terça-feira, 21 de outubro de 2014

Amaciamento do motor

Comprei minha moto zero km e pretendo fazer uma viagem. Posso viajar durante o amaciamento do motor?

Depois de ler esta postagem, poderá sim. 


Mas antes de começarmos, o que é o amaciamento do motor?


As peças recém fabricadas do seu motor ainda possuem superfícies com rebarbas microscópicas que precisam ser aparadas/desgastadas para que as peças deslizem melhor entre si. 


Algumas medidas ainda não chegaram no ajuste ideal, então o motor gira com maior atrito, gira "preso". Isso causa maiores esforço e temperatura, condições que não podem ultrapassar um determinado limite para não prejudicar permanentemente o motor.


Basicamente, faça exatamente o que recomenda o manual do proprietário da sua moto. Mas caso você se esqueça, ou se estiver amaciando um motor recondicionado, tenha em mente o seguinte:

O amaciamento apenas exige que você não abuse do motor durante os primeiros milhares de quilômetros.

O que importa é não forçar o motor. Não tente descobrir qual é a velocidade final da sua moto nas primeiras semanas ou meses. 


Posso acelerar acima do recomendado durante o amaciamento? 


Sim, se for por pouco tempo — isso não vai estragar o motor, a menos que você mantenha essa condição forçada por vários minutos.


Varie o acelerador de vez em quando, evite uma rotação fixa. Isso evita que o motor se desgaste mais em regime baixo do que em regime alto. 

Só não permaneça muito tempo em regime mais alto, dê tempo para o motor se recuperar. E pare por 10 minutos a cada hora para descansar e o motor esfriar.


É bom ir na boa e evitar ultrapassagens, não passar da rpm recomendada (que corresponde a aproximadamente 70 km/h em motos 125/150 sem conta-giros). Mas se for necessário, não vacile. 


Ultrapassagens não podem ser feitas com receio, senão a margem de segurança vai embora rapidinho.



http://tvig.ig.com.br/variedades/videos-da-internet/ultrapassagem-perigosa-termina-em-capotamento-na-russia-54219069d8c8cd2d2a0000ff.html

Um motor novo somente correrá risco de travar por superaquecimento se a situação de esforço excessivo durar vários minutos.

Que cuidados tomar ao amaciar a moto na estrada? 


Em viagens, sempre carregue um litro de óleo com você, e não somente durante o amaciamento.

Na estrada seu motor consumirá muito mais óleo do que em um amaciamento na cidade. 


O vento e o óleo fazem o resfriamento do motor de sua moto arrefecida a ar. 


Durante o amaciamento, seu motor estará muito justo porque as peças ainda não se acomodaram (não desgastaram) uma à outra, o que gera calor adicional.


E quem mais sofre com isso é o óleo, que tende a evaporar e ser consumido mais rápido que o normal no início do período de amaciamento. Algumas marcas mais rápido que outras.


O manual ensina a medir o nível de óleo com o motor frio pela manhã, com a moto perfeitamente vertical e nivelada, depois de ligar e desligar o motor por 2 a 3 minutos. Como saber o nível com o motor quente o tempo todo?


Fácil:


Você inicia a viagem com o óleo no nível máximo da vareta, medido pelo procedimento correto (ligando e desligando por 2 a 3 minutos o motor frio e nivelado). Isso é mais do que a quantidade indicada pelo fabricante, leia esta postagem

Com o motor em funcionamento contínuo o óleo quente se dilata, e o nível fica acima da marca de nível máximo recomendado, o que é absolutamente normal.


O motor não está sofrendo prejuízo nessa condição, isso é previsto no projeto e alguns manuais de proprietário até mencionam isso.


Como no início da viagem o óleo estava no máximo e se dilatou acima disso, durante a viagem basta se preocupar em sempre manter o nível não muito abaixo da marca de nível MÁXIMO.


Sim, eu disse marca de nível MÁXIMO. Ela será sua referência na condição de motor quente. 


Faça paradas a cada 250 ou 300 km e reponha o óleo consumido, adicionando óleo no motor quente até ficar pouquinha coisa acima da marca de nível MÁXIMO com a moto perfeitamente vertical. Inclinações para frente ou para trás, ou para os lados, darão uma indicação errada. 


Parece absurdo, mas não é.

Quando você conferir o nível na manhã do dia seguinte, verá que com o motor frio o óleo voltou a ficar perto da marca de nível máximo, coincidindo ou ligeiramente abaixo dela, porque o óleo frio se contrai, diminui de volume.


Garantindo o nível de óleo correto a cada 300 km, é possível viajar durante o amaciamento, desde que você vá em um ritmo tranquilo. 


Querer acompanhar um grupo será impossível, porque o ritmo do grupo será muito forçado para seu motor novo.

E muito cuidado quanto à reposição do óleo gasto: um nível de óleo baixo é prejudicial ao motor, e um nível de óleo excessivo também.

O segredo da vida longa de um motor é manter o nível de óleo sempre próximo do máximo recomendado de acordo com os procedimentos de medição estabelecidos pelo fabricante, nem mais nem menos.

Tudo que foi dito aqui está de acordo com isso.


E um amaciamento cuidadoso durante o período recomendado é fundamental.


Sua moto arrefecida a ar (e óleo) somente ficará com o motor redondo depois dos 5 ou 6 mil km. 


O procedimento de amaciamento para motos arrefecidas a água é diferente, isso será abordado em outra postagem.


Com o tempo você irá adquirir a percepção da situação do motor pedindo óleo pela tocada e pelo ouvido. 

Motores com nível de óleo baixo rendem muito, porque não precisam vencer a resistência natural do óleo, mas ficam barulhentos, e barulho significa desgaste acelerado do motor.


O motor da sua moto fala contigo, se você souber escutar.

Um abraço,

Jeff

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