segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Laça-gato, arame, elástico, fru-fru... não saia de casa sem eles

Motos vibram e soltam peças, você já sabe disso; mas até hoje não vi nenhuma moto perder o motor pelo caminho. 

Não que isso não aconteça... mas em geral elas soltam pecinhas pequenas, como parafusinhos, pininhos, travinhas e cupilhazinhas.
Travas e Cupilhas

Travas e cupilhas são grampinhos de arame que servem para impedir que os pinos das articulações se soltem. 

Pois é, não é que as próprias malditas são as primeiras a se soltarem? 

E elas sempre resolvem te deixar na mão quando você está a 100 km da cidade mais próxima... 

Por isso, nada melhor do que contar com um kit de pequenos reparos de emergência. Mas você não vai carregar parafusos, pinos e cupilhas de reserva, são muitos tamanhos diferentes. 

Então o negócio é usar gambiarras recursos técnicos de emergência versáteis para suprir a falta do componente desgarrado.

O arame dispensa apresentação, mas seu uso exige um alicate capaz de cortar e atualização da vacina antitetânica. Então o negócio é apelar para saídas mais simples e práticas.

Esta é a nem tão conhecida cinta de fixação de fiação, popularmente chamada de laça-gato ou enforca-gato (coitadinho do bichinho...).

A cinta Hellerman (esse é o nome de batismo) vem em vários tamanhos e normalmente é usada para prender vários condutores elétricos num único chicote, você tem algumas delas escondidas em sua moto. 

Nem pense em reaproveitar uma delas, depois que usou, não tem volta. Mas além do uso nos chicotes, a fita Hellerman é muito útil para improvisar um reparo até conseguir chegar à oficina mais próxima, ou mesmo até em casa.

Uma vez a cupilha da articulação do pedal do freio de Jezebel se soltou, um par de laça-gatos salvou a viagem. 

De outra, foi o pino do bracinho da embreagem lá embaixo no motor que foi para o infinito e além, acionei o manete da embreagem e ele nunca esteve tão macio e tão inútil... um laça-gato permitiu chegar em casa trocando as marchas sem problema.

Encostaram na moto estacionada, o canalha fugiu, o suporte quebrou e a placa ficou pendurada pelo arame do lacre? Trabalho para a língua de sogra (é como chamam aqui em Santa Catarina). Aconteceu com um grande amigo eu. 

Já elásticos e fru-frus são parentes, mas esses últimos costumam ser mais resistentes, daí a vantagem. 

Para a galera masculina que ainda não criou filhas, fru-fru é aquele elástico colorido que as quase adolescentes (para mais ou para menos) usam para prender os cabelos.
Melhor o fru-fru do que as cuecas.



Fru-frus são tão úteis que deviam ser vendidos em lojas de motopeças, já que afaná-los das proprietárias costuma render discussões frustrantes.



Para nós, a utilidade de elásticos e fru-frus é que eles podem entrar temporariamente (e bota tempo nisso) no lugar de algumas molas covardes que abandonam o barco no meio da tempestade.

Cavalete ficou mais pendurado que certos blogueiros em fim de mês? Fru-fru nele. No cavalete, não no blogueiro.

Pedal do freio ficou caidaço no meio da viagem? Dá-lhe fru-fru.

Indispo$to a trocar o capacete porque nunca prestou atenção naquela molinha da trava da jugular e ela foi embora sem dizer adeus? Trabalho para um frufruzinho.

Agora, se a situação for tal que nem laça-gato nem elástico nem fru-fru resolvem, então chegou a hora de apelar para a intrépida Chuck Norris dos macetes:


Imagem: Mythbusters Discovery Channel

Silver Tape.

Um abraço,

Jeff
PS: Quer ver uma aplicação genial para o laça-gato? Visite este link.

ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

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