terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Dei muita risada quando li

Olha só a "pérola" que recebi do leitor XXXXX em plena terça-feira de Carnaval lá na postagem sobre óleo mineral e sintético



Todo o texto em azul é dele, os destaques em negrito são meus:


Meu Deus ! Ainda tem gente ke confunde VISCOSIDADE com a numeração do óleo, 10-40, 15-40 ou 20-40 não tem nada ver com a viscosidade do óleo. 


Muita confusão se faz com especificação do óleo descrita nas embalagens. A maior delas é o dado alfanumérico que aparece como 10W-40, por exemplo. 


Essa medida nada tem a ver com a capacidade de lubrificação e muito menos com viscosidade. É um indicativo de temperatura ambiente! 


Isso mesmo, o W vem da palavra Winter (inverno, em inglês) que revela a menor temperatura ambiente indicada para aquele lubrificante. 


O primeiro número é a temperatura em °C mais baixa, seguido do W e depois de outro número maior que é a temperatura máxima. 

Por exemplo, um óleo 15W-50 é indicado para veículos que circulam em locais com temperaturas médias de 15 a 50 °C, ou seja, bem quente. Já um óleo de especificação 5W-40 é indicado para regiões mais frias.


Mais frias tipo 40°C, né XXXXX? Hahahahaha...


Só pode ser gozação. 


Um cara que não conhece nada, nada, nada do assunto não viria dizer abobrinhas com toda essa arrogância, então só pode ser brincadeira.


Conforme você diz, esse "dado alfanumérico não tem nada a ver com a viscosidade do óleo", mas está relacionado com a temperatura ambiente, né XXXXX? 


Você quer dizer então que óleo SAE 0W-20 é óleo para 20°C, né?


E óleo SAE 90 é para aqueles raros dias quentes quando a temperatura do ar chega aos 90 graus Celsius, né? (Cá entre nós, não chega a isso em lugar nenhum da Terra, só perto de um vulcão. Mas não fala nada para não tirar a ilusão do rapaz...)

Um câmbio ou diferencial usando óleo SAE 75W-140 só pode ser usado em dias muito, muito, mas muito quentes mesmo do inverno (75°C não tem pinguim que aguente), e no verão quando dá para fritar ovo sem acender o fogão, né XXXXX?

E óleo SAE 250 deve ser usado para lubrificar as dobradiças dos portões do inferno...


Olha, explica isso lá para os engenheiros criadores do índice da classificação de viscosidade SAE, que eles não estão sabendo dessas suas verdades e estão falando besteira:


The Society of Automotive Engineers (SAE) has established a numerical code system for grading motor oils according to their viscosity characteristics. 

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Motor_oil#Grades

Traduzindo:


A Sociedade de Engenheiros Automotivos (em inglês, SAE) estabeleceu um sistema de código numérico para a classificação de óleos para motores de acordo com suas características de viscosidade.



Comparativo de classificações de viscosidade pelas normas ISO, AGMA e SAE em relação à viscosidade cinemática em centiStokes a 40 e a 100 graus Celsius, e à viscosidade Saybolt em Segundos Universais Saybolt a 100 e 210 graus Fahrenheit, respectivamente 37,8 e 98,9 °C
SAE Crankcase é óleo para motor e SAE Gear é óleo para transmissões.
Por que estão na mesma tabela comparativa de viscosidades se, conforme o leitor XXXXX, a "numeração do óleo" "
nada tem a ver com a capacidade de lubrificação e muito menos com viscosidade", e é apenas "um indicativo de temperatura ambiente"
Tabela: http://www.kewengineering.co.uk/Auto_oils/oil_viscosity_explained.htm — um bom site para aprender alguma coisa sobre lubrificação

Depois de ler o comentário do leitor XXXXX, os engenheiros da SAE vão passar noites em claro tentando descobrir onde foi que eles erraram... Hahahahaha!

Essa foi divertida!




Para fim de conversa, a classificação SAE foi desenvolvida antes dos anos 30 do século passado (na verdade, 1911), quando os EUA nem sonhavam em usar graus Celsius. Aliás, até hoje eles preferem os graus Fahrenheit.


82°F = 28°C       40°F = 4,4°C      4°F = –15°C
Não há correspondência alguma entre valores de temperaturas em graus Fahrenheit, valores de temperatura em graus Celsius e valores de VISCOSIDADE SAE, exceto aquela que é determinada pelas leis físicas sobre a variação da viscosidade em função da temperatura.

A classificação de viscosidade SAE não é absolutamente um indicativo de temperatura, o que ocorre é uma coincidência mal interpretada por quem nunca estudou o assunto. Ou foi muito mal informado.

Quanto aos valores em graus Celsius por acaso apresentarem uma correspondência aproximada aos valores de VISCOSIDADE SAE, é um engano comum entre leigos que pensam que entendem do assunto. 


Minha moto deveria usar óleo 20W-50, mas ela está com quilometragem elevada e por isso eu uso um óleo 25W-60, mais viscoso. 

Óleos 25W-60 são para alta quilometragem, e não alta temperatura.
Uso óleo 25W-60 de viscosidade mais elevada para compensar as maiores folgas internas de um motor bem rodado, e não porque a temperatura em Floripa chegue aos 60 graus...  

Valeu, leitor XXXXX

Mas fica sem abraço,


Jeff

PS: Tem novidade sobre este assunto nesta nova postagem.

6 comentários:

  1. Jeff, embora o colega tenha comentado alguns absurdos a resipeito da temperatura medida em graus celsios, a teoria dele não está completamente errada não, cada oleo tem um indice de viscosidade que ele mantem entre as temperaturas citadas na embalagem ex: óleo motul viscosidade 156 entre 15w e 50 e o lubrax IV de 148 entre 15w e 50 óleos com mesmo intervalo de temperatura e com viscosidade diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ygor
      O que ocorre é um falso cognato. O grande erro dele é afirmar que a classificação SAE é um índice de temperatura e que não existe relação entre a classificação de viscosidade SAE e viscosidade do óleo.

      Na prática, você usa óleos mais viscosos para temperaturas mais elevadas, mas não porque SAE 40 queira dizer 40°C, mas porque esse grau de viscosidade é adequado para as condições de trabalho de um motor.

      Exemplo: um óleo 15W-40 é adequado para um motor arrefecido a líquido tanto aqui, onde faz 40 graus, quanto na Europa ou EUA, onde a temperatura não passa dos 25 graus.
      Também poderá ser usado em uma moto arrefecida a ar na Europa e EUA, mas esse óleo será totalmente inadequado para uma moto com motor arrefecido a ar aqui no Brasil, porque trabalhará com temperaturas muito elevadas e diminuirá sua viscosidade a ponto de não proteger mais o motor..

      Minha moto está com quilometragem elevada e nela eu uso um óleo 25W-60, mais viscoso do que o 20W-50 recomendado, mas essa viscosidade mais elevada compensa as maiores folgas internas de um motor bem rodado.

      Eu não uso o óleo 25W-60 porque a temperatura em Floripa chegue aos 60 graus...

      Há outras postagens no fórum em que falo sobre óleo e viscosidade. E as coisas que eu digo não são coisas que ouvi dizer na internet. Sou Técnico em Mecânica Industrial com estágio em Manutenção de Máquinas e lá eu fiz o curso de Lubrificação Industrial de um grande produtor de lubrificantes. Conheço um pouquinho do assunto, e uso no dia a dia com minhas motos.

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Jeff não estou entrando no mérito dos motores , o que estou dizendo é que cada óleo tem um indice de viscosidade e nada tem a ver com os 15w40 ou 15w50, podendo ocorrer até de um óleo 15w50 ter o indice de viscoside menor que um 15w40, sendo a diferença entre eles a temperatura de trabalho, ai entra a questão do tipo de motor e região de uso.

      Tambem sei e concordo com você que um 15w40 não tem nada a ver com 40ºc e concordo com relação a tecnologia dos motores e óleos recomendados. Estou apenas dizendo que um determinado óleo tem um indice de viscosidade informado pelo fabricante em seus sites que trabalham em uma faixa de temperatura farheneit que ai entra os 15w40 ou 15w50

      Excluir
    3. Olá, Ygor

      Óleos multiviscosos como o 15W-40 possuem uma curva de viscosidade ao longo de uma faixa de temperaturas, o 15W quer dizer que ele se encaixa na categoria de um óleo SAE 15 típico no inverno, e o 40 indica que ele se comporta como um SAE 40 típico no verão.

      Mas como você pode notar na tabela, cada categoria abrange uma certa faixa de viscosidades e os limites de cada categoria não são muito bem definidos. Então o fabricante indica a classe de viscosidade de um produto com base nas propriedades físicas do óleo, mas também com um certo jogo de cintura comercial.

      O óleo Motul 3000, por exemplo, é visivelmente mais viscoso à temperatura ambiente do que qualquer outro óleo da mesma categoria 20W-50. Mas se a motul assumisse na embalagem por exemplo que o 3000 fosse na verdade um 25W-60, como eu acredito que também poderia ser classificado, ele ficaria de fora da maior fatia do mercado e o produto ficaria pegando pó nas prateleiras, porque são poucos os proprietários que conhecem os macetes de viscosidade. É por essa elasticidade de critérios que a própria classificação SAE permite que ocorrem essas discordâncias entre viscosidades que você detectou.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Com relação aos óleos de engrenagem ou os antigos eles tambem tem uma especificão de viscosidade que eles mantem até a temperatura da embalagem exemplo lubrax sae 90 indice de viscosidade de 88 até a temperatura de 90 fahreneit São duas coisas diferente especificadas na embalagem do produto ou as vezes no site do fabricante indice de viscosidade e intervalo de temperatura efetiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente está sempre aprendendo, e ao pesquisar aquela tabela para esta postagem que eu constatei que a classificação SAE para engrenagens se sobrepõe em termos de viscosidade à classificação SAE para motores, então um óleo SAE 90 não chega a ser muito mais viscoso do que um óleo SAE 50 para motores, como eu tinha na memória.

      Mas você determina a viscosidade do óleo que vai utilizar em função da temperatura onde ele irá operar. Redutores industriais normalmente trabalham com óleo de viscosidade SAE 90. No entanto, em máquinas onde a caixa de engrenagens esteja localizada próxima a uma fonte de calor, ou em um ambiente muito quente, você é obrigado a usar um óleo de viscosidade SAE 140 ou mesmo SAE 240 para que ele ainda mantenha um índice de viscosidade, e pottanto capacidade de proteção aos componentes, ainda aceitável àquela temperatura.

      Se você não fizer a adaptação da viscosidade à temperatura das condições de trabalho, seu óleo menos viscoso se tornará algo parecido com água quente, incapaz de manter uma película tenaz entre as superfícies metálicas em atrito. Porque a essência da lubrificação é manter uma camada de óleo separando as peças metálicas para que elas não exerçam abrasão umas sobre as outras, daí a importância da viscosidade: ela garante a coesão entre as moléculas nessas condições altamente exigentes.

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir