quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Oscilação por desalinhamento e desbalanceamento de rodas

Respondendo à dúvida da leitora Mariana lá da Espanha (internet é um barato!):

(...) Tem um mês que comprei minha primeira moto, moro na Espanha (Yamaha Sr special 250 ano 2003). 


(...) O problema é que eu instalei uma caixa na moto (36L), ela fica meio pra fora e as vezes eu sinto a moto rebolando. Eu andei só 2 vezes com ela sem caixa, então não sei se é isso. De qualquer maneira eu preciso da caixa então não dá pra tirar agora (mais pra frente penso em mudar por alforjes, se mudarem esse problema). 


As vezes é o asfalto que tem algum desnível e faz a roda rebolar no próprio eixo, mas em velocidades mais altas é algo parecido com o que eu vi nesses filmes (mas bem mais suave). Dá bastante incômodo a 90 por hora. 


Eu peso só 46 kgs... Não sei se tenho que regular o pneu e suspensão diferente do que tinha o dono anterior.... Que você acha? No manual fala algo sobre regulagem de pneu diferente caso o peso total seja menor que 90 kgs, mas eu não entendo direito a que se refere esse peso total. Alguma sugestão? :)


Vamos lá, Mariana:


O que no idioma espanhol é chamado de caja (caixa) é o que chamamos de baú ou bauleto aqui no Brasil.


A yamaha SR 250 Special é este bonito modelo que infelizmente não é comercializado no Brasil.

Note que ela tem a traseira alta, então um baú instalado na traseira fica bastante elevado ou deslocado para trás.

Baú (caixa) em posição alta e recuada desloca o centro de gravidade da moto para trás e para cima, o que deixa a moto instável e torna a frente da moto extremamente leve. Certamente isso colabora para sua dificuldade em controlar a moto.

Verifique se a instalação foi bem feita, com todos os fixadores bem apertados. Ela tem que estar bem fixa para evitar oscilações, assim como a carga transportada dentro da caixa ou baú.

A primeira coisa a ser verificada é a pressão dos pneus. Quanto maior o peso total sobre a moto (piloto + carga e/ou garupa), maior a pressão a ser usada. 

No seu caso, devido ao baixo peso, você precisará usar a pressão mínima recomendada. Uma pequena diferença na pressão modifica muito o comportamento da moto.  

Se a sua moto não tiver mais a etiqueta com os valores de pressão na balança ou protetor de corrente perto do amortecedor traseiro, você poderá descobrir em uma concessionária ou falando com outros proprietários.

Pneus com pressão acima da ideal para o seu caso colaborarão para tornar a moto instável e "dura", da mesma forma que pneus com pressão abaixo da ideal a tornarão "molenga", pesada e lenta e com alto consumo de combustível. E um perigo nas curvas.

Para o seu peso, a regulagem mínima da suspensão e da pressão dos pneus é o mais recomendado, a menos que você transporte um peso significativo no baú (o que nunca é recomendável) ou garupa.

A segunda coisa a verificar é a condição das rodas raiadas.

Vale a pena mandar fazer um alinhamento e balanceamento, motos com rodas raiadas tendem a precisar de balanceamento com frequência.

Na minha primeira moto esse problema de vibração que surgia perto dessa velocidade sempre era eliminado com o balanceamento. 

Aí você me pergunta, o que é alinhamento e balanceamento (em espanhol, alineado/centrado y balanceo/equilibrado)?

O alinhamento consiste em reapertar e endireitar eventuais raios tortos para melhorar a geometria da roda.


Para girar sem vibrar, a roda tem que estar bem centrada e bem equilibrada. Se o aro estiver ovalizado, o pneu terá desgaste mais acentuado em um ponto do que em outro, então um lado da roda ficará mais pesado.

Uma roda bem balanceada colocada para girar livremente cessa o movimento cada hora em um ponto diferente. Uma roda desbalanceada sempre irá parar com o mesmo lado mais pesado para baixo.

Na moto, é difícil identificar isso por causa da interferência dos freios e da corrente. 
Balanceadora eletrônica de rodas.
En España, equilibradora de ruedas

No balanceamento, a roda removida é colocada para girar em uma máquina dotada de balança eletrônica que descobre onde está o desequilíbrio e calcula o peso e local corretos para compensá-lo.

O balanceamento nada mais é do que adicionar um pequeno peso de chumbo no lado oposto ao mais pesado para compensar o desequilíbrio e anular a vibração. 

Eliminar essa possível fonte de vibração muito provavelmente irá resolver seu problema. 

Outra dica:

Se o baú estiver tornando a frente muito leve, sente-se bem próxima do tanque, assim você compensa o peso da caixa.

E verifique periodicamente a situação do quadro na região da fixação da caixa.

Algumas motos ao receberem um baú acabam trincando porque não foram previstas para um grande peso nessa fixação.

Uma caixa ou baú mal instalados ficam batendo contra o quadro como se fossem um martelo, o que causa fadiga e trincas.

Sobre os alforjes:

Alforjes deslocam o centro de gravidade para baixo e um pouco mais para a frente, não aplicam peso atrás da roda; é uma ótima solução que preserva e até melhora a estabilidade da moto. Mas não permitem guardar um capacete...

Se nada disso eliminar completamente o problema, resta o truque mostrado aos 4:05 no filme para os pilotos de baixo peso: 

Usar um cinto de mergulhador com pesos para aumentar a estabilidade da moto. 

Ah! Lembrei:

Não se esqueça de verificar os rolamentos das rodas ou seus alojamentos nos cubos das rodas quanto a desgaste! 

As rodas devem girar sem movimentos laterais; se os rolamentos ou cubos estiverem com folga, poderá ocorrer uma quebra, travando a roda e causando uma queda!

E o Daniel dá o recado:

Dê uma olhada nas buchas do quadro elástico, nas buchas dos amortecedores, conferir a suspensão dianteira e a caixa de direção. Estes também interferem na estabilidade/comportamento da moto. 

Um abraço!

Tudo de bom, e obrigado por acompanhar o blog,


Jeff

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