Sabe uma coisa que todo mundo faz e não imagina que seja um dos maiores perigos de andar de moto?
Não conferir se a moto realmente tem gasolina pela manhã — e se tiverem roubado durante a noite?
Ou então, outro grande erro, esperar a moto pedir reserva para abastecer.
Digo isso porque esta semana eu estava saindo de casa tranquilo com Edith e, quando cheguei ao fim da rua, me preparei para entrarmos embalados na avenida.
Calculei o fluxo dos carros e ganhei velocidade a fim de nos encaixarmos tranquilamente no fluxo do trânsito.
E até conseguiríamos, se a moto não tivesse resolvido pedir reserva beeem naquele momento.
O que era para ser uma aceleração intensa foi uma decepcionante perda de velocidade, bem no momento em que eu mais precisava do motor.
Felizmente, tínhamos margem de segurança suficiente para levar a moto para a lateral e abrir a reserva antes de pararmos completamente na frente de um carro embalado.
Mas e se não tivéssemos?
Ou então...
E se a gasolina tivesse acabado não na avenida, mas no meio da BR-101, que íamos pegar mais à frente?
Bem, o incidente poderia ter ido para as manchetes, como neste triste caso:
Reportagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/11/ocupantes-de-moto-sao-arrastados-por-70-metros-apos-colisao-na-br-101.html
Várias coisas podem fazer uma moto perder a velocidade repentinamente na frente de um ônibus:
Um erro do piloto, tipo errar a mudança de faixa para pegar aquela saída da rodovia...
Uma pane mecânica, tipo aquela vela de ignição de 15 reais que você vem adiando a troca porque está boa, mas que pode pifar de uma hora para outra... ou um pneu pode furar... a corrente pode se soltar, ou pode ocorrer uma pane mecânica ou elétrica qualquer... É por isso que você precisa renovar as peças que se desgastam — não pode esquecer que é melhor trocar preventivamente do que esperar uma pane acontecer.
Mas a pane mais frequente a que uma moto está sujeita é também aquela na qual o pessoal mais se arrisca: a pane seca.
Deixar a gasolina acabar e a moto engasgar para acionar a reserva é um péssimo hábito que pode ter consequências trágicas.
Relembrando alguns pontos importantes:
Quando a gasolina está para acabar, a moto pode dar umas engasgadas e te alertar para acionar a reserva.
Mas ela também poderá apagar de repente, sem dar aviso algum. Ou dar aviso e você não perceber.
E se você estiver entrando em uma avenida, ou no meio de uma rodovia, o veículo atrás de você poderá não ter tempo de frear.
Para evitar esse risco, nunca espere para abastecer somente depois que a moto pedir reserva.
Estabeleça uma quilometragem que garanta que a gasolina não vá acabar e reabasteça, simples assim.
Escolha um número redondo fácil de lembrar, tipo 200 km, que corresponde aproximadamente à metade da autonomia do tanque da maioria das motos.
Jezebel, por exemplo, permitia que eu rodasse até 300 km antes de pedir reserva, que por sinal era pífia — mas eu sabia que ela não iria falhar antes disso.
Mas a pane seca da Edith aconteceu porque ainda estou tentando encontrar uma referência para o consumo e o abastecimento.
Na estrada, fizemos tanques de 250 km sem pedir reserva, e um tanque mal enchido acabou aos 205 km.
Desta vez, neste incidente da avenida, ela pediu reserva surpreendentemente aos 173 km...
Não sei se o consumo aumentou tanto assim na cidade, ou se o tanque foi ainda mais mal enchido que da outra vez, ou ambos.
Mas também existe a possibilidade de que tenham roubado gasolina lá no estacionamento do prédio.
Então aí vai outra dica:
Sempre verifique o conteúdo do tanque de combustível antes de sair com a moto, abrindo a tampa e dando aquela chacoalhada básica. Pensou besteira, eu sei.
Se a gasolina aparecer com dificuldade, você terá algo próximo à reserva. Se aparecer com facilidade, você terá cerca de meio tanque de gasolina.
Ratos você encontra em todo lugar.
E eles podem te deixar em uma situação muito complicada no trânsito.
Até matar.
Um abraço,
Jeff
Sempre procuro fazer isso para evitar o engasgamento. E cuidado para não chacoalhar demais o tanque e vazar gasolina.
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