sábado, 25 de outubro de 2014

A dificuldade do diagnóstico à distância

Uma grande dificuldade do pessoal é explicar o problema que está acontecendo com sua moto ao pedir ajuda.

O máximo de informação ajuda a focar uma possível solução. 

Vou aproveitar o exemplo da pergunta feita pelo leitor Ilson (mas recebemos várias outras perguntas desse tipo) para mostrar a dificuldade:

Minha moto fica oscilando, ela só segura na lenta quando está bem quente, do contrário nem a pau. O que será que é isso?  Já mandei limpar carburação, mas o último mecânico parecia saber menos que eu. To fu.


Por que fica difícil de responder?


Porque não temos informação nenhuma sobre a moto e muito poucas sobre o problema.


Não sabemos se a moto é nova ou bastante rodada. 


Não sabemos o modelo, o ano, a quilometragem, se o problema começou agora ou vem se arrastando há dias ou semanas ou meses...


Como disse o Daniel:


Pode ser dentre outras coisas: parafuso do ar obstruído, giclê de baixa obstruído, válvulas desajustadas, junta do cabeçote danificada, cabeçote pode estar trincado. 


Mas só com essas poucas informações, fica difícil dar uma possível causa, pois são muitas e algumas são umas pegadinhas que os motores vivem nos pregando.


Eu acrescento mais algumas possibilidades:


Entrada de ar falso pela admissão (carburador frouxo ou junta danificada), carburador trincado, tampa do carburador frouxa, molas das válvulas fracas... mau contato entre cabo de vela e cachimbo... filtro de ar entupido...


De repente, sabendo que é uma CB300, a primeira suspeita seria a famosa trinca do cabeçote.


Tudo vai depender muito do estado geral da moto, se é nova ou muito rodada.


A melhor abordagem para resolver um problema é ir eliminando as possíveis causas mais simples primeiro.


Se realmente não é a carburação, você considerou a possibilidade de seu posto estar trabalhando com gasolina adulterada? É mais comum do que se pensa.


O mecânico foi cuidadoso de verificar se o próprio carburador não está com entrada falsa de ar (trincado)?


Há sintomas de excesso ou falta de gasolina na fumaça do escapamento? Está queimando óleo? Já limpou o filtro de combustível na saída do tanque? Já limpou ou trocou o filtro de ar? Esse motor algum dia foi descarbonizado?



Depois vêm as possibilidades elétricas. 

Já limpou o contato do cachimbo para melhorar a faísca? Trocou a vela e reapertou o cachimbo no cabo? Verificou se a vela está com a folga ideal ou se está desgastada, ou contaminada?


Se a quilometragem da moto for alta, o desgaste dos componentes do comando (molas, válvulas, balancins, o próprio eixo de comando) é uma possibilidade. 


O fundamental é primeiro garantir que os itens de manutenção básica (filtros, vela, óleo) estejam em dia, para só então partir para identificar e solucionar outros problemas. 


Boa sorte,


Jeff

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