O que o manual não fala é que antes dessa complementação você precisa verificar o desgaste das pastilhas de freio.
Completar o nível é um paliativo de emergência para você não ficar sem freio até chegar à oficina e providenciar a troca das pastilhas.
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Imagem: http://infomoto.blogosfera.uol.com.br/2014/08/26/bons-fluidos-saiba-quais-sao-os-tipos-e-como-eles-atuam-em-sua-moto/
O nível no reservatório diminui naturalmente para compensar o desgaste das pastilhas de freio.
Se você seguir o manual do propriotário e completar o nível de fluido com as pastilhas gastas, na hora em que você trocar as pastilhas haverá excesso de pressão no reservatório e isso poderá danificá-lo irreparavelmente, além de impedir o retorno das pastilhas e travá-las.
Se após instalar pastilhas novas o nível de fluido continuar baixo, verifique se está ocorrendo algum vazamento.
Elimine-o trocando por peças novas originais, complete o nível e faça a sangria de todas as bolhas de ar que ficaram presas na mangueira, porque nessa condição será perigoso rodar com a moto.
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O limite de uso é indicado por uma ou mais ranhuras no material de desgaste das pastilhas.
Troque as pastilhas assim que essa(s) ranhura(s) desaparecer(em).
Preferencialmente, um pouco antes de elas sumirem para evitar que o freio falhe bem na hora em que você mais estiver precisando.
E após a troca, o freio estará ineficiente, e isso é normal. Evite situações que exijam 100% de eficiência da frenagem nos primeiros quilômetros.
Use o freio suavemente nas primeiras freadas até as pastilhas se desgastarem um pouco e se assentarem contra a superfície do disco.
Um abraço,
Jeff
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