domingo, 29 de setembro de 2013

Leitura obrigatória

Outro dia na postagem Você compra aquilo que vê sugeri a leitura de uma postagem no blog Old Dog Cycles, essa aqui sobre as marcas de banda de rodagem nunca utilizadas por pilotos receosos de inclinar a moto.

Sucede que por lá aquela postagem desencadeou polêmicas, que acho bom também esclarecer por aqui.


Como disse o Bayer em sua resposta aos que o criticaram por "estimular" uma pilotagem agressiva, desde quando saber pilotar virou tabu?





Imagem: http://www.welshdragonforge.com obtida em http://www.dealsgap.com/

Eu concordo totalmente com o ponto de vista do Bayer Old Dog, considero uma leitura obrigatória, deveria ser tema de palestra em motoescolas por esse Brasilzão afora.

Vou contribuir com minha experiência mais marcante sobre como dominar a moto salva sua vida.


Era o longínquo ano de 1979, no trecho da serra de Santos havia uma única rodovia Imigrantes, o sentido era revertido de acordo com o volume do tráfego.


Feriadão de 15 de novembro, descendo a serra com muita chuva, trânsito pesado, um idiota com um Opala resolve andar colado atrás de minha moto.


Monitorando frequentemente o idiota pelo espelho, de repente o trânsito pára completamente na entrada do túnel. 


Pois é, nós estávamos descendo na contramão, não havia acostamento à esquerda, impossível frear com a pista molhada.


Ou eu me estatelava na traseira da Variant, prensado pelo Opala, ou desviava no reflexo e passava entre a parede do túnel e a fila de carros.


Mais ou menos como acertar a saída de exaustão térmica da Estrela da Morte na primeira e única chance. 


Foi por saber dominar a moto que consegui passar no reflexo por um espaço em que não havia 5 centímetros livres para cada lado, parede do túnel à esquerda, carros parados à direita.


Se eu não tivesse usado muitas manhãs de domingo para treinar curvas e manobras de emergência, eliminando a cera da banda de rodagem dos pneus, naquele dia eu teria virado estatística.


Então apoio totalmente a argumentação do Bayer.


Domine sua moto e salve sua vida inúmeras vezes. 


Saber inclinar a moto não significa pilotar que nem um doido; significa não cair e ter condições de se afastar da encrenca o mais rápido possível. 


É algo que merece ser treinado. 

Pilotar não é só ligar o motor e sair por aí; isso qualquer urso de circo é capaz de fazer.


Um abraço,


Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário