Mas essa corrente não se soltou por falta de regulagem; a corrente perdeu a emenda e a corrente foi ejetada aberta para fora da moto.
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Todos os outros elos da corrente são rebitados, mas a emenda é um elo desmontável mantido fechado por uma trava elástica de aço-mola encaixada em ranhuras nos pinos da emenda.
Além dos passos diferentes das correntes, que aumentam em proporção à potência do motor, cada moto usa uma quantidade de elos diferente e específica em função do comprimento da balança.
Não é viável manter estoque de correntes fechadas na medida exata para tantos modelos, então a emenda resolve o problema, além de facilitar a instalação na moto.
Na hora de instalar a corrente, se não tiver uma do tamanho exato, sai mais barato cortar alguns elos de uma corrente um pouco maior e usar a emenda para fechá-la.
No entanto, a emenda costuma ser o elo mais fraco da corrente, justamente por não ser rebitada.
É o elo que tende a se deformar mais rápido.
Quando acontece de a trava se soltar (porque as ranhuras se desgastaram, porque a corrente sofreu um esforço que a deformou) e a emenda pular fora, a corrente fica no chão e a moto vai embora só no embalo, você fica sem tração. Torça para o caminhoneiro atrás de você ser cuidadoso.
Normalmente essa ruptura da corrente não trava a roda, mas pode acontecer de a corrente se embolar no pinhão e quebrar a tampa do pinhão.
Se você for muito azarado, ela pode até trincar a carcaça do motor, e aí... o conserto fica caro, muito caro — será necessário trocar a carcaça e gravar novamente o número do motor, fazer vistoria, tudo demorado e burocrático.
O sujeito que perdeu a emenda na porta da oficina estava revoltado. Ele disse que em 34 anos de moto nunca viu coisa igual, aquela corrente em particular já era a quarta vez que perdia a emenda.
Coincidência demais não é coincidência.
Ou é peça de má qualidade, ou é desalinhamento de roda/quadro causando esforço excessivo sobre a corrente. Ou corrente mal regulada, estou fazendo uma postagem sobre isso.
Quando for comprar uma relação, pense se vale a pena economizar na hora de pagar o preço.
Correntes baratas, sem retentores, se desgastam mais rápido e exigem regulagem mais frequente. E provavelmente estarão equipadas com emendas baratas e de má qualidade (aço vagabundo).
Uma economia de 20 ou 30 reais pode te dar muito prejuízo.
Ou muita dor de cabeça.
Uma emenda desgastada geralmente dá sinais de que irá pular fora, a corrente faz um clac cada vez que a emenda passa pelo pinhão (onde é mais esforçada).
Não espere ela pular fora para providenciar a substituição — da emenda ou de toda a corrente, se ela ou a coroa/pinhão estiverem desgastados.
Uma emenda de corrente é um item pequeno e barato (15 reais), e dependendo de como você usa a moto, pode valer a pena sempre ter contigo uma emenda com trava de reserva. Em viagens, por exemplo. (Valeu pela dica, Cassius!)
Imagem: Montagem sobre figura de http://www.dansmc.com/rearchain.htm
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E tome cuidado com o sentido de instalação:
A abertura da trava sempre deve apontar para trás em relação ao movimento da corrente, como se a trava fosse uma seta.
Um abraço,
Jeff
Olá Jeff, sei que este não eh o objetivo do post mas n achei outra forma de falar contigo, primeiro quero parabeniza-lo pelo blog, adoro suas pastagens, a maneira q escreve me induz a ler, adoro seu blog.. Eu pretendo comprar uma nc700x, tenho lido muitos posts seus inclusive sobre o óleo honda e vejo que procede muito, essa moto eh arrefecida a líquido e tem o giro baixo, mas a troca de oleo são 12 FUCKIN MIL KM, e vc fala muito sobre motos de baixa cilindrada, queria saber sua opinião a respeito desta.. Obrigado e parabéns pelo blog, virei leitor fiel..
ResponderExcluirNome; bruno Vieira
Obs; estou pelo celular, n achei onde por nome nesse trem kk
Amigo, tirei a corrente pra lavar, recoloque, e ela vem dando uns barulhos chatos, msm lubrificada. Mesmo a relação já não estando nova, tal barulho não poderia estar ocorrendo certo? Penso que tal barulho seja proveniente da recolocação errada do sentido em que a corrente estava acostumada a rodar. Será possível? Abraço!
ResponderExcluirOlá, era exatamente o que eu ia te dizer... provavelmente ela está girando ao contrário de antes.
ExcluirOutra possibilidade é que o trecho mais tensionado anterior não esteja casando com o desgaste ovalizado do pinhão e coroa.Por isso que evito desmontar e mudar a posição relativa quando raramente lavo a corrente.
Se o desgaste estiver intenso assim, pode ser o momento de trocar a relação inteira por uma nova.
Um abraço,
Jeff