quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Lembraram da gente!

Você sabe dizer a diferença entre estes dois caminhões?

O primeiro caminhão de 1896. 
http://www.mercedes-benz.ie/content/ireland/mpc/mpc_ireland_website/
enng/home_mpc/van/home/vans_world/history/chronicle/1896-1925.html







É, tá difícil, então vou facilitar pra você.

O segundo caminhão tem proteções laterais embaixo da carroceria, que nem este aqui:

http://www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Noticia.aspx?n=9050
A exigência do protetor lateral, equipamento de segurança, foi regulamentada pela Resolução 323 do Contran publicada em 27 de julho de 2009, e alterada pela Deliberação 106 do órgão em 28 de dezembro de 2010.
Fonte: http://cprv-pmse.blogspot.com.br/2011/05/protetor-lateral-nas-carrocerias-de.html

Mas nunca foi aplicada com vigor por dois motivos: os caminhões de então não previam a instalação de fixações no chassi, e para o equipamento poder ser exigido precisava ganhar força de lei com aprovação pelo congresso.

Bom, passou por lá em 2013, e a exigência terá força de lei dois anos após a publicação do texto, então a partir de agora essa visão será cada vez mais comum.

E o que isso muda para nós?

Não veremos mais cenas como esta: 





De fato, a instalação dessa proteção já tem salvado vidas:

A proteção lateral salvou o motociclista de ir para baixo das rodas, mas não a moto.


Reportagem: http://www.bastosja.com.br/noticias/ver/noticia/17792/moto-vai-parar-debaixo-de-caminhao-no-centro-de-tupa



Neste outro caso, ambos saíram com ferimentos relativamente leves:


Olha lá a marquinha do pneu da moto na proteção lateral do caminhão. 


Não fosse pela proteção lateral, o piloto e a moto teriam passado por baixo do rodeiro.

As empresas fabricantes de carrocerias estão fornecendo essas proteções, mas parece que nem todos entenderam a finalidade da coisa: 

Vamos torcer para que essa novidade pare de ser combatida por alguns empresários transportadores, que alegam aumento dos custos. Ô, coitados.

Mas como disse o pessoal da Polícia Militar Rodoviária de Sergipe, a instalação desse equipamento que salva a vida de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas "trata-se de decisão lógica, justa e inteligente".


Só veio com atraso de quase 120 anos. 


Um abraço,

Jeff

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