segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Por que minha moto só pega no tranco?

Por que minha moto só pega no tranco?

De manhã só consigo ligar a moto no tranco...


Bom, se a sua moto está com a bateria carregada, motor de partida funcionando, e você não consegue fazer a moto dar partida, provavelmente isso está acontecendo porque você não leu o manual do proprietário da sua moto...


Ser obrigado a fazer a moto funcionar no tranco não é algo normal, toda moto conta com recursos para evitar que isso aconteça. 


Um mano meu, verdadeiro irmão, sangue do meu sangue, passou meses e meses tendo que ligar a moto no tranco, até o dia em que um blogueiro amigo me(que não sou eu) o ajudou a descobrir o santo graal da partida fácil das motos.

Muito mais gente provavelmente está recorrendo ao tranco para fazer a moto funcionar pelo mesmo motivo, então vamos esclarecer algumas coisas:

1) Dificuldade de partida em dias frios — e dia frio quer dizer na casa dos 15 graus Celsius para baixo — se resolve com o uso do afogador e também do aumento de rotação da marcha lenta.


Em todas as motos carburadas existe um controle da aceleração mínima do motor (também chamado ajuste da marcha lenta) para facilitar a partida nos dias frios.


Localize este controle e gire-o no sentido horário para aumentar a rotação de marcha lenta, e acione o afogador para garantir que a moto dê partida logo na primeira tentativa. 

Depois que o motor esquentar, será necessário retornar esse controle e o afogador para suas posições normais. 

Não retornar o afogador fará a moto engasgar por excesso de gasolina, e não retornar o controle de aceleração deixará a marcha lenta muito alta, o que aumenta muito o consumo, aquece excessivamente o motor e pode ser perigoso porque sua moto continuará acelerando durante uma frenagem.

Esses controles só existem em motos carburadas; nas motos com injeção eletrônica, o ajuste é automático — se não estiver funcionando, o sensor de temperatura do ar ou algum outro está com defeito. 

Na maioria das motos de pequena cilindrada o controle da aceleração / marcha lenta é um parafuso e está instalado no lado direito do carburador, como este aqui:



Se o parafuso estiver exposto, você conseguirá girá-lo com os dedos enquanto mantém o acelerador aberto para aliviar o esforço sobre ele. 

Se for igual ao da foto e estiver dentro desse alojamento projetado por algum idiota, use uma chave de fenda de tamanho adequado para o parafuso. É recomendável manter uma chave de fenda compatível sempre no seu chaveiro para as emergências.

Em outras motos existe um botão plástico na cabeça do parafuso para facilitar o manuseio — o local de instalação varia de moto para moto.

Na foto abaixo, o botão do parafuso de controle da aceleração ou marcha lenta (indicado pela seta) se localiza próximo ao botão do afogador, ambos no lado esquerdo da moto.


Imagem: http://www.hondashadow.net/forum/53-general-bike-discussion/102738-engine-keeps-dying-03-vlx.html
Dependendo do ano da Shadow, ele poderá estar em posição diferente ali por perto.

Já na minha moto ele fica em posição vertical na lateral do carburador direito, é um ajustador único para os dois carburadores. 



Nesta outra moto o botão também fica em posição vertical, mas no lado esquerdo da moto.
Imagem: http://www.vt750dc.com/related-links/sa750-com/141-adjusting-the-mixture-screws
Ele também pode estar instalado bem longe do carburador:


Imagem: http://www.kawiforums.com/newbie-corner/17326-hello.html
Caso não localize este controle em sua moto, consulte o manual do proprietário de seu modelo e ano, ou informe-se em uma concessionária. 

2) Engraçado essa pergunta entrar justamente hoje, quando descobri mais um macete.

Pela manhã minha nova moto mais uma vez não funcionou porque emperrou a boia do carburador, me obrigando a dar algumas pancadinhas nos carburadores para conseguir dar partida.


O problema aconteceu da noite para o dia, ela não ficou parada vários dias, e mesmo assim a boia encantou novamente — então imagino que muita gente está recorrendo ao tranco para fazer a moto funcionar por este motivo, mesmo com a bateria carregada. 


E o que acontece aí é uma coincidência — a moto chacoalhando durante a corrida para o tranco acaba desemperrando a boia e o proprietário não descobre outra maneira de resolver o problema... mas há.


O emperramento da boia ocorre porque a moto fica apoiada no cavalete lateral durante muito tempo, a boia fica forçada contra o mancal do eixo e acaba colando / emperrando na posição fechada, impedindo a entrada de gasolina na cuba do carburador.


Se a boia emperrasse na posição aberta, causaria o clássico vazamento pela mangueira do ladrão do carburador. 


Então umas pancadinhas leves na lateral do(s) carburador(es) podem resolver o problema sem precisar recorrer ao tranco da moto.

O procedimento de desencantar / desemperrar as boias dos carburadores está descrito detalhadamente na postagem A moto morre depois de 100 metros.


E para solucionar de vez o problema, vou começar a apoiar o cavalete lateral durante a noite sobre uma tábua para deixar a moto menos inclinada.

Essa é uma solução que não poderá ser usada se a moto estiver sujeita a esbarrões de outros moradores na garagem, ou ventania, porque terá mais facilidade de se desequilibrar e tombar.


ALERTA: Não use este procedimento de calçar o cavalete lateral em motos de cárter seco. Você não pode dar partida em motos de cárter seco com a moto na vertical, isso pode danificar o motor — a Falcon carburada não pode ser ligada na vertical. 


Já as Falcon com injeção, as Ténéré, XT600 e outras injetadas não precisam de calço porque não têm carburador nem boia, não precisam usar este procedimento.

3) Fazer a moto funcionar no tranco é um recurso desesperado que você só precisará usar realmente quando a bateria de sua moto carburada se descarregar a ponto de não conseguir mais acionar o motor de partida, e sua moto não possuir um recurso alternativo como um pedal de partida.

As chances de sucesso ao tentar fazer uma moto com injeção eletrônica com a bateria descarregada funcionar no tranco são mínimas — para elas, a melhor solução é recarregar a bateria ou usar uma bateria auxiliar para a partida. 

Para fazer a moto pegar no tranco por causa de uma bateria descarregada, leia a postagem Como fazer a moto funcionar no tranco e a postagem Dicas para não precisar fazer sua moto pegar no tranco.

Caso sua moto tenha estado parada há vários dias, há outras coisas a serem consideradas. Leia a postagem Minha moto ficou parada vários dias e agora não liga.


Dicas enviadas pelo leitor Rogerio Kozima:

Muitas vezes a moto não pega ou pega com muita dificuldade por causa que as válvulas estão desreguladas, principalmente presas. Observe principalmente as válvulas de admissão, afinal o ar entra sob o efeito do vácuo do cilindro, então essas mudam bastante o desempenho da moto. A moto fica com o motor de partida meio que pesado e não dá marcha lenta. 

Pode-se também deixar a mistura ar-combustível mais rica. Basta abrir o parafuso da mistura no carburador em meia volta. Com mais combustível a primeira partida pode se tornar mais fácil. [Este é um recurso que pode deixar sua moto bem beberrona, porque alterará a proporção da gasolina em todos os regimes do motor. Use apenas como último recurso!]

E também deve-se abrir o afogador quando a moto estiver com muito frio, principalmente no inverno. 


A vela também pode estar gasta e o filtro de ar meio entupido. Enfim, tem que ir eliminando o que está bem e o que está ruim na sua moto.


Obrigado pelas dicas, Rogério!

Com o uso os eletrodos da vela de ignição (onde ocorre a faísca que faz a queima da gasolina) se desgasta e fica contaminada, por isso a vela precisa ser trocada a cada 20 ou 30 mil km. 

O filtro de ar se entope com a poeira que ele não deixa entrar no motor, então precisa ser limpo ou trocado mais ou menos com a mesma quilometragem. 

Se nada disso resolver, só levando a moto a um bom mecânico para ele ver e sentir o problema da moto.

Boa sorte,

Jeff

6 comentários:

  1. Tenho uma Suzuki intruder 125. Do nada ela só pega no tranco. Já troquei a bateria e o magneto ... Não sei mais o que fazer. O que pode ser ? Me ajude !

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma Suzuki intruder 125. Do nada ela só pega no tranco. Já troquei a bateria e o magneto ... Não sei mais o que fazer. O que pode ser ? Me ajude !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Janna
      Você já conferiu como está sua vela de ignição? Como está seu filtro de ar? Aumentou a rotação de marcha lenta?
      Aumentar a rotação de marcha lenta conforme explicado acima melhora muito a partida.
      Com o uso a vela se desgasta e fica contaminada, precisa ser trocada a cada 20 ou 30 mil km. O filtro de ar se entope de poeira, precisa ser limpo ou trocado mais ou menos com a mesma quilometragem. Se nada disso resolver, só levando a moto a um bom mecânico para ele ver e sentir o problema da moto.
      Boa sorte!
      Jeff

      Excluir
    2. As vezes isso já pode ser parte de força do motor, ou seja, cilindro, pistão e molas!!! "As vezes" Depende da quilometragem!!!

      Excluir
  3. Bom dia! Eu também estou com problemas na minha moto 150 ESD 2008 partida elétrica,ela não quer pegar na partida,quando eu tento dá partida ela apaga o painel e nada mais funciona,nem buzina nem nada,o que pode ser ? Desde de já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bateria se tiver perto de 3 anos ou retificador não carregando a bateria.
      Boa sorte,
      Jeff

      Excluir