segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Tardes de sexta-feira

Tarde de sexta-feira um amigo meu (que não sou eu) viu o congestionamento grande, daqueles que o pessoal manobra e dá meia volta, e foi lá conferir.

Batata.



Imagem: http://radionajua.com.br/noticia/noticias/irati-e-regiao/quase-30-t-de-batatas-sao-jogadas-na-br-277/11875/

Tava lá o motociclista caído no chão, bloqueando uma das pistas.

Um monte de motociclistas em volta providenciando isolamento de área para a vítima, acionando o resgate e fazendo contato com parentes, impedindo o cara de se levantar para evitar o agravamento de possíveis fraturas. 

Ou seja, fazendo a coisa certa.

Mas com o trânsito praticamente parado justamente na pista por onde viria a viatura de resgate, as coisas iam ficar difíceis.

Aí esse amigo meu tratou de organizar o tráfego, bloqueando temporariamente a pista livre, com cuidado especial para não ser atropelado nem deixar passar os motoqueiros, a fim de dar vazão aos carros da pista oposta e facilitar a chegada da ambulância.

E assim ficou meu amigo alternando o fluxo do tráfego até que chegaram três motos do policiamento motorizado local.

Os militares assumiram o controle da situação e agiram prontamente.


Pararam completamente o tráfego bem no momento em que um ônibus já estava preparado para avançar.


Resultado, trânsito completamente travado em ambas as direções, bye bye acesso da ambulância.


"Mas que carvalho," pensou meu amigo, "desse jeito complica tudo", quando o oficial resolveu rapidamente o problema:


Sem fazer nenhum exame para identificação de possíveis fraturas, botou a vítima de pé mancando para o acostamento e liberou o trânsito para todo mundo.


Taí, essa técnica de primeiros socorros não foi aquela que eu aprendi na escola, eu e meu amigo precisamos nos atualizar.


Aparentemente, não haverá consequências ou sequelas, o cara deve se recuperar normalmente. 


O motociclista se levantou a convite do policial porque se sentiu em condições...


Mas estaria a vítima em condições plenas de se autoavaliar?


E se o cara entupido de adrenalina estivesse segurando a dor e sofresse uma fratura exposta na hora de se levantar? 


E se o esforço provocasse o deslocamento de uma costela rompida resultando na perfuração do pulmão?

E se uma vértebra deslocada lesionasse a coluna, tornando o cara para ou tetraplégico?

Caso sofra um acidente, meu amigo torce para que a primeira viatura a chegar ao local sejam os bombeiros ou o SAMU.

Porque protocolos para o atendimento correto de acidentados existem para todos os responsáveis pela segurança do trânsito, mas sabe como é, né?


Isso aqui é Brasil.


Um abraço,


Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário