segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Pequenos cuidados que podem salvar sua vida

Alguns pequenos cuidados que podem salvar sua vida:

– Não descuidar dos espelhos

Durante a viagem, o hábito de manter os espelhos bem regulados e a atenção neles me poupou de um grande susto.

Estávamos na interligação da via expressa com a rodovia Bandeirantes, sentido São Paulo, quando vi pelo retrovisor um ônibus da Cometa chegando lá atrás pela minha direita.

Por todas as leis de trânsito e da Física, a trajetória correta para ele seria se encaixar no fluxo atrás de nós (epa!) e ultrapassar normalmente pela segunda faixa; havia tempo e distância suficientes para realizar essa manobra numa boa.

Mas macaco velho ficou de olho no espelho, por via das dúvidas, e viu o proficcional realizar a manobra pelo acostamento, totalmente sem necessidade.

Pois é, acredite se puder, o cometão me ultrapassou pelo acostamento como se fosse um filhinho de papai carta nova que acabou de ganhar o carrão.

Levou um jóinha e aliviamos para ele terminar a lambança.

O que leva alguém a fazer esse tipo de coisa?

Certamente estava atrasado, tentando recuperar horário. Vai sair uma postagem sobre esse comportamento dos caminhoneiros e buseiros e seus motivos.

 Não descuidar dos espelhos limpos

Espelhos sujos dificultam a visão, e isso se torna crítico ao cair da tarde/noite. É a única situação em que acho aceitável usar uma flanelinha. Mas antes de sair, ou parado — nunca com a moto em movimento.

Passar um pano umedecido com álcool ou xampu ajuda a impedir que os espelhos se embacem com o frio.

Mas a dica abaixo também vale para os espelhos.

 Manter a viseira limpa

Eu estava a apenas 3 horas de chegar à casa e não tinha nem sombra de cansaço; não iria valer a pena pernoitar por tão pouco e resolvi seguir em frente mesmo sendo noite, já que conheço bem a estrada e a paisagem.

Mas os faróis no sentido oposto causavam grandes halos na viseira, que não saíram com a passagem de um pano.

O que você faz nessa situação?

Usa a dica do amigo Vinícius: passa WD40 ou outro anticorrosivo equivalente em aerossol na viseira. Eu usei limpador Loctite.

A viseira fica limpa como nova e não acumula respingos e umidade, nem embaça. Fundamental no trânsito noturno para avaliar a distância dos outros carros nos espelhos.

Claro, se eles também estiverem limpos.

 Interromper a viagem quando necessário

Apesar de a bula do diclofenaco dizer que raramente causa sonolência, para mim é tiro e queda. E quando tomo diclofenaco por causa da artrite, após o almoço eu não fico com sono, eu desmaio.

Estávamos na Serra do Rio Turvo, divisa de São Paulo com Paraná, acho que eram umas três da tarde, quando percebi que não estava no melhor dos meus reflexos. Desta vez o diclofenaco não era pela artrite, era pelo estiramento da coxa.

Moto desviando rumo ao acostamento, moto desviando para a outra faixa onde não faltam caminhões... boa coisa não ia dar. 

Comecei a cantar todo meu repertório, sorte que não tinha ninguém ouvindo. Mas minhas canções não iam durar para sempre...

Ao passar pelo pedágio de Registro, vi o posto do Resgate / SOS Usuário, eu era um usuário e precisava de SOS, estacionei a moto e desabei no sofá da salinha de recepção, apaguei por lá mesmo.

O cochilo foi providencial, porque com a dor do tombo queda besta e a preocupação de não entrar em situações de precisar usar o freio traseiro, acabei me esquecendo de conferir a regulagem da corrente.

Acordei, lembrei e vi que ela estava quase no osso; se eu não tivesse parado, com certeza a corrente iria saltar no meio da estrada com grande risco de nos levar ao chão bem no meio da BR-116.

Então é isso, fique atento a esses pequenos detalhes que podem fazer a diferença entre uma jornada agradável e um desastre.

Ah, ia esquecendo:

 Não esquecer de fechar bem a pochete antes de pegar a estrada. 

Fazer isso no meio do caminho pode complicar sua viagem. Minha perna tá doendo até agora.

Um abraço,


Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário