quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Qual é uma boa distância de segurança?

Manter uma boa distância de segurança do veículo à sua frente é meio caminho andado para evitar uma colisão com sua traseira.

Não a sua, a dele...

Mas qual deve ser essa distância?

Existe uma regra muito divulgada chamada regra dos dois segundos. Particularmente, prefiro a regra australiana dos três segundos.


Imagem: http://www.mylicence.sa.gov.au/my-motorcycle-licence/the-riders-handbook/speed-management - Manual de habilitação australiano. Infelizmente, lá o trânsito é pela contramão... mas algo podemos aprender com eles.

Por esse critério, ficar a uma distância equivalente ao tempo de dois ou três segundos asseguraria uma margem de segurança suficiente para você desviar ou frear no caso de o veículo à frente frear de repente.

Em dias de chuva, essa distância deve ser aumentada por 50%.

Para estabelecer essa margem, você observa a passagem do veículo à frente por um ponto fixo da estrada e não pode chegar a esse ponto fixo antes de contar pausadamente mil e um, mil e dois, mil e três.

Acrescentar o "mil e" faz com que cada frase seja dita em aproximadamente 1 segundo.

Quanto maior a velocidade, automaticamente maior será essa distância. E com o tempo, você desenvolverá essa percepção naturalmente.

OK, a regra é útil, mas as coisas nem sempre são bem assim.

Essa margem considera uma pane ou acidente normais, em que o veículo à frente continue se movendo. Tipo sofrer uma pane mecânica ou se envolver em uma colisão traseira.

Nessa condição, normalmente os veículos não estancam de repente; eles continuam se movendo por algum tempo até pararem.

Mas quando ocorre uma colisão frontal, os veículos estancam repentinamente — veja o vídeo do link abaixo:


Reportagem e vídeo: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/10/br-470-em-sc-registra-100-morte-em-2014-veja-video-do-acidente.html

A velocidade dos dois veículos é reduzida a zero instantaneamente. 

Alguém em uma moto com margem de 2 ou 3 segundos teria grande dificuldade para conseguir se livrar do acidente sem se envolver ou sem cair.

Este outro vídeo ajuda a dar uma ideia de como as coisas acontecem rápido em um engavetamento, mesmo com os ônibus subindo a ponte em baixa velocidade.


Reportagem e vídeo: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/10/acidente-na-ponte-colombo-salles-foi-registrado-por-camera-da-pm.html

São dois exemplos, um rodoviário e outro de trânsito urbano, de como é importante manter uma boa distância de segurança em relação ao veículo à sua frente — principalmente se ele for um veículo opaco que não permita visualizar o que está acontecendo mais à frente.

Um abraço,


Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário