sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A moto morre depois de 100 metros

Respondendo ao leitor Marcus Vinicius:

Bom dia !!! Minha Falcon quando fica parada na chuva até liga normal, mas quando ando 100 metros ela começa a falhar somente quando acelero (na lenta ela funciona normal). Já troquei cachimbo e ainda continua ... o que pode ser ???? Se alguém puder ajudar, fico grato.

Atualização:
Descobri um macete novo, verifique antes de tudo se o seu miolo da chave da tampa do tanque de combustível não está obstruído! Explicações na postagem Minha moto anda 1 km e para de funcionar sem motivo, ou não dá partida pela manhã.

Se não resolver, volte para esta postagem.

Trocamos algumas ideias e isso está parecendo duas coisas:


Ou é uma infiltração de água no tanque de combustível, ou é encantamento da boia do carburador (se ela for carburada) — que por coincidência ocorreu em dias de chuva. 

Se fosse umidade no cachimbo, ficaria ruim de ligar também.

Rodando 100 metros, a moto está rodando apenas com a gasolina da cuba, aí esse combustível acaba e começa a entrar a gasolina supostamente contaminada com água do tanque...

Para solucionar essa hipótese, abra o parafuso de drenagem da cuba e o registro de combustível e retire um pouco de gasolina. 

A água é mais pesada, se acumula no fundo do tanque e da cuba, e será a primeira coisa a ir embora.

Como lembrado pelo leitor Rogerio Kozima (veja abaixo), essa gasolina não terá aparência de gasolina, mas parecerá uma água contaminada com gasolina. Para mais informações, leia a postagem Água na gasolina falsa.

Ou então, se a gasolina estiver boa, pode ser que não esteja entrando no carburador, ou esteja entrando muito pouca, porque a boia está 'encantada' na posição fechada, e ela está encantando por algum motivo relacionado à chuva.

Por coincidência, ontem resolvi um problema parecido.

Deixei uma das motos (Edith) parada por uns dias e choveu bastante nos primeiros dias. Ela não fica exposta à chuva direta, somente a poucos respingos. (E agora nem isso, que ela ganhou uma capa)

Aí o motor se recusou a dar partida. 

Quer dizer, ela até pegava com facilidade na primeira tentativa e mantinha a marcha lenta, mas morria assim que eu acelerava, Depois disso, ela nem ameaçava pegar.

Esse é um sintoma que um mecânico diria que é giclê entupido e te cobraria uma desmontagem e limpeza desnecessárias.

Resulta que ela acabou ficando parada por mais alguns dias até eu ter paciência de pegar as ferramentas e mexer, e ela voltou a funcionar assim que desencantei as boias dos carburadores — Edith tem carburação dupla.

Bastou colocar a moto vertical e dar umas pancadinhas leves com o cabo de um martelo na aba reforçada de ambos os carburadores (flange da cuba) e as boias voltaram a funcionar normalmente.

Como estava com ferramentas, também aproveitei para abrir os dois parafusos de drenagem das cubas para escoar a gasolina eventualmente contaminada e garantir que o motor funcionasse de primeira, porque a bateria já não estava totalmente carregada depois de tantos dias e tentativas.

Interessante que inicialmente bati apenas em um carburador e ela funcionou com apenas um cilindro. Assim que bati no segundo carburador, o motor deu partida e funcionou normalmente.

Motos que usam cavalete lateral estão mais sujeitas ao encantamento da boia, e talvez as condições climáticas tenham influência nisso.

Penso que nos dias de chuva o carburador esfrie muito rápido, fazendo o metal se contrair e deixando a boia em uma posição forçada, facilitando seu travamento por estar apoiada na lateral do mancal dentro da cuba... 

A outra moto (Jezebel) possui cavalete central e sempre a deixo vertical, e ela nunca me deu esse tipo de problema.

É uma teoria.

PS: Veja as dicas do leitor Rogerio Kozima, também proprietário de Falcon:

Isso parece ter mais a ver com parte elétrica mesmo. Eu sei porque tenho uma Falcon e ela teima em ter alguns problemas na parte elétrica. 

Recomendo verificar se o cabo da bobina de faísca e os conectores do sensor de ignição estão livres de oxidação. 

Também é necessário dizer que algumas Falcons têm o costume de morrer quando aceleradas porque estão com algum furo no diafragma. 

Existe também a probabilidade de ter entrado um pouco de água no tanque da moto, daí ela só funciona com o afogador puxado e sem acelerar. 

Isso ocorre quando sua moto fica com o bocal do tanque perto de uma goteira. É bem mais comum do que aparenta. 

Até a gasolina contaminada descer para a cuba se vão alguns metros a serem percorridos, aí o problema aparece. 

Não adianta esgotar a gasolina da cuba, deve tirar grande parte da gasolina, já que a água é mais densa que a gasolina e vai se acumular no fundo do tanque da moto, lembrando que ela não vai parecer gasolina, já que estará combinada com o álcool da gasolina. 

Espero ter ajudado.

Ajudou sim, Rogerio, tanto que transcrevi seu comentário para cá para que fique sempre visível (nem todo mundo consegue visualizar os comentários na mesma página da postagem). Muito obrigado!

Boa sorte,

Jeff e Daniel

5 comentários:

  1. Olá... tenho lido Bastante seu blog e resolvi compartilhar um problema que já vem me acontecendo faz algum tempo.
    Tenho uma speed 150 (dafra) e de uns tempos para cá tenho tido uns problemas da gota para fazer essa diaba funcionar.
    Bem.... o problema apareceu quando um belo dia após ja ter usado ela normalmente o dia todo fui sair com ela à noite e quando dei partida (elétrica) surpresa ... ela não pegou.... Após mais algumas tentativas... nada de pegar... então desisti e fui de carro mesmo.... Bem como isso foi numa sexta à noite e trabalho sábado o dia todo não levei ela para meu mecânico.... porém ainda assim houve tentativas de partida frustadas... Quando resolvi levar ela ao mecânico ela pegou após um tranco e chegando lá foi apenas necessário recarregar a bateria (obvio tinha esgotado ela dando partida no fim de semana).... Depois que ele recarregou ela funcionou normal... como nunca tivesse acontecido nada... Porém alguns dias depois mesmo problema... só que dessa vez eu não esgotei a bateria... só a paciência mesmo... Depois de um tranco beleza tudo resolvido e ela volta ao normal... E isso vem se repetindo com freqüência... Vale lembrar que a bateria tem 5 meses de uso e vela e cachimbo tem mais ou mesmo uns 7 meses... menos de 5 mil km... então fica a pergunta.... Por que essa diaba não liga? quando chego no mecânico ele me diz que ela está normal.... e naquele momento está mesmo, mas alguns dia depois o problema retorna.... me disseram que poderia ser mal contato no punho de partida... será? Bem estou completamente perdido já que faz tempo que tento e não consigo descobrir o problema.

    Grato

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    1. Olá, Erick!
      Muitas causas podem causar essa dificuldade de partida, além da parte elétrica. A primeira coisa que eu olharia é se o conector está bem encaixado na vela, e se a vela não apresentou defeito apesar de ser nova. É raro, mas já comprei uma vela que deu defeito em menos de 1000 km. Descartado isso, o problema mais comum é o entupimento de filtros. Além do filtro de ar, a moto tem um pequeno filtro dentro do registro de gasolina do tanque, ele precisa ser limpado a cada par de anos.
      Esses são reparos que você mesmo pode fazer, qualquer coisa além disso já vai depender de algum conhecimento de mecânica de quem executar.
      Boa sorte!
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Ola, conheci seu blog hoje,porque estou tendo muito problema com minha moto. Twister CBX 250.. Toda vez que desligo ela, estaciono em algum lugar, e depois tento liga-la preciso dar tranco.. Eu nunca tinha ouvido falar "Bóia". É minha primeira moto... Já levei em varias oficinas, e ninguém descobre o que é, tudo aponta pro problema na bóia" pois ela é alta, e o descanso muito baixo,quando estaciono,ela fica muito deitada.. Pode me ajudar?

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    1. Olá, Michele!
      Investigue também se o respiro da tampa do tanque de combustível (o miolo da chave) não está entupido com goma formada por evaporação da gasolina. É outra causa que os mecânicos não costumam atinar. Vela de ignição desgastada, mau contato ou contato oxidado do cabo de vela, filtro de ar muito sujo costumam dificultar a partida. Uma bateria muito velha (perto de 3 anos) não consegue reter carga suficiente para a partida. De resto, fora as dicas da postagem, só tendo contato direto com a moto.
      Semana passada tive problemas com a partida da minha e a causa estava na oxidação dos contatos de um conector que existe embaixo do assento.
      A resistência excessiva derreteu a carcaça plástica, o que fez os pinos ficarem desalinhados, piorando ainda mais os contatos.
      Foi só aplicar óleo em aerossol, realinhar os contatos e fechar o resto da carcaça com fita isolante e uma cinta hellermann para dar pressão, problema resolvido. Nem precisei gastar dinheiro com troca de peças.
      Boa sorte!
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Será tema de postagem explicativa assim que puder fotografar o processo.

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