segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Um assunto muito sério

Imagem: Wikipedia
Hoje vou falar dos pequenos prazeres e lesões que só uma moto te proporciona — pelo menos, é culpa da moto na maioria das vezes.

Hoje acaba o tratamento do estiramento de coxa da última viagem, e isso me fez lembrar que existe um fato muito importante e muito pouco conhecido que merece divulgação:

Uma pequena lesão, daquelas que são muito comuns para quem tem moto, como um pé torcido (ou uma coxa estirada) pode ser fatal.

Não é exagero não.

Uma pequena fratura, uma torção sem tratamento, ou mal curada, provoca inchaço e uma inflamação. E essa inflamação pode soltar na corrente sanguínea um trombo, provocando uma trombose.

E o que é uma trombose?


É um problema circulatório grave causado por sangue coagulado. 


Em termos práticos, um trombo é uma pequena rolha que, ao se desprender do local da inflamação e entrar no fluxo da corrente sanguínea, pode entupir os pequenos vasos do coração, pulmões ou cérebro.


Isso é a trombose, e tem grande chance de matar. E mata mesmo.

Ela é pouco divulgada e pouco falada, porque não dá manchetes ou reportagens. Você só toma consciência do risco e gravidade quando acontece com alguma pessoa conhecida.


Então fica o recado, não se descuide daquela torção causada por um tombo uma queda besta da moto, ou no jogo de bola, ou por uma pisada em falso em uma calçada mal cuidada.


O risco é ainda maior para quem tem sobrepeso.


Uma torção ou pequena fratura sem tratamento, ou com tratamento inadequado, pode matar.


Então faça o tratamento médico correto e pelo prazo determinado para não dar chance ao azar.


Um abraço,


Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário