e levá-la ao borracheiro.

Não contamine a superfície do tambor ou disco de freio com graxa, nem preciso dizer o motivo.

Só tome cuidado para não perder a bucha distanciadora, que pode sair rolando e cair no bueiro mais próximo. Ô, azar.

Na hora da montagem, você não conseguirá montar a roda se as peças estiverem fora do lugar certo, então não tem como errar.

Se a roda for do tipo freio a tambor, poderá ser necessário afrouxar a regulagem para facilitar a montagem. NÃO ESQUEÇA DE REAJUSTAR!!!

Se a roda for do tipo freio a disco, as pinças estarão fechadas e não se encaixarão no disco.

Não tem mistério:

Introduza uma chave de fenda entre as pastilhas de freio e force (mesmo) a abertura, elas se afastarão e ficará fácil encaixar a pinça novamente no disco.


Roda traseira:

Parece mais difícil do que é, mas é um trabalho bem mais sujo do que parece, então use luvas ou prepare um pano. Aliás, mais de um. 


Imagem: http://www.osviloesmc.com.br Só para mostrar que o bicho não é tão feio quanto parece. (Se bem que nesse caso não foi um pneu furado, mas um rolamento quebrado... assunto para  futura postagem.)

E sabão e areia para lavar as mãos, porque pilotar com as mãos cheias de graxa é pedir pra cair.

Falando em areia...

A corrente vai cair no chão na hora que você remover a roda... o ideal é que ela não se encha de poeira e areia, se necessário coloque um papelão no chão para protegê-la.

Tudo preparado, remova a porca e bata o eixo para fora, torcendo e forçando a roda para facilitar a saída. 

Assim que o eixo sair, a roda poderá se deslocar para a frente e ficará fácil desencaixar a coroa da corrente.

Não contamine a superfície do tambor de freio ou as sapatas com graxa, isso mesmo.

Tome os mesmos cuidados que para a roda dianteira, não perca a bucha distanciadora, senão ficará impossível montar novamente a roda.

Deixe tudo pendurado, depois será só reencaixar na sequência, não tem como errar.


Os macetes:

Por incrível que pareça, a chave que solta a porca da roda costuma ser a mesma chave que solta a vela de ignição. 

Só que o cabo dessa ferramenta é curto, o que torna bastante difícil girar a porca da roda, correto?

O truque é usar o peso todo do seu corpo. 

Coloque a ferramenta na porca de modo que o cabo fique quase horizontal.

Bastará pisar no cabo para conseguir afrouxar a porca, daí em diante ela girará facilmente com a ferramenta.

Depois que o eixo tiver saído completamente, avance a roda para soltá-la da corrente, com cuidado para não deixar os dedos serem mordidos raivosamente entre os dentes e a corrente.

Na hora da montagem:

Afrouxe os componentes do freio que estiverem atrapalhando o encaixe da roda.

Mas atenção:

Isso facilitará a montagem, mas exigirá que você os reajuste ao final do processo. NÃO ESQUEÇA! 

Depois da roda instalada, ajuste a folga da corrente de maneira que os marcadores de ambos os lados fiquem iguais.

Aperte a porca da roda, confira novamente a folga (ela costuma dar uma variada nessa etapa, não arrisque) e então aperte novamente porcas e contraporcas dos ajustadores.

Se eles ficarem frouxos, irão se soltar e sua corrente pulará fora quando você estiver bem longe de qualquer oficina.

No mais, é isso.

Não tenha receio de fazer algo pela primeira vez, e não tenha vergonha de conferir se tudo está certo na primeira oportunidade.

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

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