sábado, 9 de agosto de 2014

Como vai sua saboneteira?

Há quanto tempo você não confere como anda sua saboneteira?

Bom, a saboneteira que estou falando não é aquela do seu banho diário, nem o seu osso da clavícula, e nem a joelheira do seu macacão de pilotagem de pele de canguru (coitadinhos dos bichinhos!)

A saboneteira que eu estou falando é uma peça de borracha que é fixada na balança de sua moto.

Olha só uma balança (suspensão traseira) e a saboneteira de borracha preta ali na frente:


Imagem: http://www.falcononline.com.br/forum/index.php?topic=5459.30  — Não é necessário remover a balança da moto para trocar a saboneteira!

A saboneteira é uma peça de desgaste que serve para a corrente de transmissão deslizar sem danificar a balança.

E como toda peça de desgaste, ela se desgasta (dããã!).

Se você não ficar de olho e providenciar a troca antes que seja tarde, a corrente vai comer o aço (ou alumínio) da balança, e aí o bicho fica feio.

Imagem: http://www.autoevolution.com/news/how-to-take-care-of-your-bike-s-chain-part-1-69738.html

É a diferença entre trocar uma peça de poucas dezenas de reais ou outra de muitas centenas de reais. Em algumas motos, na casa do(s) milhar(es).

Puxa, por que não falam isso na hora de vender a moto?

Porque esse é um daqueles itens supostamente verificados obrigatoriamente nas revisões. 

Se você continua levando sua moto para revisões depois dos 30 mil km, a concessionária deveria verificar e substituir o item quando necessário.

Mas pode acontecer que haja um descuido, imprevisto ou outro problema qualquer, sabe como é, e simplesmente informem que sua balança se desgastou e precisa ser trocada.


Afinal, é a diferença entre trocar uma peça de poucas dezenas de reais ou outra de muitas centenas de reais, Em algumas motos, na casa do(s) milhar(es).


Então cuidado com os descuidos, deles ou seus, senão o prejuízo será grande.  

Fica esperto/a com a saboneteira o protetor da balança, bro/sis!

Qual o sintoma de uma saboneteira desgastada?

Você ouvirá sua corrente de transmissão fazer um barulho tac-tac-tac todas as vezes que cortar o acelerador, e somente enquanto a moto perde o embalo. 

Isso acontece porque, ao deixar de ser tracionada, a corrente se afrouxa, balança e bate contra a bandeja metálica.

Você não ouvia esse barulho antes porque a borracha da saboneteira estava lá fazendo o seu trabalho.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário