sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Não consigo ver o nível de óleo na troca do óleo da moto

Quando troco o óleo da suzuki não vejo o óleo pelo visor... 

Quando troco o óleo da moto não vejo o óleo pelo visor / vareta medidora...

E nem vai ver mesmo, porque sua moto está rodando sem óleo: você está trocando errado. 


Você está colocando somente a quantidade recomendada e não está seguindo o procedimento descrito no manual do proprietário.


Dá só uma conferida no que diz o manual:


Essa imagem foi tirada do manual de proprietário da suzuki Intruder 250, mas poderia ser de praticamente qualquer manual de qualquer moto de qualquer marca.

Preste atenção no item 11, olha só o que ele diz claramente:


Depois de colocar a quantidade de óleo recomendada (no caso da Intruder 250, 1.400 ml), você precisa ligar e desligar o motor, medir novamente o nível e completar com mais óleo até atingir a marca de nível máximo "F" (de Full - cheio) no visor.


Trocas de filtro exigem uma quantidade ainda maior de óleo para chegar até a marca de nível máximo.


Todos os fabricantes japoneses e chineses usam esse método. E provavelmente os italianos, ingleses, alemães... ainda não conferi.

A quantidade recomendada é apenas o ponto de partida, a quantidade mínima de óleo a ser colocada no motor.


Agora você entende porque nunca viu o óleo no visor de sua moto com a quantidade recomendada — ela está rodando com muito menos óleo do que devia.


Seu grande erro foi focar apenas a quantidade e não o nível correto.


E completar a quantidade faltante é essencial para evitar danos ao motor — dê uma conferida nesta postagem aqui.

Seu motor irá acabar na metade do tempo graças a essa esperteza dos fabricantes e à sua ingenuidade, que é a ingenuidade de todo o povo.


Infelizmente, o povo brasileiro não lê o manual do proprietário e faz as coisas na base do ouvi dizer, na orelhada. O diabo mora nos detalhes, já diziam.

O prejuízo é grande e você não pode por a culpa nos fabricantes, eles te avisaram por escrito e detalhadamente.


Para mais esclarecimentos, leia as cinco páginas de denúncias chamadas esperteza dos fabricantes e a ingenuidade do povo.


E também o Alerta aos proprietários de suzuki.


Esta postagem é sobre a suzuki, mas a situação é válida para motos da honda, yamaha, dafra, traxx, mvk, coloque aqui a marca que quiser. 


Aparentemente, a exceção é a kawasaki que me informaram não adotar essa prática, mas que peca pela informação da viscosidade inadequada do óleo, há uma postagem sobre isso.


E ATENÇÃO: 

As concessionárias também não seguem o procedimento do manual! Colocam apenas a quantidade recomendada e o dono que se lasque!

Verifique o nível de óleo de sua moto exatamente como dito no manual na manhã seguinte à retirada da revisão e tenha uma grande surpresa!

Lanço aqui um desafio:

Pegue sua moto na primeira manhã após a revisão na concessionária e confira o nível de óleo exatamente de acordo com o procedimento descrito no manual do proprietário.


Não vai ter uma que não precisará acrescentar pelo menos 200 ml de óleo.


200 ml em um motor que usa 1 litro de óleo correspondem a 20% da capacidade, isso faz uma diferença e tanto na temperatura, eficiência de lubrificação e vida útil do motor.


Boa sorte com sua Suzy,

Jeff

PS — Complementando:

O óleo aparece baixo na vareta / visor quando faço a medição ligando o motor...

Falta óleo no seu motor, você não completou o nível conforme instruído a fazer pelo fabricante no manual do proprietário.

O óleo não aparece na vareta / visor quando faço a medição ligando o motor...

Você tem uma dafra Speed ou Kansas. 


Eles erraram feio a quantidade, esses motores precisam entre 1,3 e 1,4 litro para chegar ao nível máximo da vareta.


Outra coisa:


Como disse o amigo Wandão, a verificação deve ser uma prática diária e não apenas uma preocupação após a troca, porque o óleo é consumido durante o funcionamento normal do motor.


Trocar e esquecer de repor até a próxima troca é uma sentença de morte para o motor. 


Inté de novo,

Eu

2 comentários:

  1. A verificação deve ser uma prática e não apenas quando se faz a troca.

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  2. Muito bem observado, Wandão.
    Uma prática diária e até repetida duas ou três vezes no mesmo dia durante viagens longas.
    Um forte abraço!
    Jeff

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