De uma hora para outra sua moto começa a dançar, sem motivo aparente.
Vários fatores podem estar causando isso, então vamos em ordem crescente de complicação.
1) Irregularidades do asfalto
Já cheguei a parar mais de uma vez pensando que minha moto estava com problemas, quando o culpado era o asfalto fresado (removido para recapeamento, mas que parece o acabamento permanente em algumas estradas)
Além disso, algumas emendas do asfalto quase invisíveis podem ficar coincidindo com as rodas da moto, fazendo ela dançar pra lá e pra cá.
Mas essas causas são mais ou menos óbvias e fáceis de detectar (menos na chuva e/ou à noite), então vamos às outras possibilidades.
2) Pneus gastos ou murchos
Pneus velhos fazem sua moto dançar, livre-se deles antes que comecem a furar. Pneus com a banda de rodagem desgastada tendem a furar com frequência absurda, livre-se do abacaxi antes de ter dor de cabeça procurando um borracheiro na noite de sábado.
Baixa pressão dos pneus também causa oscilação e desvio de trajetória. A pressão pode variar bastante ao longo do dia, caindo cerca de 2 libras quando entra uma frente fria.
Se o seu pneu já estava pedindo ar, e o tempo dá aquela esfriada, sua pilotagem pode ficar comprometida por isso. E o aumento do consumo de gasolina que isso causa, vixi...
3) Folga de rolamentos da roda
Isso é perigoso, rolamentos folgados a ponto de desequilibrar a moto podem travar ou estourar e levar você para o chão.
Para testar, segure firmemente a roda e force-a para os lados. Ela não pode se mover. Procure um mecânico assim que possível, não se acostume com isso!
4) Folga das buchas da balança
Algumas motos usam rolamentos de agulhas, outras usam buchas mesmo, mas a ideia é a mesma.
Uma folga nas buchas da balança não apresenta o risco de elas estourarem, mas o desequilíbrio que ela provoca na hora de fazer uma curva pode assustar e causar uma situação perigosa.
Faça o mesmo teste, mas prestando atenção na articulação da balança.
5) Folga ou desgaste do rolamento da coluna de direção
Você percebe puxando o guidão para cima, não deve haver movimento. Se for apenas uma folga, um simples aperto resolve por algum tempo.
Mas uma hora esses rolamentos se desgastam, a pista fica marcada e a moto fica instável em linha reta.
6) Desgaste de bengalas e amortecedores
As bengalas não passam de enormes amortecedores, mas têm a vantagem de serem recondicionáveis. Uma troca de fluido pode ajudar a recuperar a eficiência. Já os traseiros, só trocando o par, se a sua moto for de amortecimento duplo.
Com exceção deste último item, todos os outros serviços são relativamente baratos, vale a pena voltar a colocar sua amigona nas melhores condições.
7) Por último, o pior problema de todos, e que pode passar despercebido por causa dessas causas mais comuns aí de cima, é o quadro de sua moto estar rachado...
De vez em quando, gaste um tempinho removendo o tanque e inspecionando o quadro para ver se não há alguma rachadura no tubo que fica sobre o motor ou nas proximidades da fixação do motor ou coluna de direção.
O aço do quadro das motos pode rachar por uso abusivo e fadiga, e algumas motos novas podem apresentar esse problema por falha de material ou projeto.
É raro, mas não vale a pena correr um risco desse tamanho, quando se pode eliminá-lo com uma simples inspeção.
Um abraço,
Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Opa,
ResponderExcluirCom relação ao ítem 1, vivenciamos essa experiência juntos... lembra??? Retorno de um bate e volta (Águas de S. Pedro-SP) em que São Pedro resolveu mesmo mandar água... Cansados, à noite e no Rodoanel (que havia sido inaugurado a pouco tempo) que já apresentava fresagem (prefiro não entrar em méritos da qualidade da obra... urgh). E foi um sufoco e tanto....
Item 5 - Me ajudaste a detectar um problemão... ainda de início, mas que só foi percebido após a Jezebel permitir uma comparação!!!
Item 6 - Resolvi semana passada! he he he
Mais uma vez parabéns pelas valiosas informações. (Informações estas que muito fabricante se nega a passar "pra ver se vende mais peças")
Abraço,
Pois é, inesquecível aquela aventura... era o item 1, e eu morrendo de medo que fosse o item 7 (tem coisas que só uma kansas faz por você). As carretas passando à toda no escuro a metro e meio da gente, quase faço um número 2 nas calças ;)
ResponderExcluirUm abraço,
Jeff
Boa noite, comprei uma XRE 300, 2012, ABS e de cara percebi que ao andar abaixo de 40KM/h, a mesma fica balançando muito horizontalmente, já calibrei os pneus mas não deu resultado, acima de 40Km não dá pra perceber tal vibração. O que pode ser?
ResponderExcluirOlá, Vanderlei, obrigado por acompanhar o blog!
ExcluirVibração que aparece em uma velocidade e desaparece acima dela é sintoma de desbalanceamento, mas geralmente isso ocorre perto dos 80 km/h. Já conferiu se os aros não estão empenados? Como a moto é usada, sugiro levar a um borracheiro que trabalhe com motos, desmontar e inspecionas esses pneus para ver se não há remendos ou forros colocados na superfície interna dos pneus. Nunca use forros entre o pneu e a câmara, nem câmaras em pneus do tipo sem câmara. Causam superaquecimento e podem causar explosão do pneu. Se for mesmo apenas um desbalanceamento, é só instalar contrapesos adequados que o problema desaparece.
Boa sorte!
Jeff
Minha cb300r está trepidando o guidon e instável em curvas acima de 80km, o que pode ser?
ResponderExcluirMinha cb300r está trepidando o guidon e instável em curvas acima de 80km, o que pode ser?
ResponderExcluirJeff
ResponderExcluirmuito satisfatório tua explicação do por que a moto balança
acho que agora sei que fazer
estava triste já com minha 500 e vou aproveitar pra balançar a mesma
valeu Jeff
flavio Ibitinga SP
Sou macaco novo hehe, recentemente tirei minha CNH, e agora estou com uma Apache 150. Não sei se é minha inexperiência, mas qualquer revelo, aqueles que ficam quando um buraco no asfalto é tampado, faz o pneu dianteiro puxar. Ontem mesmo tomei um susto a ponto de ter que freiar, vou calibrar os pneus e ver se obtenho algum resultado.
ResponderExcluirBem vindo, Felipe!
ExcluirEstá começando com uma ótima moto. Há uma postagem falando só sobre ela:
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/11/apache-moto-mais-injusticada-do.html
Um abraço,
Jeff
Minha moto é uma fan 150 e qualquer terra faz ela sambar muito a ponto de não ter como controlar, ontem levei um tombo por isso, nas curvas tbm ela samba a roda dianteira se tiver qualquer pedrinha por menor que seja, buraco pequeno ou qualquer coisa que desvie o pneu já faz ela sambar violentamente, não está com o aro torto nem a bengala, será que pode ser a bucha de balança ? Quando sento nela ela faz um barulho tipo rangendo... quando vejo terra ou pedras no asfalto já me dá pavor porque sei que vou perder o controle dela. O Pneu dianteiro é normal o traseiro da Strada.
ResponderExcluirBom dia, Rafael!
ExcluirNão adie essa verificação, pode criar uma situação de perda de controle da moto!
Podem ser as buchas da balança e os rolamentos da(s) roda(s).
O próprio alojamento do rolamento dentro da roda se deforma e afrouxa com o tempo, já tive de trocar uma roda por causa disso.
Peça para alguém segurar firme a moto enquanto você tenta movimentar a balança de um lado para outro.
Depois tente mover a roda e veja se ela se move em relação à balança.
Em motos muito rodadas, é comum ambas apresentarem folgas.
E fazendo essa revisão, já aproveite para ver se a coroa se movimenta em relação à roda.
Lá dentro também tem bucha(s) que se desgastam e precisam ser trocadas a cada 30 mil km, ou menos, dependendo do uso.
Tudo de bom,
Jeff
A minha moto ta com o pneu dianteiro balançando a frente ta toda arrochada mais não sei oque e sera que e os rolamento gasto porque eu batir ela numa calçada sera nessa batida ela pode ter gasto o rolamento oq vcs achao
ResponderExcluirOlá, Bruno!
ExcluirA pancada também deve ter entortado a roda.
A prudência recomenda trocar os rolamentos e a roda, além de verificar se os cilindros do garfo da suspensão dianteira não estão trincados.
Inspecione também o pneu, se ele bateu a ponto de danificar a carcaça, melhor trocar. Um estouro de pneu é muito perigoso.
E depois da montagem, faça o balanceamento do conjunto para leiminar de veza vibrações.
Boa sorte,
Jeff
Boa Jeff! É a minha primeira moto, tenho uma titan 99, e hoje fui para o trabalho com o.meu colega que sempre levo junto, e quando fiz algumas curvas com ele, pensei que fosse cair,.porque sentir que a moto tava jogando a trazeira, parei para verificar se o.pneu havia furado mais nao, parei pra calibrar moto e msm assim ainda ela "rebolava", sozinho mão sentir tanto, eu estou preocupado, o que pode ser brow?
ResponderExcluirOlá, Alessando!
ExcluirProvavelmente era a posição do garupa...
O peso de quem vai atrás desloca o centro de gravidade do conjunto moto/ocupantes para trás, o que deixa a frente da moto mais leve, a direção fica instável.
Dá uma lida na postagem:
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/02/uma-bobagem-que-ja-mandou-muita-gente.html
Lá eu explico isso em detalhes.
Um abraço,
Jeff
Outra coisa também pode ser uma pressão de pneu baixa para duas pessoas.
ExcluirPilotar com garupa exige aumentar a pressão dos pneus, isso faz a moto rebolar.
E eu esqueci de dizer, ao levar alguém na garupa, o piloto precisa se sentar mais à frente praticamente no tanque e o/a garupa o mais pra frente possível, aí a pilotagem fica fácil.
Até mais,
Jeff
Caramba, Alessandro, você disse que calibrou e eu não li...
ExcluirSe não houver folga nas buchas da balança como dito na postagem, é mesmo a posição do garupa.
Um abraço,
Eu de novo
E me desculpe, errei seu nome, o certo é Alessandro.
ResponderExcluirMinha moto é uma Broz 150esd 2011, o amortecedor traseiro está vazando oleo e a moto esta fazendo uma zoada como se a corrente estivesse frouxa, com aquele tic tic (mas ela está ajusttada), alem disso, ela está pulando como se eu estivesse num balão de parque.
ResponderExcluirMinha dúvida: Tudo isso é da suspensão traseira ou são problemas diferentes?
Além disso, se eu andar com cuidado, mesmo com esse zoadeiro, a suspensão pode rodar mais um pouco ate eu consertar ou corro rusco de serio acidente?
Muito obg.
Olá, Douglas!
ExcluirCom o amortecedor sem óleo, apenas a mola está trabalhando, o que faz sua moto ficar pulando. Corrente barulhenta é sintoma de desgaste excessivo e/ou falta de lubrificação.
Quando o amortecedor não funciona direito, eixo de articulação da balança e seus rolamentos são mais exigidos, o que diminui sua vida útil, vai ter de trocar esses componentes mais cedo.
Enquanto isso, sua moto ficará cada vez mais instável, o que pode causar um acidente.
Imagine se você pega um buraco em uma curva.
Sem amortecer a pancada, sua moto pulará e mudará de trajetória, podendo fazer você perder o controle e ir parar na contramão, cair na frente de um carro ou ir contra um poste.
Melhor investir logo em amortecedores novos antes que causem um problema muito maior.
Além disso, os impactos sobre a sua coluna causam lesões que se agravam com o tempo. Não queira saber o quanto dói uma coluna que sofreu muitas pancadas na vida, não é pouca coisa.
A dor te impede de dormir e faz você responder perguntas no blog às 3 da manhã...
Um abraço,
Jeff
Jeff, a corrente esta lubrificada e arrochada. O amortecedor em questão é o traseiro central da bros. Está pingando muito oleo, mas nunca vi os mecanicos colocarem oleo nele, so vejo mexerem nos da frente, que estão perfeitos.
ResponderExcluirAcha que o barulho que ouço da corrente é em decorrencia dos pulos do amortecedor traseiro?
Eu vou fazer o serviço nela, estou andando bem devagar, quase parando, enquanto consigo recursos.
E novamente, muito obg.
Olá, Douglas!
ExcluirPrimeira coisa, a corrente não pode ficar arrochada. Ela precisa ficar com uma folga ("barriguinha") que fica na casa dos 20 a 45 mm, dependendo do modelo da moto e do comprimento da balança.
No caso da sua moto, se não me engano é na casa dos 35 mm.
Essa pequena frouxidão da corrente é necessária porque a geometria da suspensão se modifica na hora em que a roda passa por um buraco ou lombada, se a corrente estiver muito esticada ela forçará o eixo do pinhão, que pode até quebrar.
Aí tem de abrir o motor para trocar essa peça, sai caro o conserto.
O amortecedor traseiro é blindado, não se coloca óleo nele. Vazamento é sinal de que precisa ser trocado, não tem reparo.
Motos esportivas até possuem kit de reparo para o amortecedor traseiro, mas nas pequenas não compensa.
E o barulho da corrente é consequência do arrocho desnecessário.
A corrente muito tensa é até mais perigosa do que a instabilidade causada pelo amortecedor desgastado, e o ajuste da folga da corrente é muito simples, capaz de o mecânico nem te cobrar para fazer o serviço.
Ou você mesmo pode fazer.
Boa sorte com o seu reparo, e um abraço,
Jeff
Arrochada eu quis dizer bem ajustada, desculpe... kkk
ExcluirÉ expressão usada aqui.
Por isso acho tão estranho, está lubrificada, ajustada, ja mandei olhar se o pneu esta bem colocado... Pode ser do amortecedor mesmo, que está pulando tanto que causa essas oscilações na corrente, creio eu... (está pulando muito mesmo)
É possível.
ExcluirO perigo de a balança ficar pulando em excesso é a corrente se desencaixar do pinhão ou da coroa.
No primeiro caso, a corrente encavalada pode quebrar a carcaça do motor, aí é perda total.
No segundo, ela pode travar a roda e causar uma queda muito perigosa.
Corrente fazendo barulho nunca é um bom sinal, indica que poderá se romper ou escapar a qualquer momento, além de estar forçando componentes caros como o rolamento e o eixo de saída do câmbio (eixo do pinhão).
Boa sorte com sua moto,
Jeff
Faz 1 mês que ando de moto
ResponderExcluirEssa semana fiz (ou era pra ter feito, não conheço mecânico.) Uma revisão completa.
Comecei a perceber que ela trepida quando estou com a embreagem acionada.
Não sei se é por conta da revisão ou do pneu dianteiro que está de meia vida e por coincidência está fazendo ela sambar
Receio de levar ela e o cara inventar alguma coisa...
Olá, Eliot!
ExcluirTrepidação com a embreagem acionada é má regulagem ou desgaste da campana.
Se for apenas má regulagem, você mesmo pode resolver através dos ajustadores do cabo da embreagem junto ao manete ou junto ao motor.
Se for a campana, aí só abrindo e trocando peças. Não é um serviço muito caro, mas a peça é relativamente cara.
Mas nunca deixe de tentar a regulagem do cabo primeiro, porque mecânicos adoram cobrar por peças caras quando na verdade fizeram um serviço de dois minutos usando uma chave comum.
Boa sorte,
Jeff
Pneus meia vida e folga nos rolamentos contribuem para vibração, mas ela não está associada ao uso da embreagem.
ExcluirAté mais,
Jeff
amigo bati minha moto mas ela comeca balança a roda diateira bem pouco acima de 80km vo faze um alinhamento ja resove ?
ResponderExcluiramigo bati a roda dianteiro num cavalo sera que so faze alinhamento ja resolve ?
ResponderExcluirOlá, Vinícius!
ExcluirSomente olhando a moto para saber. Geralmente resolve, mas se o cilindro interno estiver empenado, é melhor trocar do que se arriscar com uma quebra futura.
Boa sorte,
Jeff
Boa tarde, tudo bom? Mandei minha biz/2013 para uma revisão e foi feita a troca de pneu dianteiro, uma peça que não sei o nome, mas é relacionada ao movimento de curvas, a relação e troca de óleo. Faz uns 4 dias desde que fiz essa revisão e comecei a notar que a moto está dançando na pista, o que foi muito assustador pois parecia que iria perder o controle e cair. O que pode estar causando isso? Será que algo ficou frouxo?
ResponderExcluirOlá, leitor!
ExcluirVerifique se a porca do eixo dianteiro está frouxa. Tente girá-la com uma chave, ela não poderá girar com facilidade.
Se estiver frouxa, aperte-a o suficiente para ir até a oficina.
Usando a chave do jogo de ferramentas original, não há perigo de danificar a moto porque a força de aperto é aproximadamente a força que você consegue fazer com a mão.
Boa sorte!
Um abraço,
Jeff