Devo medir o óleo com a moto vertical ou no cavalete lateral?
Como medir o nível de óleo em motos sem cavalete central?
Medir o nível de óleo em motos sem cavalete central é uma operação meio complicada, porque exige equilibrar a moto vertical e nivelada, ligar e desligar o motor por dois a três minutos, e conferir o nível na vareta após retirar, limpar e introduzir novamente sem parafusar, na maioria das motos.
Daí que se a moto tiver interruptor no cavalete lateral, ou estiver engatada, o motor não ligará... Edith me sacaneou várias vezes durante essa operação.
Na concessionária mvk me deram a seguinte dica:
Na Fenix Gold é possível verificar o nível de óleo com a moto apoiada no cavalete lateral logo cedo pela manhã na seguinte condição:
Sem ligar o motor, com a moto desligada a noite inteira, o nível de óleo será indicado pela marca na vareta medidora que estava TOTALMENTE PARAFUSADA.
Verifiquei em ambas as condições e realmente a indicação de nível com a moto fria no cavalete lateral e a vareta parafusada coincidia com o nível medido pelo procedimento do manual — ligando e desligando o motor e medindo com a moto nivelada, sem parafusar a vareta.
A informação é válida para a mvk Fenix Gold, fui conferir se isso também vale para a dafra Kansas 150 e bateu, o nível no cavalete lateral a frio sem ligar o motor com a vareta parafusada coincidiu com o nível medido pelo procedimento recomendado. (Ah, se soubéssemos disso há 5 anos...)
Hoje pude conferir uma yamaha Crosser 150, e me pareceu que essa indicação também funciona, mas não posso garantir a correspondência porque não sei quanto óleo havia naquele motor.
Assim, não é possível garantir se esse procedimento de medição é válido para outros modelos de motos.
O ideal é que cada um verifique na sua própria moto para ter certeza.
— Posso usar o visor para conferir o nível de óleo com a moto no cavalete lateral?
Não.
O óleo não aparecerá no visor com a moto no cavalete lateral.
Ele só aparece na vareta porque ela está parafusada, portanto abaixo do nível pelo qual vareta e visor estão calibrados.
Com a moto no cavalete lateral, o visor aparecerá vazio, assim como a vareta pareceria se você a retirasse, limpasse e apenas inserisse sem parafusar com a moto inclinada.
Em motos sem vareta medidora, como a Mirage 250, a conferência apenas pelo visor poderá ser enganosa porque um restinho de óleo preso no visor poderia ser interpretado erradamente como o nível de óleo do motor, quando na verdade o nível real estaria bem abaixo disso.
O método de medição com a moto no cavalete lateral só funciona com a vareta parafusada.
O método de medição com a moto no cavalete lateral só funciona com a vareta parafusada.
E muita atenção:
Esse método alternativo não é 100% confiável.
Com o tempo o cavalete lateral poderá se deformar e ceder, devido ao peso de pessoas sentando na moto com o cavalete abaixado, com carros encostando na sua moto estacionada, desgaste da articulação...
Se o seu cavalete estiver deformado e a sua moto estiver mais inclinada do que a condição original de fábrica, confiar apenas nessa medição poderá dar uma leitura falsa.
Nas motos testadas (Fenix Gold e Kansas):
Nível de óleo a frio com moto vertical e vareta sem parafusar após ligar o motor por 2 a 3 minutos
é igual ao
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário