quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O pneu furou... e agora?

Uma das situações mais chatas (e perigosas) que o motociclista enfrenta é o pneu furado ou estourado.

É uma situação que pode acabar com seu fim de semana...



imagem: http://www.hdopenroad.com/panmans-garage/motorcycle-tire-care-and-maintenance/

... ou com sua vida (ainda mais andando sem capacete como esses dois aí...)


Antes de começar, um aviso: 

Esta postagem é apenas sobre furos e como evitá-los. Se você estiver procurando informações para arrancar o pneu e levar a uma borracharia, talvez esta outra postagem ajude.

Agora voltando ao assunto:

Quando o pneu traseiro fura, a moto muda de comportamento, passando a dançar violentamente para um lado e outro.

Se o pneu dianteiro fura, o guidão fica extremamente pesado, dificultando e quase impedindo as manobras.

Nessas situações, é necessário agir com frieza, a mesma de um piloto de avião que precisa pousar em condições adversas.



Com sangue frio é possível evitar o pior.


Evitar um tombo é bastante difícil, mas não impossível.

Lembre-se:

Nunca use o freio do pneu furado! 

Isso prejudicaria ainda mais seu equilíbrio, e poderia fazer com que o pneu escapasse do aro e travasse a roda, causando um tombo certo. 


Além disso, frear repentinamente com o pneu não comprometido poderia fazer com que você fosse atropelado por um carro que viesse atrás. 


Desloque seu peso a fim de aliviar a carga sobre o pneu furado. 


Incline-se para frente se o pneu traseiro furar, desloque-se para trás no caso do dianteiro.


Leve sua moto para o acostamento/sarjeta desacelerando-a gradativamente, atento para não cortar a frente de outros carros.


Nunca tente chegar ao borracheiro com o pneu furado que nem fez o babão do vídeo abaixo.




Ao chegar ao acostamento/sarjeta, o perigo não acabou. 

Você ainda correrá o risco de ser atropelado, então empurre sua moto pelo lado mais afastado do fluxo de veículos.


Como essa é uma situação extremamente perigosa, a melhor coisa a fazer é evitá-la, e a melhor maneira de fazer isso por meio da manutenção preventiva:


Não espere os pneus ficarem carecas para trocá-los.


Pneus velhos furam com maior facilidade, é o tipo da economia que pode sair muito, muito caro.


Use vacina contra furos. 

















Essa gosma impede que o pneu se esvazie repentinamente em caso de um furo na banda de rodagem, a faixa verde da propaganda acima.

Há vários fabricantes, e você pode se informar melhor sobre o funcionamento disso clicando aqui ou clicando aqui.


Desmonte e inspecione preventivamente aros, câmaras e pneus uma vez por ano. 

A corrosão no lado interno dos aros, principalmente nas rodas de liga leve, causada por produtos de limpeza usados em serviços de lavação pode inutilizar sua câmara, mesmo que ela esteja vacinada. 


Troque a câmara de ar todas as vezes que trocar o pneu. 


Pneus e câmaras velhos furam com mais facilidade. 


Uma câmara custa quase a mesma coisa que um reparo.


Não economize num item de segurança tão importante quanto esse.

Um abraço,

Jeff

ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

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