terça-feira, 5 de agosto de 2014

Não é o que parece ser

A novidade do dia é a "iniciativa inédita" da honda de incorporar o freio combinado CBS em "sua motocicleta mais popular" "para colocar um freio na escalada de acidentes com motocicletas"

É o que está escrito na matéria do Roberto Agresti no G1:
Reportagem: http://g1.globo.com/carros/dicas-de-motos/noticia/2014/08/mais-eficientes-freios-cbs-devem-ajudar-reduzir-acidentes-com-motos.html

Mas nem tudo é o que parece.

A novidade vai colaborar para reduzir acidentes? 

Apenas para quem já estava disposto a gastar muito dinheiro a mais por uma moto com freio dianteiro a disco. 


Ou seja, nada muda — quem já usava um freio dianteiro mais eficiente passará a contar com um sistema de frenagem um pouco mais eficiente caso acione apenas o freio traseiro


Situação típica de parar a moto em uma ladeira...


O quanto isso vai "colocar um freio na escalada de acidentes com motocicletas" é muito questionável.


Diz a reportagem:

Outro aspecto importante da decisão da Honda vem do fato de que o CBS será um item de série na CG 150 Titan (...)


Primeiro, o modelo "mais popular" da honda não é a Titan 150 com freio dianteiro a disco; são a Biz 125 e a Fan 150, aquelas que continuarão usando o ineficiente freio dianteiro a tambor. 



Dados: ABRACICLO - http://abraciclo.com.br/images/pdfs/Motocicleta/Producao/2014-6producaomotocicletas.pdf

No caso da Biz, o freio a tambor não chega a ser preocupante, as características de uso de uma motoneta não exigem tanto desempenho do freio dianteiro.

Mas o fato é que a honda não tirou a Fan 150 do mercado; ela vai continuar vendendo essas motos com freios anacrônicos sem dar a mínima para a "escalada de acidentes". Não está nem aí.

Se estivesse realmente preocupada com isso, eliminaria essas armadilhas móveis do mercado.


Segundo, freio combinado não é novidade inédita no mercado mundial. Nas utilitárias? Muito menos.


Anos atrás, algumas motos baratas importadas da China já contavam com esse sistema, cansei de ver os comentaristas exxxpertos tupiniquins torcendo o nariz porque a novidade era xing-ling.


Terceiro, porque essa sigla CBS lembra ABS, mas não tem nem sombra dessa tecnologia: o freio combinado é uma simples válvula proporcional que dosa o freio dianteiro em proporção ao acionamento do freio traseiro.


Isso existe nos carros há uns 80 anos. E a própria honda já usa o sistema nas motos lá fora desde a década de 70.


É um recurso extremamente barato que poderia ter sido incorporado às motos vendidas no Brasil há quase 50 anos.


Diz a reportagem do Roberto Agresti:


(...) o CBS será um item de série na CG 150 Titan sem que isso implique em repasse integral do preço da nova tecnologia ao consumidor final.


Com a introdução do CBS, de série, os preços subiram em R$ 180, passando a R$ 7.680 (ESD) e R$ 8.180 (EX). 

Bom, aí já é forçar a amizade.


A gente sabe que a honda tem gordura de sobra nos preços cobrados aqui no Brasil.


Cobrar 180 reais e dizer que não está repassando o custo integralmente ao consumidor final?


Julgue você mesmo:

Imagem: Pesquisa google — Não conheço o fabricante e nunca usei o produto, citei apenas por causa do valor da peça.

Válvula equalizadora é a válvula que dosa a proporcionalidade da frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras nos automóveis.

No varejo do mercado automotivo custa R$ 53,91.


Para o fabricante em escala industrial, custa menos de 20 reais.


A valvuleta da honda "sem repasse integral ao consumidor" vem pela bagatela de 180 reais.


Então, sempre que você ler reportagens na grande mídia, pesquise também outras fontes. 


A grande mídia tem a tendência de ser afável demais com os grandes anunciantes.


E respondendo ao Robson Vieira:

Caro Jeff, só uma dúvida: fizeste as pazes com a marca das asas???


Não mesmo, Robson. 


Enquanto essa e outras empresas explorarem (no mau sentido) o mercado brasileiro praticando preços substancialmente maiores do que no resto do mundo, — e posando na imprensa e na publicidade como boazinhas e profundamente interessadas na segurança dos usuários, ao mesmo tempo que despejam motos defasadas e inseguras no mercado, — não farei as pazes nem com eles, nem com ninguém.


Continuarei o rabugento de sempre ;)

Como disse o Daniel:

O valor de uma CG é R$ 7680,00. Convertendo para dólar canadense e usando a cotação de hoje com o câmbio a $ 2,07 = CAD 3.710,14. 


Com esse valor dá de comprar uma CBR 125R no Canadá CAD$ 2.999,00 e ainda sobram CAD$ 711,15 (ou R$1.472,06).


Confiram:

http://motorcycle.honda.ca/sport/cbr125r

http://economia.uol.com.br/cotacoes/cambio/dolar-canadense-canada/

Um abraço,


Jeff

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