Finalmente encontrei um fabricante absolutamente sincero sobre essa questão do nível de óleo do motor das motocicletas.
É com profunda alegria e emoção que faço este agradecimento aos engenheiros da kawasaki por publicarem o seguinte texto nos manuais de proprietário das motocicletas da marca:
"Para evitar o travamento do motor e consequente perda de controle da motocicleta, certifique-se de que o óleo esteja na marca de nível superior."
Agora finalmente posso dizer, com propriedade: TOMOU, PAPUDO? a todos aqueles que:
– insistem que o nível de óleo não deve passar da metade da faixa recomendada;
– dizem que nunca se deve atingir a marca de nível superior;
– papagaiam que o óleo somente precisa ser reposto quando atingir o nível mínimo, ou ficar abaixo dele;
– afirmam categoricamente que nunca se deve colocar mais óleo do que a quantidade recomendada para atingir a marca de nível superior.
Nessa lista se incluem muitos "especialistas" e "jornalistas" de sites e revistas especializados em motociclismo.
Há anos que eu esperava por esta oportunidade, que um fabricante dissesse com todas as letras aquilo que venho repetindo há anos:
O nível de óleo sempre deve estar próximo do nível máximo para melhor desempenho da lubrificação e arrefecimento do motor.
Um abraço feliz, e agora de coração bem mais leve,
Jeff
PS: Mas com a ressalva de que esses engenheiros continuam deixando a escolha da viscosidade correta por conta do proprietário. Funciona no Japão, mas não no Brasil.
PS2: Desculpe o arroubo. Prometo que não faço mais. É que isso estava atravessado na garganta já tem mais de 5 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário