Considero preferível reduzir ou estabilizar a velocidade em função de um sistema de monitoramento eletrônico, do que por causa de um obstáculo colocado na pista e capaz de provocar acidentes muito graves.
Imagem: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=795252
É preferível uma lombada eletrônica bem sinalizada como essa aí da foto do que todas as outras alternativas, já que o pessoal não respeita mesmo os limites meramente sinalizados.
No entanto, existe um perigo adicional para nós motociclistas quando nos aproximamos dessas lombadas eletrônicas:
Chama-se motorista carta nova.
O carta nova não tem a menor noção da velocidade em que está.
Se o limite da lombada é 60 km/h, ele reduz e passa pelo detector a menos de 30 km/h.
Se o limite da lombada é 80 km/h, ele freia e passa pelo detector a menos de 40 km/h.
E se o limite da lombada é 100 km/h, como na Via Expressa, ele mete o pé no freio como um desembestado e passa pelo detector a menos de 50 km/h.
Na imensa maioria das vezes, ele estará abaixo da velocidade fiscalizada e mesmo assim reduzirá a velocidade de maneira absurda com medo, pavor, paúra de ser multado.
Sim, eu sempre vejo isso acontecendo por aqui.
Ao se aproximar de uma lombada eletrônica, evite o problema: tenha certeza de que alguém irá fazer essa burrada na sua frente.
Mantenha uma boa distância de segurança dos carros à frente, e não se descuide dos veículos atrás, caso seja obrigado a frear por causa de uma dessas
O perigo será ainda maior no caso de pardais e radares móveis.
http://machadoatualizado.blogspot.com.br/2011/08/dnit-instala-mais-15-radares-na-regiao.html |
Se houver sinalização de fiscalização móvel em uma avenida, com pardais ou pistolas portáteis de difícil visualização — já vi policial rodoviário federal deitado atrás do guard-rail para colecionar multas —, se prepare para carros freando repentinamente ao perceber o detetor pouco visível (e mais preocupado em arrecadar com as multas do que em controlar a velocidade do trânsito).
As lombadas eletrônicas evidentes e bem sinalizadas ajudam a evitar acidentes por excesso de velocidade, mas infelizmente contribuem para o aumento de acidentes por falta de velocidade e excesso de ingenuidade.
Um abraço,
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário