O primeiro caminhão de 1896. http://www.mercedes-benz.ie/content/ireland/mpc/mpc_ireland_website/ enng/home_mpc/van/home/vans_world/history/chronicle/1896-1925.html |
É, tá difícil, então vou facilitar pra você.
O segundo caminhão tem proteções laterais embaixo da carroceria, que nem este aqui:
http://www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Noticia.aspx?n=9050
A exigência do protetor lateral, equipamento de segurança, foi regulamentada pela Resolução 323 do Contran publicada em 27 de julho de 2009, e alterada pela Deliberação 106 do órgão em 28 de dezembro de 2010.
Fonte: http://cprv-pmse.blogspot.com.br/2011/05/protetor-lateral-nas-carrocerias-de.html
Mas nunca foi aplicada com vigor por dois motivos: os caminhões de então não previam a instalação de fixações no chassi, e para o equipamento poder ser exigido precisava ganhar força de lei com aprovação pelo congresso.
Bom, passou por lá em 2013, e a exigência terá força de lei dois anos após a publicação do texto, então a partir de agora essa visão será cada vez mais comum.
E o que isso muda para nós?
A proteção lateral salvou o motociclista de ir para baixo das rodas, mas não a moto.
Reportagem: http://www.bastosja.com.br/noticias/ver/noticia/17792/moto-vai-parar-debaixo-de-caminhao-no-centro-de-tupa
Neste outro caso, ambos saíram com ferimentos relativamente leves:
Olha lá a marquinha do pneu da moto na proteção lateral do caminhão.
Não fosse pela proteção lateral, o piloto e a moto teriam passado por baixo do rodeiro.
Vamos torcer para que essa novidade pare de ser combatida por alguns empresários transportadores, que alegam aumento dos custos. Ô, coitados.
Mas como disse o pessoal da Polícia Militar Rodoviária de Sergipe, a instalação desse equipamento que salva a vida de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas "trata-se de decisão lógica, justa e inteligente".
Só veio com atraso de quase 120 anos.
Um abraço,
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário