Pneu careca só é perigoso com chuva?
Não, não e não.
Vamos esclarecer alguns pontos.
Pneu slick é uma coisa, pneu careca é outra.
Pneu careca só é perigoso.
E um pneu slick com a banda de rodagem desgastada também sofre dos mesmos males do pneu careca...
Algumas pessoas pensam que quanto mais liso ou careca um pneu, melhor o desempenho da moto e a aderência nas curvas.
Isso é relativo.
Eles tiram essa ideia vendo as motos de alto desempenho e carros de competição que usam pneu slick, totalmente sem sulcos.
Matéria: http://www.moto.com.br/testes/conteudo/michelin_traz_pneus_de_alta_performance_para_o_brasil-53363.html
Um pneu totalmente novo, comum ou slick, é escorregadio devido à cera usada na sua fabricação — ela precisará ser removida de toda a área que entrará em contato com o solo, inclusive as laterais quando a moto se inclina.
Depois disso, a banda de rodagem terá uma certa quantidade de borracha a ser usada, e ela é limitada.
Então o pneu slick novo tem uma camada de borracha que no pneu comum careca não existe mais, já virou pó da estrada.
O que muita gente ignora é que os pneus slick para competição são feitos de borracha super macia, e os pneus de alto desempenho são feitos de borracha muito macia — uns são feitos para durar uma única corrida, os outros para durar quilometragens baixas.
Esses pneus colam no chão que nem chiclete, mas se desgastam num piscar de olhos, o que pode levar a surpresas desagradáveis.
São diferentes dos pneus comuns para uso no dia a dia, que usam borracha mais dura (e menos aderente), mas em compensação duram muito mais.
O pneu careca até melhora um pouco o desempenho (por causa da maior área de contato com o solo), e dá a ilusão de que a moto está andando mais porque o motor gira mais alto para percorrer a mesma distância.
Isso acontece porque a circunferência do pneu desgastado é menor, o motor faz menos força, mas cada volta percorre uma distância proporcionalmente menor — você não ganha velocidade, apenas ronco de motor.
Velocímetros baseados na velocidade de giro da roda também indicam uma velocidade maior — falsa — porque o pneu desgastado tem um perímetro menor, então precisa de mais voltas para percorrer a mesma distância, e faz isso girando mais rápido.
E as desvantagens de pneus carecas e lisos são inúmeras.
O que resta da borracha é a mesma da banda de rodagem, mas como fica muito perto da malha do pneu, além de correr o risco de furar, a borracha pode se descolar da carcaça (malha de aço ou nylon da armadura do pneu), além de poder formar bolhas com o aquecimento do pneu devido ao atrito gerado com o solo.
Nem vou falar de como os pneus carecas furam com muito mais facilidade — 80% dos furos acontecem nos últimos 20% da vida do pneu, afirmou um fabricante.
E eu confirmei por experiência própria com minha primeira moto; hoje eu não espero mais o pneu carecar para fazer a troca.
A borracha mais dura do pneu comum (em relação ao pneu slick) quando fica careca, não tem a mesma aderência que a borracha macia do pneu slick.
E mesmo um pneu slick desgastado perde a aderência, aí basta um toquinho no freio e é chão...
Pneu slick só é bom (muito bom) em pistas controladas, pois as mesmas são limpas (varridas constantemente e monitoradas quanto a sujeira / óleo / ou qualquer detrito), diferentemente das ruas, onde há areia / areião / graxa / óleo e demais sujeiras comumente encontradas nas ruas / rodovias.
Um pneu com sulcos ajuda a aderir nessa situação de pista suja, pois ao perder a aderência e escorregar pela superfície da pista, a sujeira acaba indo para os sulcos, fazendo com que o pneu tenha aderência ao asfalto, mesmo que de forma intermitente devido ao giro da roda.
Notou a areiazinha ridícula que derrubou a moto?
Ela aparece no momento 0:25 da gravação, embaixo da traseira da moto.
Este mesmo acidente também foi filmado pela câmera do capacete do piloto. Pule direto (ou não) para os 6:45 minutos.
O que podemos aprender com este acidente?
Pneu tem que estar em boas condições, calibrado na pressão correta medida a frio e com a borracha da banda de rodagem aquecida antes de ser exigido seriamente em alta velocidade, outro cuidado que o pessoal desconhece ou negligencia.
E você não deve usar o freio dianteiro no meio de uma curva, a menos que saiba exatamente como ele irá reagir — o que é extremamente enganoso.
Uma variação mínima da reação e você não terá mais nada a fazer, só recolher os caquinhos.
Se você não tomar cuidado, uma moto rápida pode acabar com sua alegria rapidinho.
Então já sabe:
Pneu careca só dá azar.
Respostas para as perguntas que poderão fazer sobre esta postagem:
Em resumo, pneu careca adere mais do que um com sulcos?
Dependendo da qualidade do asfalto e do tipo de borracha do pneu, sim, mas é uma b@st@ (eita!)
Pneu careca é seguro?
Tão seguro quanto fazer um puxadinho e morar ao lado do que restou do reator de Chernobil.
Pneu liso é aconselhável?
Tanto quanto adoçar café com cianeto!
E se chover, o que faço se o pneu estiver careca?
Adapte um rodo e um secador de cabelo na frente do pneu, assim andarás sempre em pista limpa e seca!
Um abraço,
Jeff e Daniel
Nenhum comentário:
Postar um comentário