sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Água na gasolina falsa

Sabe como é feito o teste para medir a qualidade e a quantidade de álcool no gasohol na gasolina que você é obrigado a colocar no seu tanque?


Imagem: blogs.diariodepernambuco.com.br 

O frentista coloca um pouquinho de água numa amostra da "gasolina", mistura e, como mágica, toda porção de álcool se separa da gasolina.

A gasolina mais leve fica por cima e a parcela de 75 25% de álcool a preço de ouro vai toda para o fundo.
        

Agora imagina que você deixou sua moto estacionada na rua e desabou o mundo, São Pedro mandou água sem piedade, e o tanque da sua moto tem a propensão de deixar entrar água, ou porque a vedação não está lá essas coisas, ou porque os inginhêru colocaram a tampa no fundo de uma bacia coletora de águas pluviais, sem escoamento suficiente. 

Você vai tentar ligar a moto e ela vai grunhir, pipocar, chiar e reclamar, mas não vai funcionar com álcool puro no fundo do tanque, a menos que ela seja flex.

Não sabendo disso, sua primeira ideia será conferir se o cachimbo está seco, depois vai achar que a vela pifou, aí vai achar que o CDI ou a bobina foram para o espaço.

A mesma coisa poderá acontecer com gasolina adulterada, e aí nem precisa chover. 

Você poderá jogar dinheiro fora trocar todas essas peças, mas enquanto não eliminar toda a gasolina falsa ou o álcool acumulado no fundo do tanque, sua moto terá a dignidade de afirmar que não te levará a lugar algum com aquele lixo no lugar do combustível.

Está certa ela.

Um abraço,

Jeff
PS 1: No mundo inteiro, os fabricantes recomendam que seus motores não utilizem gasohol. Gasohol é o nome verdadeiro da porcaria que o governo obriga a Petrobras a distribuir. É a "gasolina" com menor teor de gasolina já vista no mundo, e também a mais cara do universo.

PS 2: Para saber mais sobre o teste da qualidade da gasolina, veja este site.

PS 3: Continua chovendo em Santa Catarina...

2 comentários:

  1. É amigo... vivenciamos essa experiência também...

    Lembra daquele dia em que São Pedro resolveu fazer jus ao nome da cidade onde estávamos? (Águas de São Pedro-SP).

    Só faltou aparecer Noé e sua arca pra salvar a gente! kkkk

    Ainda assim, faria tudo denovo só pra reunir nossa galera!


    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Edi... eu estava escrevendo lembrando daquele baile que a Bette Davis nos deu... e depois a volta à noite com chuva que não parava mais... ainda assim, foi um passeio que deixou muitas saudades. Bom... esse e todos os outros... Tempo bom aquele, nunca mais vi a turma por aí pegando a estrada, e eu estou amargando um ano sem nenhum passeio com mais de 100 km, Jezebel está reclamando que está ficando enferrujada. E ela fala a sério.
    Um abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir