sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Comentando um comentário sobre o óleo

Recebi este comentário do leitor que se identifica como Pato a respeito do óleo das Titan, vale a pena explicar algumas coisas que causam muita confusão.

Eu gostaria de pesquisar um pouco mais para esclarecer alguns pontos, mas estarei ausente por alguns dias, então antecipo a postagem e deixo para fazer isso na volta.


Bom, vamos ao comentário por partes:


Minha moto é a Titan modelo 2015 e está com 1700km. Fiz a medição e o nível está muito baixo, liguei na concessionária e...  

Se o óleo está baixo, a primeira coisa a fazer é completar o nível.

Muita gente que compra uma moto zero km pensa que não pode mexer em nada que perde a garantia, e fica esperando completar a quilometragem das revisões para voltar à concessionária.


Esse é um grande erro porque não é assim que a coisa funciona. Infelizmente, por causa desse receio infundado e desse tipo de atitude, muita gente acaba perdendo 1/3 a 1/2 da vida útil do motor. 


E quando o manual informa a quantidade errada, como é o caso das dafra Speed e Kansas, perde 2/3 a 3/4 da vida útil do motor em menos de um ano. 


O manual do proprietário diz claramente que você deve inspecionar o nível diariamente de acordo com o procedimento que eles descrevem (e não aquele que todo mundo usa) e completar o nível até o máximo da vareta com o mesmo tipo de óleo.

Uma das coisas que faz o óleo abaixar ainda mais rápido é justamente sua baixa quantidade.


Menos óleo = maior temperatura do motor = menor viscosidade do óleo = ainda menos óleo, que evapora mais rápido, deixa borra e passa mais fácil pelos anéis.


NÃO É NORMAL UMA MOTO FUMAR COM MENOS DE 30 MIL KM !


Isso é sintoma de óleo de má qualidade, nível baixo de óleo e descuido do proprietário.


Não se iluda com marcas de óleo: geralmente, quanto mais propaganda, pior o óleo. É uma lei de mercado, quem não precisa de anúncio para vender está ganhando mais grana.


... o mecânico informou que os motores a partir de 2010 mudaram e precisam desse óleo 10w30 menos viscoso...


Que eu saiba, a única coisa que mudou de 2010 para cá foi que a legislação ambiental ficou mais rígida para os modelos posteriores a 2009, e sob esse pretexto os fabricantes passaram a usar óleos sintéticos / semissintéticos de viscosidade mais baixa. 



Reportagem: http://www.motokando.com/index.php/curiosidades/106-emissao-de-poluentes-entenda-a-legislacao-proconve--promot-


A honda partiu para o sintético 10W-30 e a yamaha adotou o semissintético 15W-40 com a finalidade de atingir metas de economia de combustível, e não porque esses óleos fossem melhores.

Explicando melhor: 

Esses óleos apenas são melhores em termos de resistência à temperatura e à degradação; melhoram o desempenho do motor pelo mesmo motivo que minha moto com óleo mineral melhora de desempenho quando o óleo está baixo na vareta — menor resistência oferecida pelo óleo e trabalho do motor a temperaturas mais elevadas.


Mas o que para mim é um alerta de que a lubrificação está começando a ser prejudicada pelo baixo nível de óleo, aumentando a temperatura do motor 
(o motor bem aquecido se dilata ainda mais e gira ainda mais livre, veja os carros e motos de corrida, sempre são aquecidos intensamente antes da competição), os engenheiros dos fabricantes interpretam isso como coisa boa. Boa para o motor acabar mais rápido.

Mecanicamente, a injeção eletrônica por si só não exigiria uma mudança para óleo menos viscoso. As folgas dos motores são as mesmas, tudo igual no caso das Titans e Fans.


Alguém comentou que a honda estreitou a passagem da galeria de óleo, por isso que ele precisa ser mais fino. Se realmente fez isso, não fez com boa intenção. Vou pesquisar na próxima semana, estes dias tenho um compromisso inadiável.


Veja, as folgas dos componentes principais são medidas em milésimos de milímetro. Não vai ser um estreitamento de meio milímetro em um furo de dois milímetros (milhares de vezes maior do que as folgas) que vai impedir a passagem do óleo.

Os fabricantes alegam que a injeção eletrônica exige esse novo óleo com a desculpa de contaminação do óleo lubrificante pelo combustível. Só não explicam como. Outro assunto para pesquisar na próxima semana.


Porém não me falou nada sobre a temperatura da região. 


E ele nem falaria, porque mecânicos sem curso técnico não têm acesso a essa informação. Dentro da concessionária são dados cursos técnicos coim o objetivo de que os mecânicos sigam à risca os procedimentos, e não para que questionem essas instruções.


A verdade verdadeira é que a honda sempre usou o mesmo critério universal de viscosidade em função da temperatura usado por todos os outros fabricantes desde sempre.


Aquela tabela de viscosidade x temperatura que aparece no manual das yamaha e kawasaki também consta em todos os manuais da honda fora do Brasil.


A diferença é que antigamente a engenharia brasileira determinava a eliminação dessa tabela e a substituição pela informação prática e objetiva: Use óleo mineral 20W-50 e ponto final, não tinha confusão.


E assim a honda ganhou fama de fazer motores confiáveis, a yamaha também, e as outras empresas que não souberam adaptar o tipo de óleo à temperatura do nosso país colecionaram reclamações de minha moto esquenta e fica fraca. 

É, estou falando de você, dona kawasaki. 


A próxima troca seria com 4000km, (mas eu não quero pagar pra ver meu motor na retífica) vou com 2000km fazer a troca mesmo que seja essa água que eles colocam "Ipiranga 10w30". 


É importante não confundir:


A troca do óleo sintético / semissintético depois de X mil km não significa que você não precisa conferir diariamente o nível do óleo e repor a quantidade gasta.


Motos muito novas (amaciando o motor) consomem bastante óleo, motos com quilometragem entre 5 mil e 30 mil km consomem muito pouco óleo, e motos acima dessa quilometragem começam a consumir cada vez mais óleo devido ao desgaste natural do motor.

Isso é consumo normal; mas vazamentos podem surgir de um dia para o outro e acelerar incrivelmente o consumo — por isso a verificação deve ser diária.


Outra coisa importante:


Você não deve esperar o óleo chegar ao nível mínimo da vareta para repor o óleo.


O nível chegou na metade da faixa da vareta / visor de nível, adicione 100 ml (numa moto 125/150); chegou no nível mínimo, adicione 200 ml e assim sua moto rodará sempre feliz. 

Nunca ultrapasse esse limite mínimo: basta rodar um pouco com óleo muito baixo para que o motor seja danificado e a necessidade de retífica seja antecipada, não tem conserto.


Daqui uns dias vamos ter que colocar óleo de cozinha no motor da nossa moto (por recomendação do fabricante). 


Hehehe...


Dá uma conferida na postagem do óleo 0W-20 e compartilhe do meu espanto com a atual falta de critérios para adoção da viscosidade do óleo...


Um abraço,

Jeff

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