terça-feira, 19 de agosto de 2014

Panes mecânicas

Já falei várias vezes a respeito de panes mecânicas da moto que podem causar acidentes.

Mas você não pode se esquecer que o veículo à sua frente também pode sofrer uma pane, e nesse caso ele poderá parar de repente, talvez sem acionar a luz de freio.


Imagem e reportagem: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/08/motociclista-morre-em-acidente-com-caminhao-na-avenida-beira-mar-norte-4577770.html

Parece que foi o que aconteceu ontem na avenida Beira-mar: 

Um caminhão parou repentinamente porque o motorista foi investigar a causa de um grande barulho ouvido por todos nas imediações.

Infelizmente, o motociclista atrás do caminhão não conseguiu parar a tempo ou desviar, se chocou contra a traseira do caminhão e morreu.

Além da chance de o motorista parar para averiguar uma pane ou anormalidade, um sistema de transmissão (câmbio / cardan / diferencial) quebrado pode bloquear as rodas traseiras e causar uma parada repentina independente da ação do motorista.

Uma pane que ocorre com certa frequência em caminhões velhos (ou não, veja abaixo) é a quebra do eixo cardan.

O cardan ou árvore de transmissão é aquele eixo que fica girando embaixo do caminhão, transmitindo a potência do motor / caixa de câmbio para o diferencial no eixo traseiro. A reportagem não permite saber se foi isso que aconteceu, mas é uma possibilidade.


Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/11/caminhao-quebra-em-ladeira-e-desce-avenida-desgovernado-em-piracicaba.html

Quando o cardan se quebra, o caminhão fica sem tração e o motorista irá parar o mais rápido possível para averiguar. 

No acidente de 2011 (da segunda foto), o motorista alega que o rompimento do componente afetou o sistema de freios, o que fez o caminhão retornar de ré em uma ladeira.

Essa possibilidade da quebra do cardan é tão concreta que os caminhões já saem de fábrica equipados com correntes de proteção para impedir que as metades de um cardan quebrado atinjam o solo.

Entretanto, pode ocorrer de o cardan estar desprotegido, se quebrar na parte anterior e embicar no chão, levantando a traseira do caminhão do solo e freando-o instantaneamente, sem acionar as luzes de freio.

Esse problema não afeta somente caminhões e ônibus velhos. 

Cardans se quebram mais rapidamente quando os caminhões rodam com excesso de carga.


Imagem e reportagem: http://agmarrios.blogspot.com.br/2012/02/carreta-continua-atravessada-na-pista.html

Bitrens são inclinados a quebrar cardans, adivinha o motivo?

Por via das dúvidas, não dê chance para o azar: 

Sempre fique bem longe de bitrens, caminhões e ônibus velhos e barulhentos.

Ruídos anormais podem indicar peças na iminência de uma quebra.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário