segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Pneu liso faz a moto andar mais rápido?

Pneu careca faz a moto andar mais rápido? 

Pneu careca só é perigoso com chuva?


Não, não e não.

Vamos esclarecer alguns pontos.

Pneu slick é uma coisa, pneu careca é outra.


Pneu careca só é perigoso.


E um pneu slick com a banda de rodagem desgastada também sofre dos mesmos males do pneu careca...



Algumas pessoas pensam que quanto mais liso ou careca um pneu, melhor o desempenho da moto e a aderência nas curvas. 

Isso é relativo.

Eles tiram essa ideia vendo as motos de alto desempenho e carros de competição que usam pneu slick, totalmente sem sulcos.


Matéria: http://www.moto.com.br/testes/conteudo/michelin_traz_pneus_de_alta_performance_para_o_brasil-53363.html

Um pneu totalmente novo, comum ou slick, é escorregadio devido à cera usada na sua fabricação — ela precisará ser removida de toda a área que entrará em contato com o solo, inclusive as laterais quando a moto se inclina.

Depois disso, a banda de rodagem terá uma certa quantidade de borracha a ser usada, e ela é limitada. 

Então o pneu slick novo tem uma camada de borracha que no pneu comum careca não existe mais, já virou pó da estrada.

O que muita gente ignora é que os pneus slick para competição são feitos de borracha super macia, e os pneus de alto desempenho são feitos de borracha muito macia — uns são feitos para durar uma única corrida, os outros para durar quilometragens baixas. 

Esses pneus colam no chão que nem chiclete, mas se desgastam num piscar de olhos, o que pode levar a surpresas desagradáveis.


São diferentes dos pneus comuns para uso no dia a dia, que usam borracha mais dura (e menos aderente), mas em compensação duram muito mais.


O pneu careca até melhora um pouco o desempenho (por causa da maior área de contato com o solo), e dá a ilusão de que a moto está andando mais porque o motor gira mais alto para percorrer a mesma distância.

Isso acontece porque a circunferência do pneu desgastado é menor, o motor faz menos força, mas cada volta percorre uma distância proporcionalmente menor — você não ganha velocidade, apenas ronco de motor.

Velocímetros baseados na velocidade de giro da roda também indicam uma velocidade maior — falsa — porque o pneu desgastado tem um perímetro menor, então precisa de mais voltas para percorrer a mesma distância, e faz isso girando mais rápido. 

E as desvantagens de pneus carecas e lisos são inúmeras. 

O que resta da borracha é a mesma da banda de rodagem, mas como fica muito perto da malha do pneu, além de correr o risco de furar, a borracha pode se descolar da carcaça (malha de aço ou nylon da armadura do pneu), além de poder formar bolhas com o aquecimento do pneu devido ao atrito gerado com o solo.

Aí o novato, desconhecendo tudo isso, vai na ilusão de que o segredo do bom desempenho está na falta de sulcos, abusa dos pneus comuns carecas, abusa dos pneus slick carecas e, quando vê, já está sendo atendido pelo SAMU.

Nem vou falar de como os pneus carecas furam com muito mais facilidade — 80% dos furos acontecem nos últimos 20% da vida do pneu, afirmou um fabricante. 


E eu confirmei por experiência própria com minha primeira moto; hoje eu não espero mais o pneu carecar para fazer a troca. 


A borracha mais dura do pneu comum (em relação ao pneu slick) quando fica careca, não tem a mesma aderência que a borracha macia do pneu slick.


E mesmo um pneu slick desgastado perde a aderência, aí basta um toquinho no freio e é chão...


Pneu slick só é bom (muito bom) em pistas controladas, pois as mesmas são limpas (varridas constantemente e monitoradas quanto a sujeira / óleo / ou qualquer detrito), diferentemente das ruas, onde há areia / areião / graxa / óleo e demais sujeiras comumente encontradas nas ruas / rodovias. 


Um pneu com sulcos ajuda a aderir nessa situação de pista suja, pois ao perder a aderência e escorregar pela superfície da pista, a sujeira acaba indo para os sulcos, fazendo com que o pneu tenha aderência ao asfalto, mesmo que de forma intermitente devido ao giro da roda.





Notou a areiazinha ridícula que derrubou a moto? 


Ela aparece no momento 0:25 da gravação, embaixo da traseira da moto. 

Este mesmo acidente também foi filmado pela câmera do capacete do piloto. Pule direto (ou não) para os 6:45 minutos.




O que podemos aprender com este acidente?

Zoar moto lenta dá azar.


Praga de harleiro pega.


Sulcos são necessários — a menos que você esteja disputando GPs.


Pneu tem que estar em boas condições, calibrado na pressão correta medida a frio e com a borracha da banda de rodagem aquecida antes de ser exigido seriamente em alta velocidade, outro cuidado que o pessoal desconhece ou negligencia. 


E você não deve usar o freio dianteiro no meio de uma curva, a menos que saiba exatamente como ele irá reagir — o que é extremamente enganoso.


Uma variação mínima da reação e você não terá mais nada a fazer, só recolher os caquinhos.

Se você não tomar cuidado, uma moto rápida pode acabar com sua alegria rapidinho.


Então já sabe:


Pneu careca só dá azar.


Respostas para as perguntas que poderão fazer sobre esta postagem:

Em resumo, pneu careca adere mais do que um com sulcos? 

Dependendo da qualidade do asfalto e do tipo de borracha do pneu, sim, mas é uma b@st@ (eita!) 

Pneu careca é seguro? 

Tão seguro quanto fazer um puxadinho e morar ao lado do que restou do reator de Chernobil.

Pneu liso é aconselhável? 

Tanto quanto adoçar café com cianeto!


E se chover, o que faço se o pneu estiver careca? 

Adapte um rodo e um secador de cabelo na frente do pneu, assim andarás sempre em pista limpa e seca!

Um abraço,


Jeff e Daniel

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