sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Lombada eletrônica, uma grande armadilha

Não deixe esse título dar a falsa impressão de que sou contrário às lombadas eletrônicas.

Considero preferível reduzir ou estabilizar a velocidade em função de um sistema de monitoramento eletrônico, do que por causa de um obstáculo colocado na pista e capaz de provocar acidentes muito graves.



Imagem: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=795252

É preferível uma lombada eletrônica bem sinalizada como essa aí da foto do que todas as outras alternativas, já que o pessoal não respeita mesmo os limites meramente sinalizados.

No entanto, existe um perigo adicional para nós motociclistas quando nos aproximamos dessas lombadas eletrônicas:


Chama-se motorista carta nova.


O carta nova não tem a menor noção da velocidade em que está. 


Se o limite da lombada é 60 km/h, ele reduz e passa pelo detector a menos de 30 km/h. 


Se o limite da lombada é 80 km/h, ele freia e passa 
pelo detector a menos de 40 km/h. 

E se o limite da lombada é 100 km/h, como na Via Expressa, ele mete o pé no freio como um desembestado e passa 
pelo detector a menos de 50 km/h.

Na imensa maioria das vezes, ele estará abaixo da velocidade fiscalizada e mesmo assim reduzirá a velocidade de maneira absurda com medo, pavor, paúra de ser multado.  


Sim, eu sempre vejo isso acontecendo por aqui.


Ao se aproximar de uma lombada eletrônica, evite o problema: tenha certeza de que alguém irá fazer essa burrada na sua frente.


Mantenha uma boa distância de segurança dos carros à frente, e não se descuide dos veículos atrás, caso seja obrigado a frear por causa de uma dessas antas almas em aprendizagem para a vida.


O perigo será ainda maior no caso de pardais e radares móveis. 



http://machadoatualizado.blogspot.com.br/2011/08/dnit-instala-mais-15-radares-na-regiao.html

Se houver sinalização de fiscalização móvel em uma avenida, com pardais ou pistolas portáteis de difícil visualização — já vi policial rodoviário federal deitado atrás do guard-rail para colecionar multas —, se prepare para carros freando repentinamente ao perceber o detetor pouco visível (e mais preocupado em arrecadar com as multas do que em controlar a velocidade do trânsito).

As lombadas eletrônicas evidentes e bem sinalizadas ajudam a evitar acidentes por excesso de velocidade, mas infelizmente contribuem para o aumento de acidentes por falta de velocidade e excesso de ingenuidade.


Um abraço,


Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário