terça-feira, 4 de novembro de 2014

Uma armadilha sobre o freio a disco no manual do proprietário

Se você ler o manual do proprietário de sua moto, verá a informação "se o nível do reservatório do freio estiver baixo, complete com o fluido recomendado até atingir a marca de nível máximo".

O que o manual não fala é que antes dessa complementação você precisa verificar o desgaste das pastilhas de freio. 

Completar o nível é um paliativo de emergência para você não ficar sem freio até chegar à oficina e providenciar a troca das pastilhas.

Mas em condições normais, o nível de fluido não deverá chegar abaixo da marca de nível mínimo no reservatório se não houver um vazamento no sistema!
Imagem: http://infomoto.blogosfera.uol.com.br/2014/08/26/bons-fluidos-saiba-quais-sao-os-tipos-e-como-eles-atuam-em-sua-moto/
O nível no reservatório diminui naturalmente para compensar o desgaste das pastilhas de freio.

Se você seguir o manual do propriotário e completar o nível de fluido com as pastilhas gastas, na hora em que você trocar as pastilhas haverá excesso de pressão no reservatório e isso poderá danificá-lo irreparavelmente, além de impedir o retorno das pastilhas e travá-las.

Se após instalar pastilhas novas o nível de fluido continuar baixo, verifique se está ocorrendo algum vazamento.

Elimine-o trocando por peças novas originais, complete o nível e faça a sangria de todas as bolhas de ar que ficaram presas na mangueira, porque nessa condição será perigoso rodar com a moto.

Elimine o vazamento imediatamente e mantenha sempre as pastilhas dentro do seu limite de uso. 

O limite de uso é indicado por uma ou mais ranhuras no material de desgaste das pastilhas. 

Troque as pastilhas assim que essa(s) ranhura(s) desaparecer(em). 

Preferencialmente, um pouco antes de elas sumirem para evitar que o freio falhe bem na hora em que você mais estiver precisando.

E após a troca, o freio estará ineficiente, e isso é normal. Evite situações que exijam 100% de eficiência da frenagem nos primeiros quilômetros.

Use o freio suavemente nas primeiras freadas até as pastilhas se desgastarem um pouco e se assentarem contra a superfície do disco.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário