Lembra de uma postagem que eu falava disso?
Tenho boas novidades!
Olha só o que acontece quando o motorista regula o espelho do carro para ver a traseira na hora de estacionar:
Veja o vídeo em http://noticias.terra.com.br/mundo/videos/carro-bate-em-caminhao-e-e-arrastado-a-80kmh-em-estrada,7657022.html
Ele não vê quem está do lado e entra na frente de um caminhão, porque essa regulagem errada maximiza o ponto cego — em compensação, permite ótimas balizas em vagas de estacionamento. Se o pessoal pensasse um pouco, veria que é mais vantajoso ajustar os espelhos para a segurança no trânsito e esticar o pescoço só na hora da baliza...
E você que anda de moto?
Você comete o mesmo erro quando regula os espelhos preocupado em ver quem está atrás de você e não quem está a ponto de te ultrapassar.
Mas encontrar uma regulagem dos espelhos que elimine o ponto cego nas proximidades de sua moto é uma arte.
A boa visualização do ponto cego limita seu campo de visão, impedindo que você veja veículos se aproximando velozmente de você. Resolve por um lado, piora por outro. E o inverso também é verdadeiro.
Onze em cada dez motociclistas regulam o espelho desse jeito aí do lado, bem horizontal, porque pensam que isso aumentará seu campo de visão.
Até mesmo os fabricantes divulgam as fotos de seus modelos com os espelhos na horizontal.
Edith me deu uma ajuda e tanto quando se recusou a deixar que eu regulasse o espelho do jeito que até então eu achava certo.
Afrouxar a contraporca e girar a haste só permitia uma visão limitada ao ponto cego ou à área distante. Já estava pensando em instalar espelhinhos auxiliares...
Pois bem, graças à teimosia da Edith descobri uma regulagem verdadeiramente mágica do espelho que permite ver quem está atrás de você na mesma faixa, quem vem se aproximando nas faixas ao seu lado e, acredite se puder, quem está no ponto cego pronto para te ultrapassar.
Sim, seus problemas acabaram!
Em espelhos que permitam o giro, basta girar o espelho sobre seu eixo, deixando-o bem caído sobre o manete.
Com a regulagem ensinada por Edith, consegui um panorama super completo pelos espelhos.
A posição é esta aqui:
Com os espelhos bem caídos, o canto superior interno monitora a faixa atrás de você, o lado diagonal superior monitora a faixa ao seu lado, e a extremidade mais distante vai buscar o ponto cego. Os cantos inferiores permitem ver faróis e lanternas de quem está por perto, o que é fundamental para sua segurança à noite.
Note que não é suficiente deixar o espelho paralelo ao manete, ele precisa ficar bem mais caído que o manete para chegar ao resultado. E a haste tem que estar fixada na posição de abertura correta.
É a melhor regulagem que eu já encontrei, perfeita para esse formato de espelho tipo gota. Infelizmente, nem todos os espelhos a permitem.
Por uma daquelas coincidências que conspiram para a felicidade do blogueiro, hoje pela manhã estávamos atrás de uma moto também com os espelhos caídos, e ela parou no posto de gasolina. Parei junto e aproveitei para trocar ideias.
Falei sobre a dica do óleo — aviso todo mundo que posso (surpresa: ele fazia a medição e o abastecimento da maneira correta!).
Comentei que poucas pessoas descobrem o nível de óleo correto e a posição ideal dos espelhos, e ele respondeu que aprendeu esses macetes porque andava de moto desde os 12 anos.
Vivência a gente adquire com o tempo.
Ou lendo blogs.
Um abraço,
Jeff
PS: Respondendo à pergunta de impulso do leitor Carlos Estevam:
Por quê diabos as motos não têm quatro retrovisores, dois regulados pros pontos cegos e dois normais?
O motivo está dito na postagem Espelhos e espelhos: custo e a falta de uma lei que os obrigue a fazer isso.
Durante muito tempo eu usei quatro espelhos, os normais mais dois auxiliares convexos. Você pode ver um deles logo abaixo do espelho normal na foto de Jezebel postada nas Dúvidas sobre a Kansas 150.
Poxa e fazia isso inconscientemente, mas sempre achei que tinha uma visão melhor.
ResponderExcluirÉ vivência, Wandão!
ResponderExcluirEu também sempre andei com os espelhos retangulares da Jezebel caídos, mas foi com o espelho tipo gota da Edith que pude ter a visão perfeita das imediações. Engraçado que a mãe desse espelho é a harley, mas nas propagandas ela nunca mostra o espelho na melhor posição possível. Provavelmente porque os espelhos caídos dão um ar tristonho para a moto, o que não ajuda nas vendas. ;)
Um abraço,
Jeff