segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A experiência com o novo guidão

Outro dia eu precisei trocar o guidão da minha moto, lembra?

A coisa complicou porque o guidão já não era o original, e não quis abrir mão do conforto do guidão mais alto.

Eu tinha duas opções:

1) Mandar fazer uma réplica, aguardar a cromagem por 15 dias e gastar 500 dinheiros, 

2) Arriscar um guidão que era pouquitita coisa mais alto e mais largo (uns 2 cm), estava à pronta entrega e custava 50 dinheiros.


Foi uma decisão terrivelmente difícil, mas no dia seguinte lá estava eu com Jezebel lépida e fagueira.



Já o guidão...

Imagem: porquinho à venda no ebay

Incrível como aquela diferença pouquitita deixou a pilotagem instável. 

Qualquer movimento no guidão implicava em borboleteadas federais pelas estradas da vida.

A direção ficou muito, muito leve. Eu sabia que guidões mais altos mudavam a ciclística, mas não imaginei que tão pouca diferença pudesse alterar o tanto que alterou.

O bom disso foi que tive que reaprender a pilotar minha moto, e de quebra arranjei assunto para esta postagem.

Vamos lá:

Eu somente voltei a ter controle sobre a moto quando passei a usar os pés para pilotar a moto.

Não, eu não passei a pilotar numa posição estranha...

O que eu passei a fazer foi reaprender a usar a força sobre as pedaleiras para compensar as fugas de trajetória da moto.

Eu já tinha comentado sobre a importância de firmar os pés nas pedaleiras para dominar a moto, mas essa experiência serviu para reafirmar essa necessidade.

Passados dois dias, nem parece que cheguei a pensar em jogar fora o guidão novo e procurar outro mais próximo ao antigo.

Se você não se sente seguro ao pilotar sua moto, experimente mudar sua postura e verá como a pilotagem melhorará:

Sente-se bem próximo ao tanque (ao centro de gravidade da moto); firme os pés nas pedaleiras e relaxe a musculatura dos braços e ombros.

Sua pilotagem melhorará muito em questão de minutos.

Um abraço, e bom divertimento,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário