Mas o fabricante de motos tem responsabilidade pelo produto; se alguma coisa der errado, o filme queimado é o dele. Então os fabricantes sérios testam o que recebem dos fornecedores para não colocar no mercado motos com problemas potenciais.
No entanto, os fornecedores de peças de reposição não têm compromisso com ninguém; nas motopeças não existe um departamento de controle de qualidade para fiscalizar se o que eles estão entregando está de acordo com as normas de fabricação ou não.
E num mercado que prioriza sobretudo o baixo custo, a qualidade do material é fundamental.
Veja o caso de um câmbio chinês comprado por um amigo meu que eu não vou citar o nome, fique tranquilo, Dan.
Eixo de câmbio de moto com engrenagens de aço desgastadas |
O câmbio original chinês que veio na moto chinesa durou cerca de 70 mil km. Seu desgaste foi normal, todas as engrenagens foram se desgastando de maneira uniforme e no final um dente de tão fino se quebrou.
Isso é o que sempre deveria acontecer com engrenagens feitas de aço.
O segundo câmbio chinês (vendido para motos Honda) vinha funcionando bem durante 20 mil km.
Por sorte dele (digamos assim), foi preciso abrir o motor aos 90 mil km por problemas de pistão. A surpresa foi ver que as engrenagens já estavam desgastadas quase a ponto de pedir troca.
Substituído o par de engrenagens mais danificadas, o novo câmbio durou apenas 700 metros.
E não foi por erro de montagem, mas por má qualidade do material que não aguentou a instalação das engrenagens com os dentes em posição diferente da montagem anterior.
O fato é que as engrenagens explodiram porque não eram de aço, mas de ferro fundido. No dia que um dente se quebrasse, as engrenagens iam explodir e travar a roda traseira de maneira incontrolável. Tombo certo e potencialmente fatal.
Ferro fundido é um material barato, que se caracteriza pelo alto teor de carbono e pela fragilidade.
É o contrário do aço, que aguenta muita pancada e se deforma antes de se quebrar.
O aço para engrenagens de boa qualidade é feito com médio teor de carbono e alguns elementos de liga, mais um tratamento térmico que lhe dá resistência sem torná-lo frágil.
Fazer uma engrenagem em ferro fundido é a maneira mais barata, basta fazer um molde e depois dar acabamento aos dentes e furos.
Polia de ferro fundido: aí não tem problema. |
Para comparação, a montagem final foi feita com o câmbio usado de uma moto quase contemporânea da minha primeira moto.
As engrenagens com mais de 25 anos de uso ainda tinham a aparência de novas, zero km, zero bala: nenhum sinal de desgaste visível a olho nu.
Então fica o alerta:
Não compre peças chinesas para o motor apenas porque custam barato.
Uma coisa é comprar um espelho vagabundo, outra muito diferente é ter o motor travado a 90 km/h na via expressa.
Um abraço,
Jeff
O Tonella certa vez comentou num vídeo sobre rolamentos Chineses, de que o dinheiro que se economiza com isso não vale a pena, pois você terá que abrir o motor em pouco tempo para trocar a peça.
ResponderExcluirMas não considero regra o que você disse em relação ao controle de qualidade de ambos os lados.
Existem fornecedores com a mesma preocupação de testes nas linhas de reposição quanto na de novos veículos (ok, não estou falando de indústria chinesa).
E existem fabricantes de veículos que não dão a mínima para o controle de qualidade.
Bem, meu comentário foi sobre o fornecimento de peças para o mercado de peças, onde não existe controle de qualidade por parte das lojas. Fabricantes de motos (ou carros) são obrigados a testar os componentes recebidos, porque a bucha estoura nas mãos deles. Se é que montadoras têm mãos.
ExcluirUm abraço,
Jeff