quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Motos trail são mais perigosas?

Motos trail são mais perigosas que as outras?

Esse pensamento não me saía da cabeça desde que escrevi a postagem de ontem.


Filosofava eu se a suspensão mais macia e a facilidade de superar obstáculos das motos tipo trail influenciariam os motociclistas a não reduzir a velocidade ao passar por lombadas.

Lombadas que têm a finalidade de reduzir a velocidade para evitar acidentes, mas que os donos de motos trail adoram usar como rampinha de salto.

E como o Universo conspira para que este blog seja escrito, hoje não apenas uma, mas duas vezes, fui ultrapassado por motos trail enquanto passava sobre uma lombada.

Nas duas vezes, as motos passaram por mim sem reduzir minimamente a velocidade, dando aquele pulinho básico e aterrissando de boa. 

E na mais significativa dessas ultrapassagens, justamente na lombada destinada a reduzir a velocidade naquela esquina sinistra que falei aqui, o que ocorreu foi determinante para esta postagem.

Como eu reduzi a velocidade, segui a 20 km/h em uma rua secundária onde as regras de trânsito dizem que a velocidade deve ser de 20 km/h.

O cara da moto trail passou a pelo menos 35 km/h e chegou primeiro à esquina sinistra, então eu pude assistir de camarote ele ser obrigado a desviar para a contramão porque, como era previsível, chegaria o dia em que um carro avançaria contra a preferencial.

O carro parou com a frente no meio do cruzamento e eu parei. Já o cara da moto trail foi obrigado a jogar tudo para a contramão — se viesse alguém em sentido contrário, ele ia acabar polindo o capô de alguém.

Isso me deu a certeza de que esta postagem tinha razão de ser, então vamos complementar com os outros fatores que considero tornar as motos trail mais perigosas do que as outras para o trânsito urbano:

– Ao não se sentirem obrigados a diminuir a velocidade em lombadas, os pilotos de motos trail estão mais sujeitos aos acidentes causados pelo abuso de velocidade em trechos urbanos: a colisão por desrespeito à preferencial, e o atropelamento de pedestres.


Reportagem: http://www.tiliasnews.com/2014_06_13_archive.html 

– Motos trail são mais altas, o que quer dizer que seu centro de gravidade está a uma altura mais elevada do que as outras motos. 

Isso significa que elas são mais instáveis, têm mais facilidade para se desequilibrar.

Em uma trilha, isso é uma vantagem: 


Imagem e comparativo Teneré 250 x XRE 300: http://carplace.virgula.uol.com.br/avaliacao-honda-xre-300-agora-flex-encara-yamaha-tenere-250-no-asfalto-e-na-terra/

O piloto está em pé sobre as pedaleiras e pode jogar a moto para um lado e para outro com facilidade; mas na cidade, ninguém pilota em pé. 

Quando muito, afasta a bun... ahn...zanfa do assento durante a lombada, e olhe lá — o resultado é que o controle da moto na maior parte das situações não é tão bom quanto o de uma moto mais baixa e estável. 

Ou seja, é mais fácil cair.

– Motos trail usam pneus de uso misto. Não são os pneus ideais para a lama e também não são os pneus ideais para o asfalto — são uma solução de compromisso para um desempenho mediano tanto na cidade quanto em uma trilha ou estrada de terra.


Outro comparativo: http://moto1000.blogspot.com.br/2010/12/aventureiras-medias-yamaha-xtz-250.html

Só que em uma moto para uso de todo dia, o melhor é contar sempre com o desempenho ideal, ainda mais dos pneus, um item de segurança.

Se você só roda em asfalto, usar pneu misto te deixa em desvantagem na hora de uma frenagem de emergência.

– Motos trail têm o banco afastado do solo. Eu tenho 1,78 m e, sentado em uma trail 250, sou obrigado a ficar na ponta dos pés para equilibrar a moto parada. Nunca pilotei, só fiz o teste no pátio da loja.

Não parece, mas uma diferença de altura de 5 centímetros no banco altera muito sua condição de pilotagem. 

Senti isso na...err... pele quando adaptei aquela almofada de viagem sobre o banco da Kansas.  

Isso favorece aqueles tombos bestas, que podem ser muito perigosos se o trânsito na pista oposta estiver fluindo. E também os estiramentos de coxa. 

– Motos trail têm relação de transmissão reduzida, o que significa que têm muito torque na roda traseira e por isso podem empinar com mais facilidade.


Imagem: www.caboenrolado.com.br

E isso facilita perder o controle em uma aceleração brusca.

– Motos altas colocam o piloto em posição elevada, o que facilita ele se desequilibrar em uma frenagem e capotar a moto.


Imagens: www.perolasdoorkut.com.br

Eu havia dito que não dá para capotar moto com freio dianteiro a disco, mas parece que as trail têm uma tendência maior para isso.

Ainda mais se estiver com calçados inadequados para o controle da moto, como chinelos (que são proibidos) e tênis. Ou descalço.



Então, somando tudo isso, minha opinião é que as motos trail são inerentemente mais perigosas do que as motos comuns. 

Sabendo disso, atenção redobrada com a sua.

Um abraço,

Jeff

6 comentários:

  1. Sou apaixonado por trails. Um sonho de consumo meu é a Kawasaki KLR 650 do exército americano, modificada pra rodar com diesel. Não é a moto mais bonita do mundo, mas deve andar muito.

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    1. Diesel pode ser muito útil para rodar em lugares isolados... simpatizo com a ideia.
      Já leu a postagem sobre motos a diesel?
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/06/falando-so-de-motos-diesel.html
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Concordo. Pesei isso na hora de comprar a minha primeira moto, os pneus, além de não serem os ideais para o asfalto, são pneus com camara.

    Mas pergunto, em piso molhado, será que os pneus das motos trail não são melhores, ou talvez tão bons quanto os pneus radiais de motos street ?

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    1. Olá, Anderson!
      Penso que não. Pneus radiais grudam que nem chiclete, enquanto os gomos oferecem menor área de contato com o solo.
      Podem escoar bem a água por causa disso, mas em minha opinião não compensam o incômodo de rodar sobre bolachões.
      Mas nada como um teste prático para tirar as dúvidas.
      Um abraço,
      Jeff

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  3. perigoso é custom não tem suspensão enrosca nas curvas e devido ao peso é mais difícil parar, trail na minha opinião é o estilo mais seguro de moto

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    1. Olá, Kustom (RZF)

      Cada moto tem suas particularidades de pilotagem e todas serão perigosas se não as respeitarmos.

      Piloto motos custom e não as considero perigosas. Mas são customs de baixa cilindrada, realmente as cavalonas são desajeitadas para a maioria das estradas brasileiras.

      Route 66 só tem lá nos EUA, uma enorme reta cercada de deserto por todos os lados... tô fora, prefiro nossas curvas cheias de matas.
      Um abraço,
      Jeff

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