quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Jezebel e o Militec na última viagem

Jezebel rodou muito bem na última viagem, foi um bom teste para ver como se comporta o Militec.

Uma coisa eu constatei:


Aquela história de que ele faz efeito por até 3 trocas sem precisar de reposição não é bem assim.


Depois que passei a usar, e antes da viagem, fiz uma troca sem reposição do aditivo e o motor começou a rajar de novo, daí concluí que o melhor resultado realmente ocorre quando se repõe o Militec em todas as trocas — ou seja, já não é mais tão econômico quanto eu tinha calculado


Passado mais um período de troca, já me preparando para a viagem, troquei o óleo, coloquei o aditivo, rodei uns 200 km em Santa Catarina antes de pegar a estrada.


De acordo com o google maps, fiz 1.127 km, aí soma mais uns 80 km que perambulei e não lancei no mapa.

No total, percorremos aproximadamente 1.400 km de São José - SC até Arujá - SP, com um atalho por Santa Bárbara d'Oeste e Campinas, sem trocar o óleo aditivado. 


Mapa: google maps

Senti que nos últimos 100 km antes da troca Jezebel não estava mais tão feliz como no restante da viagem. 

Então concluí que o limite para o uso do óleo aditivado é de aproximadamente 1.300 km, não mais do que isso.

Só lembrando, meu motor está cansado, 73 mil km na época da viagem, e por isso usamos habitualmente óleo para alta quilometragem 25W-60. (Veja o PS lá embaixo.)

Esse óleo é automotivo, e haverá gente dizendo "não pode usar óleo de carro em motor de moto"; mas sou técnico em Mecânica Industrial com estágio em Manutenção de Máquinas e curso de lubrificação — eu me garanto.

Nos anos 70 e 80 não havia "óleo para motor de moto" e os motores das motos funcionavam com óleo automotivo tão bem (ou até melhor) do que hoje

Aliás, estou preparando uma postagem sobre uma coisa interessante que descobri. Me aguarde. Bruahahaha!

A temperatura foi baixa no trecho inicial da viagem, partimos rumo ao norte junto com a frente fria.

A velocidade de cruzeiro, quando o motor estava redondo com pista livre e eu conferia o velocímetro, ficou na casa dos 86 km/h, um ganho de 3 km/h em relação às viagens anteriores, e isso para um motor já cansado. 

A velocidade máxima registrada na perna final, com temperatura mais elevada, foi de 94,9 km/h reais (130 no velocímetro ladrão da Kansas) e média horária real de 67 km/h durante todo o trajeto, anotadas e calculadas pelo velocímetro digital para bicicletas instalado no guidão.

Então é isso. 

Para mim, o Militec está aprovado como aditivo para o óleo do motor. Na minha avaliação, apesar do alto custo agora ainda mais alto, ouvir o motor trabalhando redondinho na estrada compensa.

Um abraço,

Jeff
PS: O Daniel comentou comigo que a postagem deu a entender que o Militec seria um espessante porque eu mencionei que o meu motor está cansado.

Ele não é um espessante não, ele é só um redutor de atrito que tem afinidade com as peças metálicas e usa o óleo para chegar até elas, não interferindo com a cortiça da embreagem.

Valeu, Daniel!

4 comentários:

  1. legal. vou usar. a minha ultra tá com 38 mil km. que óleo recomenda com seus conhecimentos?

    ResponderExcluir
  2. legal. vou usar. a minha ultra tá com 38 mil km. que óleo recomenda com seus conhecimentos?

    ResponderExcluir
  3. Olá Jeff.
    Fiz o teste com militec numa moto 2 cilindros e a duração do produto ficou próxima da que vc falou nesse post. Percebi isso quando após a quilometragem aproximada de 1300 km a moto nem sempre dava partida de primeira. Conclusão: militec nem vale a pena.
    Fiquei vendo uns vídeos sobre o Bardahl B12 e vi que a diferença entre eles é que o Bardahl se mistura com o óleo. Será que isso faz com que o Bardahl dure mais que o militec? Já fez uso dele em alguma moto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel!
      Talvez eu tenha testado na minha primeira moto, mas lá se vão quase 40 anos...
      Não me lembro de ter tido problemas com a embreagem dela. Mas aquela moto eu vendi com apenas 32 mil km, não pude avaliar o resultado a longo prazo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir